Início do conteúdo

Fluxo Contínuo


É a modalidade de atividade de extensão universitária que visa aplicação e socialização para a comunidade interna e externa, com práticas e descobertas científicas, realização de ações como: projetos, cursos, palestras, prestação de serviços e treinamentos de média e longa duração.

 

Ações realizadas em 2018:

 

Curso de férias: tecelagem manual

Coordenadora: Regiane Dalarosa

Resumo: O projeto visa a integração com a comunidade através da oferta de um curso que contemple discentes da instituição e comunidade em geral. O Curso de Tecelagem Manual objetiva qualificar os participantes para a criatividade e habilitar sua prática com teares manuais. Espera-se assim, permitir a sua inserção no mundo do trabalho ou a obtenção de renda extra, e assim estimular a cidadania e autoestima com vistas ao desenvolvimento regional.

 

Curso: Internet e Redes Sociais aplicado à Comunidade e Terceira Idade

Coordenador: Paulo Henrique Santini

Resumo: O Curso busca proporcionar a inclusão digital, atualização e a sociabilidade para as pessoas da comunidade e da terceira idade, trabalhando com o uso da internet e das redes sociais. Dentre os principais assuntos a serem abordados no projeto estão: Promover a aproximação dos participantes com o computador, integrando-os com a sociedade, através da Informática e seus recursos (navegadores, e-mails, blogs e redes sociais), capacitando-os a utilizar os computadores no seu dia-a-dia; Levar o grupo a conhecer a Internet como fonte de pesquisa e curiosidades; Valorizar a participação do grupo nas trocas e relações promovidas pelos encontros, durante o aprendizado de Informática, possibilitando a oportunidade de manter contatos com outras pessoas, mesmo que de maneira virtual, buscando ampliar seus horizontes e expectativas e trocar correspondência eletrônica e utilizar recursos de comunicação instantânea.

 

Curso de Alfaiataria: Modelagem e Costura de Blazer

Coordenadora: Marialine Castelli Tognon

Resumo: O curso visa a integração com a comunidade através da oferta de um curso que contemple discentes da instituição e comunidade em geral. O Curso de Alfaiataria: Modelagem e Costura de Blazer objetiva qualificar os participantes para confeccionar peças sob medida utilizando a técnica da alfaiataria, aperfeiçoando assim o seu trabalho e estimulando a obtenção de renda extra.

 

Palestra bem viver: motivação e valorização para o trabalho

Coordenador: Alexandro Magno dos Santos Adário

Resumo: Esta ação caracteriza-se por ser uma ação de Coaching focada no desenvolvimento dos servidores municipais da educação, mais especificamente os técnicos-administrativos e terceirizados, a ser realizada no mês de fevereiro de 2018, como parte dos eventos de abertura do ano letivo das escolas municipais, no Centro Cultural 25 de Julho. O objetivo é enfatizar e conscientizar para importância do bem-estar individual para a motivação e valorização do trabalho, a importância do trabalho em equipe, do desenvolvimento pessoal e da relevância social, econômica e profissional de cada função técnico-administrativa no âmbito da educação. A atividade terá uma duração de aproximadamente 2 horas, considerando a palestra propriamente dita e a interação com o público-alvo.

 

Evento: Emprego em Foco – Carreiras e Profissões

Coordenador: Alexandro Magno dos Santos Adário

Resumo: A ação está concentrada na participação do IFRS Campus Erechim numa feira/evento promovido pela
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Erechim. A participação
ocorrerá na forma de palestras/oficinas e divulgação dos cursos do Campus Erechim ao público
participante, através da distribuição de material informativo e diálogo direto, solucionando dúvidas e
prestando esclarecimentos sobre a educação profissional e tecnológica oferecida na instituição. O
público-alvo são potenciais alunos de cursos regulares e de extensão.

