Início do conteúdo

Fluxo Contínuo


É a modalidade de atividade de extensão universitária que visa aplicação e socialização para a comunidade interna e externa, com práticas e descobertas científicas, realização de ações como: projetos, cursos, palestras, prestação de serviços e treinamentos de média e longa duração.

 

Ações de 2022

 

Evento A Política da Extensão para o Campus Erechim do IFRS ano 3

Coordenadora: Marlova Elizabete Balke

Resumo da Proposta: A Extensão é a forma de articulação entre o saber acadêmico e a sociedade, por meio de diversas ações. Como o próprio nome já diz, é estender a academia para além dos seus muros, interagindo com a comunidade, visando a troca de saberes. Logo, ao verificar a importância extensão na qualidade do ensino público e gratuito no Campus Erechim do Instituto Federal , e procurando ampliar horizontes dentro da educação, esta proposta é apresentada para o público interno do Campus, assim como para a comunidade externa, através de uma palestra explicitando a política extensionista que foi estabelecida através do Plano Nacional de Educação, sendo desta forma uma âncora para a realização de atividades extensionistas na região do Alto Uruguai Gaúcho. Cabe destacar que a palestra ocorreu  no do Campus Erechim, e também pelo google meet, sendo ministrada pela Diretora de Extensão do IFRS, Leila Schwarz, com o objetivo de ‘incentivar a comunidade acadêmica e externa, na participação de ações de extensão diante da Política de Extensão do IFRS’.

 

Projeto Helena

Coordenador: Sidnei Dal Agnol

Resumo da Proposta: O projeto Helena, é uma homenagem a menina Helena Aparecida Dolci Dal’Agnol, que esteve entre nós por pouco tempo, porém, deixou ensinamentos. Um dos significados de Helena é ‘luz’, e é isso que se busca com este projeto, trazer luz para aqueles (as) que sofrem com ‘dor’ psíquica proporcionando uma
esperança de dias melhores. Serão realizadas ações voltadas para o entendimento de problemas emocionais, possíveis causas e consequências, e principalmente ofertar terapia para pessoas que estejam necessitando tratar problemas emocionais. Pacientes interessados poderão fazer inscrição para serem atendidos por terapeuta capacitado, tendo formação em : Psicanálise, Hipnoterapia e Programação Neurolinguística. Os atendimentos serão
realizados em sala específica, com estrutura adequada. Estão previstas 50 vagas para atendimento, sendo 15 para comunidade interna do IFRS – Campus Erechim e o restante para comunidade externa. A comunicação do projeto se dará através das redes sociais, contatos com instituições que atendem famílias em vulnerabilidade social e visitas em salas de aula. Além das terapias oferecidas, será realizado ações grupais para diálogo sobre problemas relacionado a
saúde mental, objetivando contribuir para que mais pessoas busquem alternativas para enfrentarem suas ‘dores’ psíquicas. Toda comunidade poderá acessar os serviços oferecidos mediante avaliação inicial do terapeuta, porém, será priorizado na comunidade interna, os estudantes atendidos pelos núcleos do IFRS, assim como, na comunidade externa, será priorizado as pessoas de baixa renda. Esperamos com o projeto contribuir para que pessoas se sintam mais felizes e melhores para o convívio em sociedade, gerando um bem estar coletivo.

 

Introdução a Libras e a Cultura Surda

Coordenadora: Silvia Salete Remos

Resumo da Proposta: A Língua brasileira de Sinais- LIBRAS oficializada no Brasil pela Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, é a Língua utilizada pela comunidade surda para comunicação entre surdos e surdos e surdos e ouvintes. Os surdos usuários desta língua frequentam diferentes espaços da sociedade e devem ter seu direito linguístico respeitado, desse modo evidencia-se a necessidade do uso e difusão dessa língua para efetiva inclusão dos sujeitos surdos. Sendo assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim, prevê a realização de atividades com objetivo de promover o uso e a difusão desta Língua tanto para alunos do campus quanto para a comunidade externa ao IFRS.

