Institucional
Consulta pública do PPI do IFRS está aberta a participação até 19 de abril
Está aberto o prazo para participar da consulta pública da atualização do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) que vai até 19 de abril de 2024. Nessa etapa, estudantes, servidores e comunidade externa podem ler o documento e contribuir com análises e sugestões.
Consulte a versão atual do PPI.
Os apontamentos devem ser enviados via formulário eletrônico.
O PPI é o documento que define a política pedagógica da instituição e constitui um instrumento que orienta as práticas de ensino, pesquisa e extensão, a partir das diretrizes teóricas, filosóficas e metodológicas. Além de ser um dos capítulos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). É importante que diferentes segmentos da instituição participem da consulta, pois o Projeto será um dos documentos analisados no processo de recredenciamento institucional realizado pelo Ministério da Educação (MEC) no segundo semestre de 2024.
Após o encerramento do prazo para consulta, uma comissão realizará a análise das sugestões e fará o fechamento e encaminhamento do documento para debate e aprovação no Conselho Superior (Consup) do IFRS.
Conteúdo e Histórico
O primeiro PPI do IFRS foi publicado em 2011, através de um processo de elaboração participativo, no qual os segmentos docente, discente e técnico administrativo colaboraram. O documento abrange conteúdos relacionados a dimensões político-pedagógicas; gestão democrática; políticas de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação; níveis e modalidades de ensino; formação inicial e continuada (FIC); responsabilidade social e avaliação institucional.
Em linhas gerais são descritas as diretrizes que embasam a prática pedagógica no Instituto, bem como as concepções de mundo, homem, sociedade, educação e trabalho, que constituem referência para o entendimento das mensagens enunciadas.