 

Evento Educação Financeira 100 Anos de Erechim

Coordenador: Antonio Cesar dos Santos Esperança

Resumo: O evento é a Ação Cooperada sobre Planejamento Financeiro, a ser realizada no dia 28/4, na Praça da Bandeira. Também acontecerão outras atividades de integração, atrações culturais, mateada e brinquedos em uma realização da Prefeitura Municipal de Erechim e RBS TV. O evento é parte integrante das comemorações do Centenário de Erechim ao qual o IFRS foi convidado a participar.
Ao IFRS será reservado um local específico onde poderá ministrar formações, Uma delas será a palestra
“Planejamento financeiro Familiar”,para um público entre 20 e 50 pessoas da comunidade. O horário
previsto é das 10h às 12h.

 

Desfile Temático – 100 anos de Erechim

Coordenador: Alexandro Magno dos Santos Adário

Resumo: A ação está pautada pela participação do IFRS Campus Erechim no Desfile Temático em alusão à comemoração dos 100 anos de emancipação do município de Erechim, organizado pela Diretoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Erechim. A participação ocorrerá na forma de apresentação dos cursos e projetos do Campus Erechim ao público, visando reconstruir a história de participação do mesmo na educação, cultura e desenvolvimento econômico do município. Entre o público-alvo estão potenciais alunos de cursos regulares e de extensão, bem como empresários e entidades parceiras de possíveis projetos com a instituição.

 

Campanha Lar da criança de Erechim

Coordenador: Angelita Freitas da Silva

Resumo: O projeto visa desenvolver uma campanha de comunicação para arrecadação de doações para o Lar da Criança de Erechim. Neste sentido, os estudantes do quinto semestre do curso Superior de Tecnologia em Marketing foram desafiados a planejar uma campanha e criar materiais de divulgação da mesma, com auxílio da disciplina de Comunicação Integrada de Marketing e Marketing Digital. A campanha foi desenvolvida com o intuito de envolver a comunidade de Erechim e região na problemática enfrentada pelo Lar da Criança e auxiliar essa instituição com doações de itens considerando as reais necessidades levantadas junto à instituição. Além de planejar a divulgação, os estudantes também serão responsáveis por fazer a divulgação da campanha, tanto em meios físicos como via internet (utilizando as redes sociais), arrecadar as doações, fazer a triagem dos materiais recebidos, efetuar a entrega dos materiais à instituição beneficiada e relatar os resultados alcançados.

 

Dúvidas na elaboração de seu currículo? Podemos ajudar!

Coordenador: Fernanda Zatti

Resumo: O currículo pode ser decisivo para que o candidato seja convidado para participar de um processo de seleção ou entrevista numa oportunidade de trabalho. Assim, por meio da ação proposta, pretende-se apresentar orientações e esclarecer dúvidas quanto à elaboração de currículos aos participantes da Ação Cooperada, atividade que disponibilizará serviços diversos à comunidade de Erechim. Para mais, objetiva-se ainda promover um espaço de integração entre o IFRS – Campus Erechim e a comunidade.

 

IFRS no Fashion Revolution 2018

Coordenador: Fernanda Theisen

Resumo: O Movimento Fashion Revolution Week desenvolve ações mobilizando ao consumo consciente das roupas e incentivando os consumidores a questionarem: Quem fez minhas roupas? Sendo assim, o objetivo deste projeto é mobilizar a região do Alto Uruguai Gaúcho a reflexão do consumo consciente e valorização da produção regional, uma vez que a moda pode ser feita de maneira segura, limpa e bonita, onde a criatividade, a qualidade, o ambiente e as pessoas são considerados igualmente importantes. Em parceria com o movimento Fashion Revolution os cursos da área da moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS – Campus Erechim participarão do Projeto Bandeira de Retalhos, no qual será feita a co-criação de uma bandeira confeccionada a partir de resíduos têxteis, uma exposição etinerante com informações da cadeia produtiva do setor, um bazar de trocas enfatizando o consumo consciente. Assim, espera-se tornar as pessoas mais reflexivas para o consumo consciente.