 

Agricultura familiar: conexão de experiências para redução de impactos ambientais nos processos produtivos

Coordenadora: Denise de Oliveira

Resumo da Proposta: A questão ambiental e suas consequências na qualidade de vida têm evidenciado a urgência em repensar processos produtivos a fim de se desenvolver meios de produção mais sustentáveis. Na agricultura familiar, essa preocupação também se faz presente, uma vez que a atividade está diretamente relacionada ao uso, manejo e gestão dos recursos naturais. As atividades agrícolas, assim como outras atividades produtivas, são geradoras de impactos ambientais, que, por vezes, são irreversíveis. Contudo, tais impactos podem ser reduzidos ou eliminado por meio do acesso às informações que auxiliam no manejo eficiente dos recursos naturais. Busca-se, por meio deste projeto, contribuir com a geração de alternativas para a redução de impactos ambientais das atividades produtivas das propriedades da agricultura familiar participantes do projeto (produtores participantes da Feira do Produtor de Erechim/RS). Projeto será executado por servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Erechim, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim/RS. Entre as ações previstas neste projeto, destacam-se a análise dos aspectos e dos impactos ambientais das atividades produtivas exercidas pelas propriedades da agricultura familiar e o desenvolvimento de propostas para redução dos impactos ambientais identificados nas análises.

 

Criação/desenvolvimento de uma logomarca – artesanato rural

Coordenadora: Fernanda Caumo Theisen

Resumo da Proposta: A identidade visual de uma empresa, serviço ou produto demonstra quem são, de onde vêm, o que vendem e para quem vendem. Sendo assim, é uma forma de diferenciação, reconhecimento e de sucesso. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é a criação de uma identidade visual para um grupo de artesãs no município de Erechim. O referido grupo de artesãs é experiente no desenvolvimento de artesanato rural e participa de projetos da Emater/RS-Ascar voltados ao bem estar familiar. Sendo assim, espera-se com a criação da identidade visual destacar os produtos desenvolvidos pelo grupo, tornar a marca reconhecida e gerar mais vendas.

 

Marketing para cooperativas

Coordenador: Sidnei Dal Agnol

Resumo da Proposta: O presente projeto busca analisar e propor estratégias de marketing para melhorias nas cooperativas Nossa Terra, CECAFES, e COPVIDA. As ações propostas serão realizadas por estudantes do curso de Tecnologia em Marketing do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim, com acompanhamento e orientação do professor da disciplina de Seminários em Marketing e coordenador desse projeto. Os estudantes terão questões teóricas para dar melhor embasamento durante aulas na disciplina de Seminários em Marketing, posteriormente, cada estudante irá propor ações que deverão desenvolver parte em sala de aula, parte em horário não letivo, este último será contabilizado por esse projeto de extensão. Como os estudantes participantes estão no último semestre do curso, utilizarão dos conhecimentos adquiridos até o momento para embasar suas propostas, servido como uma assessorias para as cooperativas. O presente projeto servirá como ação de extensão e reforçará a prática de ensino para dos envolvidos.
Aos final do projeto, cada estudantes deverá apresentar suas propostas e análises aos representantes das
cooperativas e da Emater/RS – Ascar.

 

Curso Português para estrangeiros

Coordenadora: Noemi Luciane dos Santos

Resumo da Proposta:  O projeto visa atender estrangeiros residentes em Erechim, com o objetivo de auxiliar na compreensão falada e escrita em língua Portuguesa. Alguns desses imigrantes já estão inseridos no mercado de trabalho, e buscam aprender mais sobre a língua, a fim de aprimorar sua comunicação. As atividades serão desenvolvidas de modo híbrido, ou seja, uma parte presencial, e outra parte remota.

