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Enade 2024 será realizado em duas etapas para estudantes de licenciaturas


Na edição de 2024, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicado exclusivamente para os concluintes dos cursos de licenciatura. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), realizam a prova estudantes dos seguintes cursos e campi:

✏️Ciências Biológicas – campi Sertão e Vacaria;
✏️Física  – Campus Bento Gonçalves;
✏️Letras – Língua Portuguesa – Campus Bento Gonçalves;
✏️Letras – Português e Espanhol – Campus Restinga;
✏️Letras – Português e Inglês – campi Feliz e Osório;
✏️Matemática – campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Ibirubá e Osório;
✏️Pedagogia – campi Alvorada, Bento Gonçalves, Farroupilha e Vacaria;
✏️Química – Campus Feliz.

 

O Enade é condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma dos alunos habilitados. Além disso, o Conceito Enade (gerado a partir das notas dos estudantes no exame) é um importante indicador de qualidade da educação e serve de insumo para o Conceito Preliminar de Curso (CPC), explica o técnico em assuntos educacionais Fernando Lóris Ortolan, da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional. “Quanto mais comprometida é a participação na prova do Enade, mais se está contribuindo para o seu curso e instituição e, consequentemente, valorizando o seu diploma”, observa.

Dividido em duas etapas, o exame neste ano tem como foco a avaliação das competências docentes e habilidades práticas desenvolvidas nos estágios supervisionados obrigatórios. Para isso, as provas serão compostas por avaliação teórica e prática. As inscrições para participar são feitas pelos coordenadores dos cursos, mas há várias etapas de responsabilidade dos alunos (sabia mais a seguir).

Ortolan sugere que os estudantes se prepararem ao longo do ano e conheçam as competências previstas na Matriz de Referência da Formação Geral Docente e na Matriz de Referência Específica de sua área de formação (acesse pelos links ao final do texto). Ressalta ainda que é fundamental a leitura do Edital e demais instrumentos que regulam o processo.

 

Avaliação teórica

A avaliação teórica terá uma parte de formação geral docente, composta por 27 questões de múltipla escolha e comum a todos os cursos. A outra é de componente específico, próprio de cada área, com 37 questões, sendo uma delas discursiva. Participam os concluintes, quem tenha integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e não tenha colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025.

As inscrições dos estudantes para a avaliação teórica, a ser realizada em 24 de novembro de 2024, são feitas pelos coordenadores dos cursos. Os concluintes, além de participar da prova, devem preencher obrigatoriamente o Cadastro de Informações Pessoais e o Questionário do Estudante, dentro dos prazos do Edital. É por meio do Sistema Enade que o estudante realiza as ações que são de sua responsabilidade.

 

Avaliação prática

A avaliação prática será durante a realização do estágio supervisionado obrigatório nas escolas da educação básica, com foco no período em que o estudante assume a regência de classe. As inscrições para esta avaliação ocorrem em dois períodos: de 16 de setembro a 15 de novembro, para os estágios previstos para o semestre 2024/02, e de 03 de fevereiro a 04 de abril de 2025, para os estágios realizados em 2025/01 e são feitas pelos coordenadores de curso.

Os estudantes inscritos na avaliação prática também precisam responder o questionário do estudantede 02 de setembro até 24 de novembro, para os inscritos para 2024/02. Já para os de 2025/01, estará aberto para preenchimento de 03 de fevereiro a 31 de maio de 2025.

 

Cronograma da avaliação teórica 

02 de setembro a 23 de novembro de 2024:  Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados; Preenchimento do Questionário do Estudante.

02 a 08 de setembro de 2024: Solicitação de tratamento pelo nome social (pelos concluintes habilitados); Solicitação de atendimento especializado (pelos concluintes habilitados).

16 a 20 de setembro de 2024: Recurso da solicitação de atendimento especializado (pelos concluintes habilitados).

02 a 16 de setembro de 2024: Indicação do curso pelo estudante concluinte habilitado com mais de uma inscrição.

08 de janeiro de 2025 a 07 de fevereiro de 2025: Solicitação de dispensa de participação na prova pelo estudante.

18 de fevereiro a 04 de março de 2025: Recurso das solicitações de dispensa do estudante indeferidas pela IES.

 

Cronograma da avaliação da prática

1º período – segundo semestre de 2024

16 de setembro a 23 de novembro de 2024: Preenchimento do questionário do estudante e do questionário de avaliação prática pelo estudante.

2º período – primeiro semestre de 2025

03 de fevereiro a 31 de maio de 2025: Preenchimento do questionário do estudante.

03 de fevereiro a 03 de julho de 2025: Preenchimento do questionário de avaliação prática pelo estudante.

 

Documentos de referência para coordenadores e estudantes

Matriz de Referência da Formação Geral Docente – para todos os cursos

Matriz de Referência de Formação Específica – Ciência Biológicas
Matriz de Referência de Formação Específica – Física
Matriz de Referência de Formação Específica – Letras – Inglês
Matriz de Referência de Formação Específica – Letras – Português
Matriz de Referência de Formação Específica – Letras – Português e Espanhol
Matriz de Referência de Formação Específica – Matemática
Matriz de Referência de Formação Específica – Pedagogia
Matriz de Referência de Formação Específica – Química

 

O que é o Enade? 

O Enade é uma prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do questionário do estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Tem por objetivo avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, nas normativas associadas às Diretrizes Curriculares Nacionais e à legislação profissional e na Matriz de Referência do componente específico do Curso de Licenciatura.

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