 

Elaboração de Pizza e Massa Folhada

Coordenadora:  Valeria Borszcz

Resumo: Produtos elaborados com farinha de trigo são muito consumidos na região sul do país e alguns produtos do setor da panificação exigem tecnologia especializada no seu processo, como é o caso da elaboração de pizzas e massas folhadas. Para capacitar produtores/manipuladores neste segmento será oferecido no dia 15/06/2018 um minicurso, com duração de 4 horas, sobre elaboração de pizzas e massas folhadas. Esse evento faz parte do projeto de extensão ‘Capacitação sobre Elaboração Artesanal de Produtos de Panificação aos Produtores da Agricultura Familiar da Região do Alto Uruguai’. O curso será ministrado por um técnico especializado, representante da empresa Moinho Nordeste e realizado na Usina-Piloto de Panificação, do IFRS-Campus Erechim, seguindo as normas de Boas Práticas de Fabricação.

 

Fabricação Artesanal de Panetone Salgado e Cuca

Coordenadora:  Valeria Borszcz

Resumo:Panetone e cuca são produtos que utilizam o processo de fermentação biológica. A cuca é um produto muito consumido no sul do país devido às tradições germânicas, já o panetone salgado é um produto diferenciado que poucos conhecem seu processo de fabricação. Incentivando a elaboração de produtos diferenciados, será oferecido no dia 14 de junho de 2018 um minicurso, com duração de 4 horas, sobre produção artesanal de panetone e cuca. Esse evento faz parte do projeto de extensão ‘Capacitação sobre Elaboração Artesanal de Produtos de Panificação aos Produtores da Agricultura Familiar da Região do Alto Uruguai’. O curso será ministrado por um técnico especializado, representante da empresa Moinho Nordeste e realizado na Usina-Piloto de Panificação, do IFRS-Campus Erechim, seguindo as normas de Boas Práticas de Fabricação.

 

Curso: Costura Básica Industrial

Coordenadora:  Vânia Goellner dos Santos Fante

Resumo: A Integração entre o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Alto Uruguai (SINDIVEST) e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Erechim visa através da oferta de cursos de costura industrial básica qualificar pessoas interessadas em trabalhar com a confecção de artigos do vestuário e inserir estes profissionais no mercado de trabalho para que assim hajam novas perspectivas de geração de renda e fortalecimento do setor de vestuário na região do Alto Uruguai.

 

Evento: Dia do Desafio- Campus Erechim

Coordenadora:  Milene Mecca Hannecker

Resumo:  A proposta do DIA DO DESAFIO é a de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades. A competição é apenas estímulo à participação, o objetivo principal é a conscientização em massa da população, da importância, dos benefícios e de como é simples praticar atividades físicas regularmente. No IFRS Campus Erechim, o Dia do Desafio vêm para que os envolvidos (servidores e alunos) exercitem a integração social, o espírito comunitário, além de aprenderem um pouco mais sobre a importância dos cuidados pessoais em relação a corpo e mente saudáveis no ambiente de trabalho e estudos. Aprenderão como cuidar de si com pequenos exercícios de relaxamento e alongamento, os quais poderão realizar sozinhos para prevenção de lesões e/ou desgastes musculares causados pelos movimentos repetitivos do dia a dia.

 

Evento: A Política da Extensão para o IFRS Campus Erechim

Coordenadora:  Marlova Balke

Resumo: A Extensão é a forma de articulação entre o saber acadêmico e a sociedade, por meio de diversas ações. Como o próprio nome já diz, é estender a academia para além dos seus muros, interagindo com a comunidade, visando a troca de saberes. Logo, ao verificar a importância extensão na qualidade do ensino público e gratuito no Campus Erechim do Instituto Federal , e procurando ampliar horizontes dentro da educação, esta proposta é apresentada para o público interno do Campus, assim como para a comunidade externa, através de uma palestra explicitando a política extensionista que foi estabelecida através do Plano Nacional de Educação, sendo desta forma uma âncora para a realização de atividades extensionistas na região do Alto Uruguai Gaúcho. Cabe destacar que a palestra ocorrerá no dia 09 de julho de 2018 no Auditório II do Campus Erechim, sendo ministrada pela Pró-Reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti, com o objetivo de ‘incentivar a comunidade acadêmica e externa, na participação de ações de extensão diante da Política de Extensão do IFRS’.

