Inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2025/01 abrem nesta quinta

Interessados em concorrer a uma vaga em cursos de ensino médio com o técnico integrado e cursos superiores de graduação do IFRS podem conferir as orientações e realizar a inscrição até 14 de outubro de 2024.

Tem interesse em estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no próximo ano? Não perca o prazo, já está aberto o período de inscrição no Processo Seletivo de estudantes 2025/01. São mais de 350 vagas em dez opções de cursos no Campus Feliz. Os cursos são gratuitos e todos são presenciais.

Neste Processo Seletivo, o IFRS oferece ensino médio integrado com o técnico e ainda cursos superiores de graduação (licenciaturas, bacharelados e de tecnologia) – saiba mais sobre os tipos de cursos.

📌 Confira a relação de cursos ofertados no Campus Feliz:

Cursos técnicos integrados ao ensino médio – são cursos que possibilitam a formação de ensino médio e técnica profissional ao mesmo tempo. São voltados para quem concluiu o ensino fundamental. São quatro opções: Técnico em Administração, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Química.

Cursos superiores de graduação – As vagas são para cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Lembrando que cursos de graduação são voltados para quem já tem o Ensino Médio completo. Confira como é a formação profissional desses cursos:

Bacharelados: cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho. No Campus Feliz, as opções são Engenharia Química e Engenharia Ambiental (curso novo).

Licenciaturas: cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia. São duas: Licenciatura em Química e Licenciatura em Letras – Português e Inglês.

Superiores de Tecnologia: cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior denominado tecnólogo. Também são duas opções de tecnólogo: Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os documentos com informações e orientações (editais) foram publicados e podem ser conferidos no site ingresso.ifrs.edu.br.

Confira a lista dos cursos com vagas no site ingresso.ifrs.edu.br.

📌Formas de seleção

A forma de seleção de estudantes varia de acordo com o curso, podendo ser pela realização da prova do IFRS; ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 até a atual.

Essas informações estão nos editais e na lista de cursos.

🖥️Como fazer a inscrição

As inscrições podem ser realizadas a partir das 18h desta quinta-feira, 26 de setembro, até o dia 14 de outubro de 2024, por meio de formulário eletrônico. O link está disponível na capa do site de ingresso.

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral –  RG). No momento da inscrição, não poderá usar o número de documento dos pais para se inscrever. É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

📝 Valores da taxa de inscrição do Processo Seletivo de estudantes 2025/01:

Para os candidatos que farão a seleção por nota do Enem, a inscrição custará R$ 20,00. Para os inscritos que realizarem a prova própria do IFRS, a taxa de inscrição será de R$ 60,00 no caso dos cursos técnicos ou R$ 80,00 nos superiores de graduação.

⚠️Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade da taxa (isenção) também precisam realizar a inscrição no site ingresso.ifrs.edu.br, até 14 de outubro de 2024, independentemente de terem o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Após finalizá-la, será gerado o comprovante de isento (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).

📌Reserva de vagas – cotas

O Processo Seletivo reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas e quilombolas; e tem ainda outras vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Os demais candidatos podem se inscrever e concorrerão nas vagas de acesso universal.

📌📌Confira as principais datas do Processo Seletivo:
  • Publicação dos editais com os detalhes da seleção de estudante – 26/09/2024
  • Resultado da solicitação de inscrição gratuita – 26/09/2024
  • Inscrições no Processo Seletivo de estudantes – de 26/09 a 14/10/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição – até 15/10/2024
  • Prova – 24/11/2024

📍 Mais informações no site ingresso.ifrs.edu.br.