 

Introdução à Modelagem do Vestuário com Aplicativo MOU – Modelagem Orientada ao Usuário

Coordenadora: Patrícia Cristina Nienov Weber

Resumo da Proposta: O curso ‘Introdução à Modelagem do Vestuário com Aplicativo MOU – Modelagem Orientada ao Usuário’ será ministrado online, na plataforma Moodle, e disponibilizado no ambiente de cursos à distância oferecido pela Reitoria do IFRS. Com o intuito de preparar o estudante para o desenvolvimento e interpretação da modelagem plana geométrica de diversos modelos do vestuário feminino utilizando recursos para modelagem digital (Plataforma MOU), serão utilizadas vídeo aulas expositivas e explicativas e o desenvolvimento de exercícios práticos no aplicativo MOU, que serão demonstrados a partir de vídeos tutoriais e posteriormente executados pelo aluno diretamente na plataforma MOU. As atividades avaliativas serão enviadas via plataforma Moodle e não tem prazo de entrega previsto, visto que o curso é de fluxo contínuo, mas devem ser feitas dentro do período de oferta do mesmo, sob pena de não ser possível a
certificação do estudante. Para divulgar o curso, será feito um evento de lançamento (live) no Instagram do IFRS Fashion, além de divulgação junto a outras instituições de ensino que ofereçam cursos na área de Moda. Não haverá limite de inscritos, contudo o fluxo de inscrições será acompanhado e serão feitos novos processos de divulgação a cada período de aproximadamente 60 dias, para incentivar novas inscrições. Espera-se que ao final do curso os estudantes estejam capacitados para atuar como auxiliares de modelagem em empresas, melhorem a qualidade dos produtos de vestuário desenvolvidos em ateliês de confecção sob medida ou ainda que complementem seu conhecimento na área de moda no que tange à modelagem digital.

 

Comportamento de Compra e Consumo de Produtos da Agricultura Familiar

Coordenadora: Silvana Saionara Gollo

Resumo da Proposta: O presente projeto tem por objetivo analisar o perfil e comportamento dos consumidores de produtos da agricultura familiar. Para atingir o objetivo será realizada uma pesquisa de marketing quantitativa e exploratória, com consumidores que compram e consomem produtos da agricultura familiar bem como consumidores potenciais de cooperativas da agricultura familiar. As cooperativas envolvidas serão a Nossa Terra, CECAFES, e COPVIDA. Todas as etapas da pesquisa serão desenvolvidas por estudantes do Curso de Tecnologia em Marketing do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim, com acompanhamento e orientação do professor da disciplina de Pesquisa em Marketing e coordenador desse projeto. O presente projeto representa uma ação de extensão e reforçará a prática de ensino. Neste sentido, os estudantes deverão aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina, e em conjunto com o professor elaborar o questionário da pesquisa, aplicar o questionário aos consumidores e analisar os resultados. Os estudantes deverão elaborar um relatório da pesquisa de marketing que deverá ser entregue posteriormente aos gestores das cooperativas da agricultura familiar envolvidas no projeto. Os resultados da pesquisa podem ser utilizados em projetos futuros do IFRS para propor estratégias de marketing para as cooperativas da agricultura familiar.

 

Campanha do agasalho 2022

Coordenadora: Solange Maria Hermes Martins

Resumo da Proposta: A organização da campanha do agasalho, procurará envolver com apoio do Setor de Extensão, bolsistas e servidores do IFRS – Campus Erechim, onde será realizada às ações de chamamento a empatia e solidariedade, mobilizando a comunidade acadêmica para a importância do desenvolvimento social e colocar-se no lugar do outro. Assim, em reunião com a equipe executora procurar-se-á localizar as pessoas com vulnerabilidade social e órgãos de apoio sem fins lucrativos para a entrega das roupas arrecadadas, as quais no momento da doação deverão ser entregues numa caixa identificada e localizada na entrada do Bloco 1, do Campus, que foi definida em reunião pela equipe executora do projeto como local de ponto de coleta. Será realizado a divulgação através de site e redes sociais como Instagram, face book e WhatsApp, podcats, para alcance do maior número possível de pessoas. Posteriormente os agasalhos serão doados para instituições carentes da região de Erechim, de acordo com o que consta na politica de Extensão. ‘ A dimensão Ações Sociais agregam um conjunto de iniciativas, técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e aplicadas na interação com a sociedade e apropriadas por ela, que representam soluções para a inclusão social, a geração de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida’.