 

Evento: Arraiá da Diversidade

Coordenadora:  Natálie Pacheco Oliveira

Resumo: O Arraiá da Diversidade promovido pelo NEPGS Campus Erechim, em sua terceira edição e em conjunto com a Rua Feira Cultural, pretende continuar a discussão sobre as diversidades sociais e culturais na cidade de Erechim de forma lúdica e didática, promovendo o entendimento quanto às questões de valorização e entendimento dos vários grupos que compõem a sociedade.

 

Curso: Elaboração artesanal de produtos de panificação e confeitaria

Coordenadora:  Valéria Boszcz

Resumo: A elaboração de produtos da área de panificação e confeitaria exige a utilização de técnicas e habilidades, que podem ser adquiridas através da participação em cursos de aperfeiçoamento. Conhecer novas fórmulas, aprender o completo processo de elaboração e conservação de alimentos e acompanhar as técnicas exigidas para cada tipo de produto são os objetivos a serem alcançados, pelos participantes,
neste tipo de evento. Incentivando a formação continuada de produtores rurais e a melhoria de qualidade dos alimentos serão oferecidos, nos dias 07, 08 e 09 de agosto, cursos de curta duração sobre elaboração artesanal de pães especiais, bolos, cucas, massas e salgados. Estes minicursos práticos serão realizados na Usina-Piloto de Panificação do IFRS-Campus Erechim, no turno da tarde, com duração total de 12 horas. Nestes dias serão disponibilizados três módulos diferentes, com os seguintes temas: pães especiais (módulo 1, dia 07/08, das 13h30min às 17h30min), bolos e cucas (módulo 2, 08/08, das 13h30min às 17h30min) e massas e salgados (módulo 3, 09/08, das 13h30min às 17h30min). O manipulador/produtor de alimentos, envolvido com a agricultura familiar, poderá se inscrever no(s) módulo(s) que lhe interessar.

 

Projeto: Feira das Cooperativas

Coordenador:  Sidnei Dal`Agnol

Resumo: O projeto consiste na criação e operacionalização de uma feira para comercialização de produtos alimentícios, será utilizado um espaço físico dentro do Campus Erechim do IFRS e uma feira online, na forma online os produtos são selecionados virtualmente e retirados presencialmente. A produção comercializada será preferencialmente de produtos orgânicos ou agroecológicos e de outros produtos industrializados por agroindústrias familiares que fazem parte de cooperativas familiares.  A comercialização será realizada apenas pelas cooperativas que já possuem um histórico de acompanhamento pela EMATER/RS – ASCAR e pelo IFRS – Campus Erechim, principalmente em cursos específicos oferecidos pelo IFRS para qualificação das cooperativas.  Participarão no processo de construção e operacionalização deste projeto, servidores e estudantes das áreas de Gestão, Informática e Alimentos, juntos contribuindo para desenvolvimento das ações em benefícios da agricultura familiar, da educação e dos consumidores.  As cooperativas que aderirem a feira possibilitarão como contrapartida, acesso a informações previamente negociadas em que o Instituto Federal tenha interesse para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. As cooperativas assim como os empreendimentos dos produtores cooperados possibilitarão acesso para visitação técnica e outros trabalhos previamente acordados entre as partes, com isso abrindo possibilidade de realização de práticas para os estudantes dos cursos regulares oferecidos pelo IFRS.  Com a realização deste projeto será criado um canal de acesso inovador para comercialização de alimentos de qualidade para população em geral, criando vantagens para todas as partes envolvidas. Também pretende-se fortalecer as organizações cooperativas envolvidas no projeto.

