Estudantes da Licenciatura em Química participam de evento no Pará

Projeto desenvolvido por estudantes do curso de Licenciatura em Química do Campus Feliz foi apresentado por no XXII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), realizado na Universidade Federal do Pará, em Belém, de 9 a 12 de setembro.

As alunas Alana Auler Binsfeld, Júlia Valentini Hahn e Stéfani Petry, sob coordenação da professora Márjore Antunes e apoio da professora do Colégio Jacob Milton Bennemann Francine Branco Takamoto, realizaram o trabalho “O ensino contextualizado de soluções: um relato de experiência no âmbito do PIBID.” Desenvolvido durante aulas no terceiro ano do Ensino Médio do JMB, o projeto é um relato da experiência das estudantes de licenciatura em Química do Campus Feliz sobre “a elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre o uso correto de produtos de limpeza com a análise de seus rótulos”.

Essas práticas educacionais foram implementadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. “Por meio desse trabalho, buscou-se enfatizar a importância de conscientizar os alunos sobre a química como uma ciência acessível e relacionada com o seu cotidiano, além de proporcionar um aprimoramento do fazer docente”, afirmam as alunas. Como metodologia para atingir o objetivo final, as aulas se utilizaram de vídeos no Tik Tok, atividades em sites e histórias em quadrinhos, bem como estudo de rótulos e outras de práticas. “Foram abordados conceitos químicos relacionados ao conteúdo de soluções, oferecendo aos alunos uma oportunidade prática de aplicar esses conhecimentos em situações do dia a dia”, relatam.

De acordo com relato das alunas, a experiência de criar o projeto e apresentar em Belém o que aprenderam em sala de aula foi extremamente enriquecedor. “O maior aprendizado foi perceber o impacto que nós, como futuras professoras, temos na vida de nossos alunos em sala de aula. Isso reforça o quanto é essencial conhecê-los, entender seus interesses e preferências, para que possamos planejar aulas que sejam realmente envolventes e significativas. Trabalhamos com pluralidades, o que nos coloca em uma posição de constante evolução, tanto como pessoas quanto em relação aos métodos de ensino que adotamos”, conta Alana. “Acredito que dentro de tudo o que tivemos a oportunidade de experienciar ao longo desse trabalho, o meu maior aprendizado foi, com certeza, a reflexão da prática pedagógica que é aplicada em sala de aula. Levar diversas ferramentas de aprendizagem auxiliam no andamento da aula, no engajamento e participação dos alunos e como são significativos esses momentos para uma futura licencianda”, destaca Júlia.

“Essas trocas de experiência instigam a criatividade e a inovação dos futuros professores em suas práticas, além de possibilitar conhecer a cultura de outros locais, conhecer os autores de livros e artigos que utilizamos ao longo do curso. É uma forma de contribuir para a formação integral dos estudantes”, completa a professora Márjore.

Sobre o PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Ele concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.