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Fluxo Contínuo


É a modalidade de atividade de extensão universitária que visa aplicação e socialização para a comunidade interna e externa, com práticas e descobertas científicas, realização de ações como: projetos, cursos, palestras, prestação de serviços e treinamentos de média e longa duração.

 

Ações de 2020

Curso Básico de Libras – IFRS Campus Erechim

Coordenadora: Juliana Carla Girotto

Resumo: Segundo informações do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, no Brasil existem mais de nove milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desses, mais de dois milhões apresentam deficiência auditiva severa e cerca de um milhão deles são jovens de até 19 anos de idade. Isso significa que deveriam estar em escolas ou universidades , o que implica a necessidade de se pensar em propostas e ações educativas e sociais que sejam, de fato, inclusivas. O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Lei n 10. 436, de 24 de abril de 2002, como língua oficial, no Brasil, foi um marco na história das comunidades surdas. A partir daí muitos outros direitos vêm sendo conquistados pelos sujeitos surdos, tudo isso, tem dado maior visibilidade tanto para a Língua Brasileira de Sinais, como para a comunidade surda e sua cultura. A partir dessas considerações, torna-se importante propormos ações para efetivarmos a inclusão dos sujeitos surdos e oferecermos a comunidade ouvinte a oportunidade de aprender uma nova língua (Libras) e o convívio com os sujeitos surdos. Nesse sentido o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- Campus Erechim, estima a oferta de um curso de Libras para a comunidade externa, atendendo a demanda dos interessados nesse tipo de formação.

 

Curso de Matemática Financeira EAD

Coordenadora: Marlova Elizabete Balke

Resumo: O curso tem como escopo Capacitar os estudantes para utilizar a matemática financeira em operações no seu cotidiano, pois este tema está cada dia mais presente na vida das pessoas tornando-se um instrumento importante para tomada de decisões. Ele utiliza como base o material ‘Matemática Financeira’, produzido pela professora Regiane Janaina Silva de Menezes, para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 5 unidades, totalizando 60 horas. No texto disponível em cada unidade materiais complementares de livros didáticos. Para cada aula, o cursista encontrará atividades de aprendizagem que auxiliarão na reflexão sobre o conteúdo visto. Após realizar todas atividades de aprendizagem, uma avaliação final será disponibilizada. Para aprovação no curso, você deverá obter aproveitamento igual ou superior a 70% nesta avaliação final.

 

Curso de Capacitação de Boas Práticas nos Serviços de Alimentação Escolar

Coordenadora: Josiane Kilian

Resumo: A Segurança de Alimentos refere-se à garantia da qualidade dos alimentos comercializados, desde as etapas de manipulação e preparo até o consumo destes. Ou seja, os mesmos devem ser saudáveis, livres de perigos, ou seja, sem a presença de contaminantes químicos (como resíduos de agrotóxicos e metais pesados), físicos (partes de pedras e insetos, por exemplo) e biológicos (como bactérias), e não devem causar danos à saúde ou integridade do consumidor. É de extrema importância a garantia de uma alimentação com qualidade tanto microbiológica quanto nutricional a todos os indivíduos, e tratando-se de crianças em idade escolar, os cuidados devem ser maiores. Além dos alimentos auxiliarem no seu crescimento e desenvolvimento, a presença de microrganismos patogênicos nos alimentos ingeridos por estas crianças torna-se um grande risco à sua saúde, uma vez que tratam-se de indivíduos com baixa imunidade. Dessa forma, faz-se necessário o treinamento sobre Boas Práticas nos serviços de Alimentação Escolar.

 

Exposição na Feira Expodireto Cotrijal

Coordenadora: Marlova Elizabete Balke

Resumo da Proposta: O IFRS Campus Erechim participará da Expodireto Cotrijal, pois é uma das maiores feiras do agronegócio internacional, a qual tem como foco tecnologia e negócios. Desta forma o objetivo da exposição do Campus Erechim, com demais campi é divulgar os cursos e projetos de ensino, pesquisa e extensão do Campus, além de conhecer o desenvolvimento do setor produtivo com as informações, e as tecnologia apresentadas por outros órgãos de pesquisa ou empresas privadas, tendo também oportunidade de participar dede importantes debates ligados ao meio rural.

 

Ações para o Dia da Mulher

Coordenadora: Priscila Gil Wagner

Resumo da Proposta: O projeto consiste em um conjunto de ações para conscientizar as comunidades acerca do dia da mulher. Teremos 3 ações específicas:
– Valorização de mulheres através de redes sociais.
– Panfletos explicativos sobre o dia da mulher.
– Curso de Mecânica automotiva básica.