 

Curso: Curso de Libras

Coordenador:  Sabina

Resumo: A Língua Brasileira de Sinais foi oficializada através da Lei Federal 10.436, de 24 de abril de 2002, e com ela, benefícios significativos para a comunidade surda. É a língua utilizada pela comunidade surda para a comunicação com os ouvintes. Atribui-se a denominação de língua por ser composta de níveis linguísticos: morfológico, sintático e semântico. Seu diferencial é o fato de ser de modalidade visual–espacial. Nesse sentido, evidencia-se que a língua de sinais é a forma de comunicação com grande potencial, pois, de acordo com as vivências e experiências de quem conhece e convive com os surdos, torna-se essencial para a conquista de sua independência. Sendo assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Câmpus de Erechim estima a oferta de mais um curso Básico de Libras para a comunidade em geral.

 

Evento: Fabricação Artesanal de pães

Coordenadora:  Valéria Boszcz

Resumo:  Os consumidores cada vez mais estão preocupados com a procedência daquilo que consomem, buscando produtos diferenciados e menos industrializados. Uma alternativa para atender esse público é a produção artesanal fabricada pela agricultura familiar e ofertada nas feiras de produtor, como as realizada na região do Alto Uruguai/RS. Incentivando esse público será oferecido no dia 14 de junho de 2018 um minicurso, com duração de 4 horas, sobre produção artesanal de pães variados. Esse evento faz parte do projeto de extensão ‘Capacitação sobre Elaboração Artesanal de Produtos de Panificação aos Produtores da Agricultura Familiar da Região do Alto Uruguai’. O curso será ministrado por um técnico especializado, representante da empresa Moinho Nordeste e realizado na Usina-Piloto de Panificação, do IFRS-Campus Erechim, seguindo as normas de Boas Práticas de Fabricação.

 

Curso: Curso de Mecânica Automotiva-nível básico-13° BPM Erechim RS

Coordenadora:  Enildo de Oliveira

Resumo: Atualmente o 13º Batalhão da Brigada Militar situada na cidade de Erechim, além de seu pessoal especializado e armamento, conta com o uso de diversos modelos de veículos (viaturas) para o policiamento de toda a região do Alto Uruguai. E para que o policiamento alcance seus objetivos estratégicos junto a segurança pública, a boa manutenção destas viaturas é de suma importância. Uma vez que a boa manutenção irá garantir que as viaturas estarão sempre disponíveis para o policiamento e ao atendimento das ocorrências policiais. Além disso, os policiais que serão os motoristas das viaturas, além da boa habilidade ao volante, devem também ter bons conhecimento compõem um automóvel. E estes conhecimentos irão contribuir para uma condução racional da viatura aumentando a sua vida útil de uso, a diminuição dos custos de manutenção e por consequência o aumento da confiabilidade das viaturas que que fazem parte da frota do 13º Batalhão da Brigada Militar em Erechim. E a finalidade do curso de extensão proposto é de contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos técnicos dos policiais que irão conduzir as viaturas e ao mesmo tempo contribuir a longo prazo para a redução dos custos de manutenção por parte do do 13º Batalhão da Brigada Militar em Erechim. E o mais importante, garantir uma maior disponibilidade das viaturas nas as ações em prol da segurança pública.

 

Curso: Marketing  digital para organizações de pequeno porte

Coordenadora:  Sidnei Dal Agnol

Resumo: O marketing digital surgiu na década de 90 e vem mudando a maneira como as empresas utilizam a tecnologia. As grandes organizações conseguem realizar investimentos significativos na área de marketing, incluindo o marketing digital, algo que muitas organizações de pequeno porte não conseguem fazer ou por falta de recursos ou mesmo de entendimento sobre a importância do tema. Ao propor a realização de um curso de 32 horas, sobre marketing digital, que é direcionado às organizações de pequeno porte, busca-se contribuir para difusão de conhecimentos sobre marketing digital junto aos participantes, fortalecendo essas organizações e melhorando as chances de sobrevivência ou mesmo melhorando o desenvolvimento delas.  O curso destina-se a pessoas que tenham interesse sobre o tema, que pertençam a organizações de pequeno porte e que disponham de tempo, para dirigir-se ao campus Erechim do IFRS, também são disponibilizadas algumas vagas para estudantes e servidores da instituição promotora.  Atualmente parcela significativa dos consumidores de serviços e produtos, antes de concretizarem a compra, buscam informações no meio digital, principalmente na internet, este aspecto dá uma ideia sobre a importância de proporcionarmos acesso a este tipo de conhecimento a este público específico.

