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Coordenação de Assistência Estudantil


CONHEÇA A COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL  CAE

 

Propósito

A Coordenação de Assistência Estudantil tem o propósito de contribuir com a ampliação das condições de acesso, permanência e êxito dos estudantes, atentando às demandas educacionais de modo a identificar, encaminhar e acompanhar situações relacionadas à questões sociais, psicológicas e pedagógicas que interferem no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos

1. Democratizar e ampliar as condições de acesso por meio da promoção de ações que viabilizem discussões acerca dos processos de ingresso e da publicização dos programas e serviços    oferecidos pela Coordenação de Assistência Estudantil;

2. Viabilizar condições de permanência por meio da minimização dos efeitos das desigualdades sociais e do atendimento às necessidades  sociais, psicológicas e pedagógicas dos estudantes;

3. Desenvolver programas, projetos e ações que apoiem o processo de ensino e aprendizagem e desenvolvam a autonomia e o protagonismo do estudante.

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As atividades desenvolvidas pela Coordenação de Assistência Estudantil são executadas por meio de dois eixos centrais: Ações Universais e Programa de Benefícios.

Ações universais

São ofertadas para todos os estudantes da instituição e podem ser acessadas por meio da participação das atividades propostas pela Coordenação, que envolvem ações coletivas e individuais.

Para agendar atendimento psicológico, social ou pedagógico o estudante pode procurar os profissionais da equipe.

Programa de Benefícios

É destinado prioritariamente aos estudantes oriundos da rede pública e que apresentarem renda per capita de até 1,5 do salário-mínimo. São acessados por meio de inscrição nos processos de seleção, abertos em editais específicos para posterior avaliação socioeconômica.

 

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA CAE

1. Reserva de vagas

Garantir aos estudantes o acesso ao ensino técnico e superior por meio da reserva de vaga, oportunizando equidade nas condições e respeito à diversidade.

2. Programa de Benefícios

Promover ações que contribuam com a equidade de oportunidades e melhorias nas condições socioeconômicas dos estudantes, com vistas a ampliar sua permanência e êxito acadêmico na instituição

3. Projeto de Recepção aos Discentes Ingressantes

Promover a integração acadêmica dos discentes dos cursos técnicos e superiores que ingressam no IFRS – Campus Erechim

4. Projeto Cursos e profissões: conhecendo o IFRS – Campus Erechim

Promover ações que auxiliem os estudantes concluíntes do Ensino Médio e Ensino Fundamental no processo de escolha profissional, por meio da disponibilização de informações sobre os cursos ofertados pelo IFRS – Campus Erechim

5. Atendimentos individuais e coletivos

Fornecer espaços apoio ao estudante por meio de atendimentos com profissionais da equipe

6. Perfil Discente

Conhecer o perfil de estudantes que ingressaram na instituição, visando contribuir com melhorias das ações e proporcionar qualidade às intervenções da Assistência Estudantil.

7. Núcleos de Ações Inclusivas

Participar dos Núcleos de Ações Inclusivas do Campus com o intuito contribuir com a construção de uma instituição inclusiva

8. Comissão de Assistência Estudantil

Apoiar a Comissão de Assistência Estudantil no planejamento, execução e acompanhamento da Política de Assistência Estudantil

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