 

Modelagem e Encaixe Industrial em Audaces Vestuário e em Optitex

Coordenador: Enildo de Matos de Oliveira

Resumo da Proposta: O presente curso é parte de um projeto maior, o Qualificar Profissional, e tem por objetivo realizar o treinamento de qualificação para pessoas do Município de Erechim que estão em busca de uma oportunidade de trabalho. Essas pessoas podem ser trabalhadores que, devido a pandemia acabaram por perder seus trabalhos e, agora, precisam se qualificar para buscar uma nova colocação. Também busca atender as pessoas que estão em busca do primeiro emprego e, que devido as dificuldades de realizar cursos de longa duração, precisam adquirir uma certificação em atividades específicas. Assim, essa atividade irá oferecer a qualificação e treinamento em Modelagem e Encaixe Industrial em Audaces Vestuário e em Optitex, possibilitando a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais para a conquista do almejado emprego.

 

Qualificação em Programação e Controle de Produção – PCP

Coordenador: Enildo de Matos de Oliveira

Resumo da Proposta: O presente curso é parte de um projeto maior, o Qualificar Profissional, e tem por objetivo realizar o treinamento de qualificação para pessoas do Município de Erechim que estão em busca de uma oportunidade de trabalho. Essas pessoas podem ser trabalhadores que, devido a pandemia acabaram por perder seus trabalhos e, agora, precisam se qualificar para buscar uma nova colocação. Também busca atender as pessoas que estão em busca do primeiro emprego e, que devido as dificuldades de realizar cursos de longa duração, precisam adquirir uma certificação em atividades específicas. Assim, essa atividade irá oferecer a qualificação e treinamento em Planejamento e Controle da Produção, possibilitando a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais para a conquista do almejado emprego.

 

Imersão em Extensão – Atividade prática dos alunos ingressantes do Tecnólogo em Marketing junto à Cooperativa Nossa Terra

Coordenadora: Keila Cristina da Rosa

Resumo da Proposta: Resumo da Proposta: O presente projeto tem por objetivo possibilitar a imersão do aluno do curso de tecnologia em marketing em ações de extensão, a partir da realização de atividades práticas vinculadas à disciplina de Administração e Empreendedorismo. Além disso, propõe-se a contribuir com a Cooperativa Nossa Terra, através da realização de uma pesquisa com os cooperados que comercializam os seus produtos junto à feira que acontece nas quartas e sábados. Essa pesquisa visa conhecer e ilustrar o perfil destes feirantes, e sua forma de atuação, de modo a encontrar oportunidades de melhoria. Todas as etapas da pesquisa serão desenvolvidas por estudantes do Curso de Tecnologia em Marketing do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim, com acompanhamento e orientação da professora da disciplina de Administração e Empreendedorismo (coordenadora desse projeto) e com a colaboração de dois outros professores. O presente projeto representa uma ação de extensão que reforçará a prática de ensino. Neste sentido, os estudantes deverão participar da elaboração do instrumento de pesquisa, da aplicação e da análise dos resultados, e a partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina, tentar propor soluções ou possibilidades de melhoria. Os resultados serão compartilhados com os gestores da cooperativa Nossa Terra oportunamente e poderão ser utilizados em projetos futuros do IFRS, podendo gerar, inclusive, publicações acadêmicas.

 

Curso Português para estrangeiros – Básico

Coordenadora: Noemi Luciane dos Santos

Resumo da Proposta: A presente ação tem como justificativa a necessidade de ações voltadas para o acolhimento de imigrantes estrangeiros que residem em Erechim nos demais municípios do Alto Uruguai, especialmente, haitianos, senegaleses e venezuelanos. Em sua maioria, eles precisaram deixar seus países de origem para tentar reconstruir suas vidas no Brasil. Em razão disso, o curso pode auxiliá-los na inserção cultural e no mundo do trabalho brasileiros. Neste aspecto, entende-se que o presente projeto tem muito a colaborar, especialmente considerando que esses estrangeiros procuraram o IFRS/Erechim para qualificar-se profissionalmente. Auxiliá-los a dominar o idioma português trará muitos benefícios para esses cidadãos que buscam no Brasil novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

 