 

Evento: Dúvidas na elaboração do seu currículo? Podemos ajudar!

Coordenadora:  Fernanda Zatti

Resumo: O currículo pode ser decisivo para que o candidato seja convidado para participar de um processo de seleção ou entrevista numa oportunidade de trabalho. Assim, por meio da ação proposta, pretende-se apresentar orientações e esclarecer dúvidas quanto à elaboração de currículos aos participantes da Ação Cooperada, atividade que disponibilizará serviços diversos à comunidade de Erechim. Para mais, objetiva-se ainda promover um espaço de integração entre o IFRS – Campus Erechim e a comunidade

 

Evento: Boas Práticas de Fabricação na Agricultura Familiar

Coordenadora:  Valéria Borszcz

Resumo: As regras de boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos devem ser seguidas por qualquer estabelecimento e, tem por objetivo garantir que a qualidade e a sanidade sejam mantidas ao longo do processo. O não cumprimento dos regulamentos e procedimentos, que norteiam o assunto sobre alimentos seguros, possivelmente causarão problemas à saúde do consumidor e a depreciação do nome do fabricante. Frente a isso, propõem-se oferecer um evento de curta duração (3 horas) aos produtores/manipuladores de alimentos envolvidos na agricultura familiar. O evento será realizado no dia 18 de setembro de 2018, das 19 h às 22 h e abordará temas que abrangerão os requisitos gerais e
essenciais de higiene e de boas práticas de fabricação de alimentos oferecidos consumo humano, tais
como: microbiologia de alimentos; higiene pessoal, saúde e comportamento do manipulador; higienização do utensílios, equipamentos e superfícies e Boas Práticas de Fabricação.

 

Curso: Curso de Costura Básica com grupo de Estrangeiros  em Erechim

Coordenadora:  Rosiane Serrano

Resumo: Este curso de costura básica industrial visa qualificar grupo de estrangeiros residentes no município de Erechim, em especial os haitianos, senegaleses e ganeses que estejam interessados em trabalhar com a confecção de artigos do vestuário. Além disso, este curso oportuniza a inserção destes profissionais no mercado de trabalho, objetivando novas perspectivas de geração de renda e fortalecimento do setor de vestuário na região do Alto Uruguai. Bem como, gerar possibilidades de renda própria para seu sustento e contribuindo assim com a qualidade de vida na cidade de Erechim.

 

Curso: Costura Básica Industrial

Coordenadora:  Natálie Pacheco Oliveira

Resumo: A Integração entre o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Alto Uruguai (SINDIVEST) e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Erechim visa através da oferta de cursos de costura industrial básica qualificar pessoas interessadas em trabalhar com a confecção de artigos do vestuário e inserir estes profissionais no mercado de trabalho para que assim hajam novas perspectivas de geração de renda e fortalecimento do setor de vestuário na região do Alto Uruguai

 

Curso: Intervenção de carreira no ensino superior:uma proposta em contexto de uma Empresa Júnior

Coordenadora: Fernanda Zatti

Resumo: Este trabalho descreve a proposta da realização de uma intervenção de carreira no contexto de uma Empresa Júnior (EJ). Objetiva-se, por meio desta ação, promover espaços de reflexão sobre a construção das trajetórias profissionais de discentes membros da EngTech Jr – Soluções Ambientais, Empresa Júnior do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim,  auxiliando na construção do planejamento de carreira com base no autoconhecimento e na exploração das possibilidades profissionais, buscando, a partir disso a instrumentalização para a inserção profissional. A ação será realizada por meio de técnicas de dinâmica de grupo, tarefas de pesquisa e atividades expositivas. Cada modalidade de atividade será realizada conforme suas especificidades, de acordo com o cronograma previsto. Serão realizados quatro encontros presenciais com duração aproximada de 3 horas. Durante os encontros serão abordados temas como desenvolvimento de carreira e trajetória acadêmica, autoconhecimento, exploração do mercado de trabalho, inserção profissional e estratégias e ferramentas para a construção do planejamento de carreira.

