Início do conteúdo

Núcleo de Memória (NuMem)


 

Criação do Núcleo de Memória do Campus Erechim: Portaria 84 de 20 de Abril de 2020.

 

O Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – NuMem/IFRS tem por finalidade organizar, preservar e salvaguardar a memória e a história institucionais de forma sistemática e permanente.

É um programa institucional, de caráter interdisciplinar e multicampi que visa a consolidação da memória e da identidade da instituição, por meio do resgate e da socialização da história da IFRS, seja ela anterior a sua criação ou posterior a ela. O Núcleo é composto por uma comissão central e por representantes em todos os campi do IFRS.

O objetivo principal do programa é selecionar, organizar e disponibilizar ao público a História e a memória da instituição construída ao longo desta década de existência. Além disso, pretende-se resgatar a história das instituições que originaram o IFRS e que possuem importante história pregressa na Educação Profissional e Tecnológica no estado do Rio Grande do Sul.

O Núcleo de Memória do IFRS consiste em um espaço  de desenvolvimento de ferramentas, mecanismos e projetos de resgate e preservação da memória de forma sistemática e permanente, além de auxiliar na elaboração de projetos de pesquisa, ensino e de extensão que se proponham a resgatar a história da instituição e de suas comunidades de abrangência.

Espera-se, além disso, que o Núcleo torne-se parte de uma afirmação de identidade e estabilidade institucional, no sentido de que a instituição possa se auto reconhecer e autoafirmar como detentora de um papel fundamental na Educação Profissional e Tecnológica nas comunidades nas quais encontra-se inserida.  Esse papel se reforçou e ganhou novos olhares e características nos últimos anos, e vai ao encontro da crescente exigência governamental e da sociedade no sentido do compromisso de entregar um ensino público, gratuito e de qualidade.

Sabemos que é pelo (re)conhecimento de nossa identidade e função social que criamos uma instituição mais forte e comprometida com a comunidade que nos cerca.

 

Atual Composição: Portaria 122 de 13 de Agosto de 2020.

Contato: nucleo.memoria@erechim.ifrs.edu.br

Regulamento: Regulamento Geral do Núcleo de Memória do IFRS – NuMem/IFRS

Para saber mais ou colaborar com  o projeto, acesse o site do NuMem: https://memoria.ifrs.edu.br/

 

 

Atas NuMem 2020

Ata 01 2020

Ata 02 2020

Ata 03 2020

Ata 04 2020

Ata 05 2020

Ata 06 2020 

 

 

Última atualização em 14/10/2020

Fim do conteúdo