Início do conteúdo

Histórico


A história do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) iniciou no ano de 2006, quando, através de ato do Ministério da Educação, foi implantada a Escola Técnica Federal do Alto Uruguai. No ano seguinte, a instituição recebeu da Prefeitura Municipal o terreno e os prédios localizados na Rua Domingos Zanella, nº 104, no Bairro Três Vendas. Em 30 de dezembro de 2008, foi sancionada a Lei 11.892, que criou os Institutos Federais, passando a instituição à condição de campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Em abril de 2009, foi realizado concurso público visando à nomeação de professores e técnico-administrativos. O Campus Erechim iniciou efetivamente suas atividades em novembro de 2009, tendo seu funcionamento autorizado pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 126, de 29 de janeiro de 2010.

Cursos

Inicialmente foram ofertados quatro cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio: Agroindústria, Mecânica, Vendas e Vestuário. No ano de 2011, foram implantados os cursos superiores de Engenharia Mecânica e Tecnologia em Marketing e o curso Técnico em Alimentos. No início do ano de 2013, passaram a ser ofertados os cursos técnicos em Finanças e Logística e o curso superior de Tecnologia em Design de Moda. Em 2015, foram lançados dois novos cursos: Técnico em Modelagem do Vestuário e Bacharelado em Engenharia de Alimentos. Já em 2016, o Campus Erechim passou a ofertar dois cursos na modalidade concomitante ao Ensino Médio: o curso Técnico em Informática e o Técnico em Produção de Moda.

Ingresso

O processo seletivo de ingresso de estudantes ocorre duas vezes ao ano. O número total de estudantes regulares passou de 188, em 2009, para 1.264 (dados do segundo semestre de 2018). Um crescimento que demonstra o quanto a comunidade confia na competência e na qualidade do ensino proposto pelo Campus de Erechim do Instituto Federal. A previsão é de que esse número só aumente com a oferta de novos cursos e com a ampliação do espaço físico.

Além dos cursos de formação técnica e superior, o Instituto também oferta, sazonalmente, cursos de extensão voltados à comunidade interna e externa, como Costura Industrial, Artesanato, Informática para a Terceira Idade, projetos e programas como CEJA, Pronatec, Mulheres Mil e demais cursos de extensão. O Campus Erechim também atua em linhas de pesquisas com bolsas de fomento externo aprovadas pelo CNPQ e FAPERGS, além de oferecer bolsas de fomento interno através de iniciação científica ou tecnológica e auxílio à pesquisa. Conta atualmente com 49 técnico-administrativos e 60 docentes efetivos (dados do segundo semestre de 2018), além de professores substitutos.

Até o segundo semestre de 2018, 946 profissionais técnicos já se formaram nos cursos do Campus Erechim  (938 em cursos técnicos subsequentes e 8 em concomitantes) e 191 profissionais graduados nos cursos superiores (dados do segundo semestre de 2018), nas áreas em que o município, sendo um polo da produção têxtil e metal-mecânica, mais necessita de profissionais capacitados.

O Campus Erechim do IFRS é um centro de formação educacional federal, gratuito e de qualidade no município. O objetivo da instituição é promover a qualificação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, com ênfase no desenvolvimento local, regional e nacional.

Obras

No dia 6 de março de 2012, ocorreu o lançamento oficial da obra de ampliação do Campus Erechim. As obras do Bloco III contemplaram a instituição com 12 novas salas de aula, laboratórios e usinas da área de Alimentos, salas para professores, técnicos, coordenações de curso, entre outros. A área total é de 3.754 m², e a inauguração ocorreu em 9 de abril de 2015.

Em abril de 2012 também iniciaram as obras do Bloco II, prédio que abriga a Biblioteca e salas de aula. A obra possui uma área total de 1.248 m² e foi inaugurada em 27 de junho de 2014. Também em 2012, no mês de julho, iniciaram-se as negociações para a compra do imóvel de propriedade do Instituto Irmãs Missionárias de Nossa Senhora da Consolata, antigo Dom e Escola L’Hermitage, que foi adquirido pelo Instituto Federal. O imóvel conta com uma área construída de 2.024 m² e área total de 13.887 m², lindeiro ao Campus Erechim. A edificação possui 10 salas de aula, 1 auditório, salas administrativas, salas de professores, cantina, quadra de esportes, campo de futebol, entre outras áreas, que podem ser utilizadas por servidores e estudantes. Com a aquisição desse espaço, foi possível expandir os cursos previstos, além de propiciar o espaço necessário às áreas administrativas, de ensino, pesquisa e extensão a toda a comunidade acadêmica.

Em julho de 2014, foi iniciada a obra de construção do Bloco V, que abriga salas de aula e laboratórios da área de Mecânica. O prédio possui área total de 700,57 m² e foi inaugurado em 26 de julho de 2016.

História do IFRS 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, que instituiu, no total, 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Por força de lei, o IFRS é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Goza de prerrogativas com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-científica e disciplinar. Pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Em sua criação, o IFRS se estruturou a partir da união de três autarquias federais: o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Bento Gonçalves, a Escola Agrotécnica Federal de Sertão e a Escola Técnica Federal de Canoas. Logo após, incorporaram-se ao instituto dois estabelecimentos vinculados a Universidades Federais: a Escola Técnica Federal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, de Rio Grande. No decorrer do processo, foram federalizadas unidades de ensino técnico nos municípios de Farroupilha, Feliz e Ibirubá e criados os campi de Caxias do Sul, Erechim, Osório e Restinga. Estas instituições hoje fazem parte do IFRS na condição de campi.

Atualmente o Instituto possui 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria é sediada em Bento Gonçalves.

HISTÓRICO DA GESTÃO DO IFRS

Gestão 2009/2011

Cláudia Schiedeck Soares de Souza –  Reitora Pro Tempore

Giovani Silveira Petiz – Pró-reitor de Administração

Jesus Rosemar Borges (até setembro de 2011) – Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional

Augusto Massashi Horiguti – Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional

Sergio Wortmann – Pró-reitor de Ensino

Lenir Antônio Hannecker (até setembro de 2011) – Pró-reitor de Extensão

Viviane Silva Ramos – Pró-reitora de Extensão

Alan Carlos Bueno da Rocha –  Pró-reitor de Pesquisa e Inovação


Gestão 2012/2015

Cláudia Schiedeck Soares de Souza – Reitora

Giovani Silveira Petiz – Pró-reitor de Administração

Augusto Massashi Horiguti (janeiro de 2013) – Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional

Osvaldo Casares Pinto – Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional

Sergio Wortmann (janeiro de 2013) – Pró-reitor de Ensino

Amilton de Moura Figueiredo – Pró-reitor de Ensino

Viviane Silva Ramos – Pró-reitora de Extensão

Alan Carlos Bueno da Rocha (janeiro de 2013) –  Pró-reitor de Pesquisa e Inovação

Júlio Xandro Heck – Pró-reitor de Pesquisa e Inovação


Gestão 2016/2018

Osvaldo Casares Pinto – Reitor

Tatiana Weber – Pró-reitora de Administração

José Eli Santos dos Santos – Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional

Clarice Monteiro Escott – Pró-reitora de Ensino

Viviane Silva Ramos – Pró-reitora de Extensão

Eduardo Girotto – Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação


Gestão 2018/2020

Júlio Xandro Heck – Reitor pro tempore

Tatiana Weber – Pró-reitora de Administração

Amilton de Moura Figueiredo – Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional

Lucas Coradini – Pró-reitor de Ensino

Marlova Benedetti – Pró-reitora de Extensão

Eduardo Girotto – Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Última atualização em 07/08/2020

Fim do conteúdo