Geral
Projetos do Campus Feliz são premiados em evento de computação
Estudantes do curso Técnico em Informática do IFRS Campus Feliz foram destaque do evento Computer on the Beach, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e que ocorreu entre 02 e 05 de abril de 2025.
O Computer on the Beach é um evento técnico-científico da área de Computação. Durante o evento ocorre o Concurso de Trabalhos Técnicos (CTT), que tem seu foco em trabalhos desenvolvidos por estudantes de cursos técnicos da área da tecnologia da informação, do ensino médio (integrado ou concomitante) e pós-médio (subsequente). O CTT é realizado desde o ano de 2012, sendo a edição deste ano a 14ª.
Neste ano, foram apresentados 3 trabalhos do Campus Feliz:
– Repositório de Ideias: Pedagogia Crítica na Educação em Computação, desenvolvido por Nícolas Soldi Kochhann e orientado por Vinicius Hartmann Ferreira, na trilha de Pesquisa;
– Mistério inFeliz: Aprender Criando Jogos, desenvolvido por Gustavo Roloff Gebhardt e orientado Vinicius Hartmann Ferreira, na trilha de Pesquisa;
– Transistoras: A construção de uma plataforma para acolhimento de meninas na área de Informática, desenvolvido por Sabrina Hahn Melo e Thaila Caroline Rocha de Jesus e orientado por Vanessa Petró, na trilha de Pesquisa.
O trabalho “Transistoras: A construção de uma plataforma para acolhimento de meninas na área de Informática” foi premiado como melhor trabalho do CTT na trilha de Pesquisa. E o trabalho “Mistério inFeliz: Aprender Criando Jogos” recebeu menção honrosa, também na trilha de Pesquisa.
Para a estudante Sabrina Hahn Melo, o Computer on the Beach é um evento “em que os participantes compartilham o que fazem e como fazem, ampliando os horizontes de pesquisa e ciência, o que guia o uso da tecnologia para formas cada vez mais conscientes e proveitosas para o mundo”.
O Campus Feliz participa do Computer on the Beach e do CTT desde o ano de 2014, apresentando resultados de projetos de pesquisa e de extensão orientados pelos professores Vinicius Hartmann Ferreira e Vanessa Petró.
Apresentar seus projetos em eventos deste tipo é visto como importante para estudantes e professores. Segundo o professor Vinicius, “para os estudantes, acredito que participar de eventos acadêmicos da área do seu curso contribui para adquirir conhecimento e vivenciar experiências que ampliam os horizontes e apresentam possibilidades de futuros. Em específico a participação no CTT, contribui para conhecer trabalhos e ações realizadas no Brasil inteiro no âmbito dos cursos técnicos”, explica o professor.