IFRS Campus Erechim entrega equipamentos de ajuda ao combate do COVID-19 doados pelo CTA

Empenhado em minimizar problemas causados pela Covid-19 e em auxiliar unidades de saúde, o Comitê de Acompanhamento e Prevenção – Covid-19 do Instituto Federal  de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, juntamente com o IFRS Campus Erechim realizou na tarde do dia 20/07/2020 a entrega de dois boxes de intubação para a direção e equipe técnica da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim.

Os equipamentos servem para ampliar a proteção de profissionais de saúde que atendem pacientes com a Covid-19 e foi fabricado nos laboratórios do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em Bento Gonçalves. Trata-se de uma caixa em acrílico transparente que é colocada sobre a cabeça do paciente no leito hospitalar, chamada de “aerosol box”, e atua como barreira mecânica entre o médico ou enfermeiro e o paciente, reduzindo os riscos de contaminação com o novo coronavírus.

Confira as ações que estão sendo executadas pelo IFRS Câmpus Erechim, para auxiliar a comunidade da Região Alto Uruguai:

A área de mecânica, inspirada no projeto Pacto Alegre, que reúne voluntários para atender demandas de hospitais e secretarias de saúde da região por equipamentos de proteção individual, juntas somam 913 face shields desenvolvida . Esta área também está apoiando na manutenção de respiradores dos hospitais.

O docentes e técnicos do Campus estão produzindo álcool glicerinado líquido 70 INPM para doação.

A área da moda estão confeccionando batas hospitalares, para a utilização dos profissionais de saúde.

Uma ação conjunta entre diversas instituições da região também está sendo realizada buscando doações de alimentos para as famílias de 200 crianças da Escola Municipal Cristo Rei de Erechim.

O IFRS Campus Erechim juntamente com o Movimento em Defesa de Democracia, Educação Pública e Direitos Sociais estão arrecadando óleo de cozinha usado para a confecção de sabão artesanal. O material será doado para às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ao longo da ação a equipe do Campus Erechim contou com a colaboração de diversas empresas e pessoas físicas da região.

Segue a identificação das pessoas na foto, da esquerda para a direita. Tatiana Bernardi – FHST Helio José Bianchi – FHST Susane Schafer – FHST Roberta Rigo de Aguiar – IFRS – Campus Erechim Tiago de Paulo Leão – IFRS – Campus Erechim Márcio Antunes Pires – FHST

Sobre o CTA

O CTA é o setor do IFRS responsável por propor, orientar e executar ações relacionadas à acessibilidade, auxiliando estudantes e servidores com necessidades específicas a terem mais autonomia em sua vida escolar ou nas atividades do dia a dia. No Centro, há laboratórios e equipamentos utilizados para o desenvolvimento de tecnologias assistivas, que agora estão contribuindo na produção de materiais para o enfrentamento da emergência em saúde com a Covid-19.