Geral
Divulgado Relatório de Autoavaliação do Mestrado de Engenharia e Tecnologia de Materiais
Foi divulgado nesta quarta-feira, 14 de abril, o relatório de autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PPGTEM) o curso é ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) nas unidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz.
O documento, além de apresentar o curso e os métodos de avaliação, contém os resultados de pesquisas avaliativas feitas com o corpo docente, discente e egresso em relação à qualidade das ações, disciplinas, infraestrutura etc. Um dos destaques, nas respostas dos estudantes, é que a maioria dos indicadores foram classificados como “Ótimo” e “Bom”. Com os egressos, percebe-se o impacto positivo na formação científico-tecnológica dos profissionais. A avaliação com os docentes traz mais conteúdo em relação aos pontos positivos e dificuldades. O documento também traz reflexões ao fato do curso de mestrado ainda ser recente, portanto, diversos indicativos estão sendo trabalhos para a evolução e alinhamento com os objetivos do programa.
A compilação de dados da autoavaliação serve para nortear ações que devem ser imediatas em conformidade com os objetivos estratégicos do programa; gerenciar possíveis as ameaças; e adequar melhorias.
O documento completo do Relatório de Autoavaliação 2021 do Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS encontra-se em: http://ppgtem.ifrs.edu.br/auto-avaliacao
Conheça as Linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS:
• Desenvolvimento de Materiais de Engenharia: esta linha de pesquisa científico/tecnológica propõe o estudo de novos materiais, novas aplicações ou melhoria de materiais conhecidos, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos materiais, considerando seus impactos ambientais e viabilidade tecnológica.
• Tecnologia da Transformação de Materiais: esta linha de pesquisa propõe o estudo do processo produtivo de materiais, desde as matérias-primas até o produto final. Estuda avanços na transformação de materiais, buscando aumento da eficiência produtiva e desenvolvimento de processos inovadores, visando uma produção sustentável.
Mais informações: http://ppgtem.ifrs.edu.br/