Curso Português para estrangeiros – Intermediário

Coordenadora: Noemi Luciane dos Santos

Resumo da Proposta: A presente ação tem como justificativa a necessidade de ações voltadas para o acolhimento de imigrantes estrangeiros que residem em Erechim, especialmente, haitianos, senegaleses e venezuelanos. Em sua maioria, eles precisaram deixar seus países de origem para tentar reconstruir suas vidas no Brasil. Em razão disso, o curso pode auxiliá-los na inserção cultural e no mundo do trabalho brasileiros. Neste aspecto, entende-se que o presente projeto tem muito a colaborar, especialmente considerando que esses estrangeiros procuraram o IFRS/Erechim para qualificar-se profissionalmente. Auxiliá-los a dominar o idioma português trará muitos benefícios para esses cidadãos que buscam no Brasil novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

 

Curso Gestão Pública 2022

Coordenador: Eduardo Fernandes Sarturi

Resumo da Proposta: A qualificação do grupo de servidores de uma instituição é algo fundamental para a eficiência e eficácia de qualquer organização, seja ela pública ou privada. Segundo Gonçalves (2013), em decorrência das intensas transformações sociais, o Estado encontra-se sobrecarregado em suas atividades e muitas vezes acaba tendo dificuldades em atender às reais necessidades da população, as quais devem ser geridas pela Administração Pública. A mesma autora ainda afirma que este fato exige dos administradores da coisa pública uma nova postura de administrar, que seja mais responsável e que sejam buscados com emprego de meios mais eficientes, sem desperdício de tempo e de recursos públicos. Neste sentido, a qualificação dos gestores contribui para que os mesmos possam estar refletindo sobre suas práticas, agregando novos conhecimentos e consequentemente, melhorando os serviços prestados à comunidade. Nesta perspectiva, o presente projeto pretende contribuir para a atualização dos profissionais que atuam na Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Erechim, em temas relacionados à gestão pública nos mais variados aspectos, envolvendo a discussão de conceitos e a reflexão sobre suas práticas diárias, de modo a contribuir com a melhoria das suas atividades, da imagem pública e do atendimento às necessidades da sociedade, trazendo benefícios tanto para o servidor, quanto para órgão público que ele representa e para a comunidade como um todo.

 

Curso gestão e Liderança

Coordenador: Eduardo Fernandes Sarturi

Resumo da Proposta: Para que o Poder Público possa prestar os serviços esperados pela população, de forma adequada, é necessário que seus servidores sejam qualificados e atualizados visando o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Neste sentido, para que a Gestão Pública desempenhe suas atribuições adequadamente, é fundamental que sejam realizados cursos de formação voltados ao aperfeiçoamento de seus servidores em geral, para que possam desempenhem suas funções com profissionalismo e motivação. (GONÇALVES, 2013). A oferta deste curso vem ao encontro desta necessidade, e pretende contribuir para a atualização dos profissionais que atuam na Prefeitura Municipal de Erechim em temas relacionados à gestão e liderança, permitindo-lhes a compreensão e reflexão sobre suas práticas diárias, de modo a contribuir para a melhoria das suas atividades, da imagem pública e do atendimento às necessidades da sociedade.

 

Curso de Panificação para agentes públicos

Coordenadora: Marlova Elizabete Balke

Resumo da Proposta: Esta proposta apresenta o Curso de extensão em Panificação modalidade híbrida para o público atendido no CEJA Renascer de Erechim (Presídio Estadual de Erechim), e as manipuladoras de alimentos da 15aCRE, assim, procurando articular concomitantemente os anseios da sociedade e permitir melhores condições de acesso ao trabalho e à geração de emprego e renda. A modalidade de curso apresentado mostra-se como um caminho concreto para tornar o potencial trabalhador apto a executar habilidades práticas específicas ou qualificar o trabalhador que já atua na área e/ou que desenvolveu habilidades para o exercício profissional de maneira empírica, a partir de experiência própria. A busca pela qualificação e atualização profissional através de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) é uma das políticas do IFRS, que enfatiza a necessidade de atender as demandas da educação profissionalizante para suprir a carência evidenciada no mundo do trabalho. Dentro desta perspectiva, toda iniciativa no sentido do aprimoramento profissional do público alvo será ressaltado e aprimorado, sendo que baseado nisto procurar-se-á atender a demanda da comunidade externa oriunda de visita gerencial com metodologia e meios tecnológicos que facilitem o acesso e a participação dos cursistas.