 

Curso: Informática básica e softwares de leitura de tela para deficientes visuais atendidos  pela Associação dos Deficientes Visuais de Erechim-ADEVE

Coordenador: Paulo Santini

Resumo: O curso de informática básica e softwares de leitura de tela para deficientes visuais atendidos pela Associação dos Deficientes Visuais de Erechim – ADEVE foi proposto a partir de uma demanda
apresentada pela instituição ao Campus Erechim do IFRS. Esta ação de extensão tem como objetivo
realizar aulas de informática básica para deficientes visuais, pessoas cegas e/ou com baixa visão,
promovendo a inclusão digital, a atualização e a sociabilidade, trabalhando com softwares livres, o uso da internet e das redes sociais. As aulas serão ministradas em diversos encontros, sendo que, inicialmente, serão realizados alguns processos metodológicos, para o levantamento dos conhecimentos prévios dos participantes e seus interesses. O projeto oferece uma capacitação em softwares para leitura de tela (Dosvox e NVDA) que permitem acessar os recursos básicos do computador, inclusive o acesso à Web. Além disso, serão apresentados recursos do próprio sistema operacional do Windows, explanando
conteúdos no que diz respeito aos componentes físicos de um computador e sua utilidade. Ao promover a aproximação dos participantes com o computador, integrando-os à sociedade através da Informática e
seus recursos, esta ação pretende capacitá-los para a utilização de computadores e smartphones no seu
dia-a-dia, valorizando a participação do grupo nas trocas e relações promovidas pelos encontros, bem
como, oportunizar o contato com outras pessoas de forma virtual, ampliando sua rede de relações com a
utilização de recursos de comunicação instantânea.

 

Evento: VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e Mostra cultural e tecnológica

Coordenador: Marlova Elizabete Balke

Resumo: O presente evento é uma ação de extensão de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico cujo objetivo é contribuir para a difusão do conhecimento científico produzido nas dimensões do  ensino, da pesquisa e da extensão, através de um espaço acadêmico que permita a divulgação, promoção, discussão e acompanhamento dos projetos desenvolvidos por servidores e estudantes do  IFRS, bem como da comunidade local e regional. Especificamente, objetiva estimular, os bolsistas e estudantes voluntários a apresentarem seus projetos de ensino, pesquisa e extensão com a finalidade de promover a iniciativa, a criatividade e a inovação, assim como a preocupação com o meio no qual estão inseridos. Este evento envolverá a comunidade interna e externa em sessões de apresentações orais de projetos de ensino, pesquisa e extensão e oficinas ofertados por servidores convidados. Os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão deverão estar relacionados aos Projetos cadastrados no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj) do IFRS, cuja submissão e apresentação serão realizadas pelos bolsistas dos respectivos projetos. As atividades de ensino também se referem a toda e qualquer ação realizada em sala de aula envolvendo produção científica e tecnológica, cujo estudante e seu professor tenham interesse em divulgar à comunidade. Os trabalhos dos discentes do IFRS – Campus Erechim serão avaliados por banca examinadora composta por membros convidados. Os participantes serão certificados de acordo regras do
regimento do evento.

