Início do conteúdo

Fluxo Contínuo


É a modalidade de atividade de extensão universitária que visa aplicação e socialização para a comunidade interna e externa, com práticas e descobertas científicas, realização de ações como: projetos, cursos, palestras, prestação de serviços e treinamentos de média e longa duração.

 

Ações de 2019

 

Curso Básico de Libras IFRS – Câmpus de Erechim

Coordenadora: Sabina Silvania Veloso

Resumo: A Língua Brasileira de Sinais foi oficializada através da Lei Federal 10.436, de 24 de abril de 2002, e com ela, benefícios significativos para a comunidade surda. É a língua utilizada pela comunidade surda para a  comunicação com os ouvintes. Atribui-se a denominação de língua por ser composta de níveis linguísticos: morfológico, sintático e semântico. Seu diferencial é o fato de ser de modalidade visual–espacial. Nesse sentido, evidencia-se que a língua de sinais é a forma de comunicação com grande potencial, pois, de acordo com as vivências e experiências de quem conhece e convive com os surdos, torna-se essencial para a conquista de sua independência. Sendo assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus de Erechim estima a oferta de mais um curso Básico de Libras para a comunidade em geral.

 

 Palestras Dia Internacional da Mulher

Coordenadora: Natálie Pacheco Oliveira

Resumo: O Evento pretende promover duas palestras no dia 8 de março de 2019 com temática pertinente ao dia Internacional da Mulher. As palestras são voltadas aos servidores e discentes do IFRS, e também para a comunidade externa. A palestrante será Joana Silvia Mattia, mestranda no PPG Direito na Universidade de Passo Fundo – UPF, na linha de Pesquisa Relações Sociais e Dimensões do Poder (2018-2019). Integrante do grupo de pesquisas Dimensões do Poder, Gênero e Diversidade. É Advogada no Núcleo de Práticas Jurídicas – URI, Campus de Erechim- RS; Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Anhanguera (2010). Possui graduação em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Campus de Erechim (2007).

 

Palestra Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Coordenadora: Priscilla Pereira dos Santos

Resumo: O evento pretende promover uma palestra no dia 22 de março de 2019 com a temática relacionada ao dia Internacional contra a Discriminação. A palestra será voltada aos servidores e discentes do IFRS, e também para a comunidade externa. Está atividade faz parte do calendário de ações afirmativas a ser desenvolvido ao longo do ano pelos núcleos de ações afirmativas.

 

Ações de anos anteriores:

Fim do conteúdo