 

11ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e 5ª Mostra Cultural, Científica e Tecnológica do Campus Erechim do IFRS

Coordenadora: Catia Santin Zanchett Battiston

Resumo da Proposta: A 11a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEx) e 5a Mostra Cultural, Científica e Tecnológica é um evento com a finalidade de promover a difusão de conhecimentos e saberes produzidos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão no Campus Erechim do IFRS e em outras Instituições de Ensino. Além disso, busca estimular os bolsistas e estudantes voluntários a apresentarem seus projetos de ensino, pesquisa e extensão com a finalidade de promover a iniciativa, a criatividade e a inovação, assim como a preocupação com o meio no qual estão inseridos. Este evento envolverá a comunidade interna e externa em sessões de apresentações orais de projetos de ensino, pesquisa e extensão, oficinas e minicursos ofertados por servidores e estudantes. A programação do evento contemplará a realização de apresentações culturais, palestras, oficinas, minicursos e apresentações orais. As apresentações culturais poderão ser realizadas por discentes, servidores ou comunidade externa, indicadas ou selecionadas pela Comissão Organizadora; As palestras serão planejadas considerando temas atuais e que envolvam a pesquisa, ensino e extensão; As oficinas e minicursos poderão ser propostas por servidores, discentes do IFRS e comunidade externa. As apresentações orais contemplarão os trabalhos submetidos nas modalidades resumos.

 

IV Workshop de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do Campus Erechim

Coordenadora: Denise Olkoski

Resumo da Proposta: Este evento é uma ação de extensão organizada pelos Núcleos estabelecidos no campus Erechim:NAPNE (Núcleo de Atendimento à Pessoas com Necessidade Específicas), NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas), NAC (Núcleo de Arte e Cultura), NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental), NuMem (Núcleo de Memória) e NEPGS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade) que está em sua quarta edição. Trata-se de um atividade de caráter educativo, social e científico, com objetivo de promover um espaço de discussão sobre temáticas relacionadas a ações afirmativas, inclusivas e de diversidade. Promovendo também a visibilidade do núcleos, assim como de suas ações e temáticas no âmbito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Marketing aplicado em uma associação beneficente

Coordenador: Sidnei Dal Agnol

Resumo da Proposta: A Associação Recreando a Vida, é uma associação sem fins lucrativos que visa acolher crianças e adolescentes no turno inverso ao da escola, afastando estes do mundo das drogas e do crime. Também atende várias outras necessidades das crianças e adolescentes, assim como de suas famílias, que na sua maioria residem no bairro Presidente Vargas, no município de Erechim. O projeto pretende ofertar assessoria em marketing para organização, com isso potencializar os serviços prestados para comunidade. Todo o trabalho será criado por estudantes do curso de Tecnologia em Marketing do IFRS – Campus Erechim, com acompanhamento e orientação do professor da disciplina de Marketing de serviços e varejo. Os estudantes farão visitas para coletar dados e posteriormente em sala de aula, realizarão análises e desenvolverão propostas para a associação, aproveitando os conteúdos trabalhados na disciplina e previstos no plano de ensino. Com estas ações os estudantes praticarão ensino, pesquisa e extensão que provavelmente contribuirá para sua aprendizagem. A associação receberá o serviço de marketing para melhorar seus resultados e construir um posicionamento claro perante a sociedade, contribuindo para melhorias nos resultados almejados e prestando um serviço ainda melhor para as crianças e adolescentes que precisam desse atendimento para um melhor qualidade de vida.

 

Curso de Planilhas Eletrônicas Básico e Finanças Pessoais para Estrangeiros

Coordenador: Marcos Antônio Cezne

Resumo da Proposta: O presente curso tem por objetivo atender a demanda oriunda da Associação de Estrangeiros Venezuelanos do Município de Erechim/RS, para qualificação e oportunizar maior aprendizado sobre a utilização de planilhas eletrônicas, além da necessidade de orientação destes para maior conhecimento de organização sobre finanças pessoais, para ajudar no seu cotidiano e melhorar a organização das finanças familiares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ações de anos anteriores:

 

Última atualização em 23/09/2022

Fim do conteúdo