 

Evento: A magia do Natal na elaboração de produtos artesanais de panificação

Coordenador: Valéria Borszcz

Resumo: O dia de Natal é um momento de confraternização entre familiares e amigos, muito comemorado por várias nações, em que as pessoas se reúnem para festejar e consumirem receitas famosas, principalmente durante a ceia natalina. A relação das atividades artesanais no estímulo às práticas de desenvolvimento local no país incentiva a formação continuada de produtores rurais, visando a melhoria de qualidade dos alimentos produzidos. Para que os produtos da agricultura familiar possam fazer parte deste período de confraternização, aliando ao seu desenvolvimento à nível de agroindústria, serão oferecidos, nos dias 07 e 08 de novembro, cursos de curta duração sobre elaboração artesanal de
produtos alimentares, com temas natalinos. Os minicursos práticos serão realizados na Usina-Piloto de
Panificação do IFRS-Campus Erechim, no turno da tarde, com duração total de 8 horas, seguindo as
normas de segurança alimentar. Serão disponibilizados dois módulos com temas diferentes: biscoitos
(módulo 1, dia 07/11, das 13h30min às 17h30min) e panetones e pães doces (módulo 2, 08/11, das
13h30min às 17h30min). O manipulador/produtor de alimentos, envolvido com a agricultura familiar,
poderá se inscrever no(s) módulo(s) que lhe interessar. Esta ação tem como propósito didático, isto é, que os participantes sejam capazes de compreender os princípios gerais de cada ingrediente específico e
possam testá-los em qualquer formulação, visando assim ampliar a gama de produtos ofertados aos
consumidores pelas suas agroindústrias.

 

Curso:  Treinamento sobre Reaproveitamento de Alimentos e Elaboração de Hortas Urbanas para Merendeiras da Rede Pública Estadual de Abrangência da 15ª CRE

Coordenador: Luiza Pieta

Resumo: Atualmente, existe um grande estímulo para o desenvolvimento de hortas urbanas em ambientes escolares. Além de proporcionarem o cultivo de frutas e hortaliças a serem utilizadas no preparo de merendas, as hortas escolares podem ser importantes ferramentas para o ensino interdisciplinar. Pode-se dizer que elas se inserem tanto na educação ambiental como na educação alimentar, permitindo a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Ainda, o reaproveitamento de alimentos se insere como uma importante temática em educação alimentar. Trata-se de uma importante prática que combate a escassez de alimentos através do consumo de partes destes que muitas vezes são descartadas, mesmo possuindo alta qualidade nutricional. Os tópicos a serem abordados neste treinamento foram solicitados pela 15ª Coordenadoria Regional de Educação, assim como pelas suas merendeiras escolares. Sendo assim, os principais objetivos deste curso de extensão são ensinar técnicas para elaboração de hortas escolares e uso da compostagem, além de repassar às merendeiras escolares informações acerca do valor nutricional e sugestões de preparações alimentícias com subprodutos para melhor aproveitamento das matérias-primas alimentícias disponíveis.

 

Curso:  Costura Industrial

Coordenador:Patrícia Cristina Nienov Weber

Resumo: A Integração entre o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Alto Uruguai (SINDIVEST) e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Erechim visa através da oferta de cursos de costura industrial básica qualificar pessoas interessadas em trabalhar com a confecção de artigos do vestuário e inserir estes profissionais no mercado de trabalho para que assim hajam novas perspectivas de geração de renda e fortalecimento do setor de vestuário na região do Alto Uruguai.

 

Curso:  Participação do Campus Erechim- IFRS na FRINAPE ‘100 Anos’

Coordenador: Alexandro Magno dos Santos Adário

Resumo: A ação está pautada pela participação do Campus Erechim do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia na FRINAPE, Feira sazonal do município de Erechim, em alusão à comemoração dos 100 anos de emancipação do município de Erechim, organizado pela Diretoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Erechim. A participação ocorrerá na forma de apresentação dos cursos e projetos de ensino, pesquisa e extensão e dos Núcleos do Campus Erechim ao público, visando reconstruir a história de participação do mesmo na educação, cultura e desenvolvimento econômico do município. Entre o público-alvo estão potenciais estudantes de cursos regulares e de extensão, bem como comunidade externa e instituições educacionais da região.

 

Ações de anos anteriores:

Fim do conteúdo