 

Curso Educação Física Escolar, Currículo e Conhecimento

Coordenador: Ivan Carlos Bagnara

Resumo da Proposta: A Educação Física Escolar (EFE), na contemporaneidade, tem sido concebida (pelos marcos legais e referenciais teóricos da área) como uma disciplina que possui saberes a ensinar e conhecimentos específicos a produzir. Os referenciais curriculares (Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Referencial Curricular Gaúcho – RCG) apontam para esse prisma. No entanto, há evidências (teóricas e práticas) de que os professores que atuam com a EFE atualmente estão encontrando dificuldades para pensar e desenvolver a disciplina nesta nova perspectiva, motivo pelo qual propõe-se esta ação. Assim, objetiva-se, de maneira geral, desenvolver debates e problematizações acerca da EFE enquanto uma disciplina escolar responsável pela produção de saberes específicos e multidimensionais, tensionando-a com os marcos legais (BNCC e RCG) e com a literatura da área. Poderão participar docentes com formação em Educação Física (EF) que atuam em escolas públicas e particulares, bem como acadêmicos do curso de Licenciatura em EF. Assim, para o desenvolvimento desta ação, serão realizados encontros quinzenais, durante o ano de 2020, para apresentação, discussão e debates de temas específicos e, por fim, a realização de sistematizações teóricas, com produção textual dos participantes com intuito de elaborar um currículo da EFE para a Educação Básica. Espera-se que, ao final, os participantes desenvolvam maior clareza acerca dos elementos que permeiam a “nova EFE”, contribuindo para a elaboração e desenvolvimento de projetos educativos articulados com os referencias curriculares da área. Além disso, há boas perspectivas para a publicação de produções teóricas provenientes da colaboração entre os participantes e coordenação da ação.

 

Educação em Debate II – 2020

Coordenador: Ivan Carlos Bagnara

Resumo da Proposta: A educação escolar, na contemporaneidade, necessita ser concebida na perspectiva sociocultural, ou seja,como algo que, por influenciar diretamente na realidade do mundo e na vida das pessoas, deve ser problematizada de forma multidimensional. Nesse sentido, este projeto objetiva desenvolver debates e problematizações acerca de temáticas contemporâneas vinculadas à educação escolar; estimular a reflexividade acerca de temáticas fundamentais para os processos didático-pedagógicos escolares e contribuir para melhorar a compreensão de elementos relacionados à educação escolar numa perspectiva política (responsabilidade social da escola e da educação escolar). Metodologicamente, as atividades desenvolvidas durante a realização do projeto adquirem características de aulas invertidas, em que o palestrante disponibiliza previamente textos para leitura e familiarização com os conceitos que serão aprofundados e debatidos durante a realização das palestras. Espera-se que o desenvolvimento do projeto auxilie os professores participantes a melhor compreender as relações entre a educação escolar e a constituição de uma sociedade republicana e democrática.

 

Dia internacional contra a discriminação racial

Coordenador: Miguelângelo Corteze

Resumo da Proposta: O evento está direcionado a refletir sobre o dia internacional contra a discriminação racial com estudantes, educadores e comunidade externa. Para tanto será organizada uma exposição de fotos durante a semana toda, aberta também para a comunidade Além da apresentação da temática específica com ‘Apropriação
cultural’ e ‘Influência da moda nos cabelos crespos/racismo’ para turmas do IFRS interessadas no tema, como o Ensino Médio Integrado e o curso Superior de Desing de modas.

 

Marketing digital para potencialização de feira virtual da agricultura familiar

Coordenador: Sidnei Dal Agnol

Resumo: Busca-se criar e manter canais de comunicação que gerem fluxo e engajamento de clientes no sistema de
comercialização virtual criado pelo IFRS – Campus Erechim, que será gerenciado pela Central de Cooperativas – CECAFES, buscando com isso, gerar maior conversão de vendas e viabilização do novo canal de comercialização adotado pela cooperativa. Com o presente projeto está se contribuindo com a agricultura familiar da região do Alto Uruguai Gaúcho, com o cooperativismo e com os consumidores do município de Erechim que receberão nas suas casas os alimentos. A contribuição deste projeto também ganha importância em tempos de combate ao vírus
Covid-19, pois fortalece a ideia de receber alimentos em casa, diminuindo a necessidade de ir ao mercado
e ser expor em um ambiente de maior risco de contaminação. O projeto abri possibilidade para estudantes de marketing do IFRS- Campus Erechim, terem uma melhor visão sobre o marketing digital, e inclusive colaborar com sugestões de melhorias, além de produzirem conteúdos relevantes para utilização nas redes sociais construídas. As redes sociais construídas contribuirão para coleta e análise de dados dos consumidores de Erechim/RS, proporcionando condições para entender melhor o comportamento do consumidor de alimentos da agricultura familiar.

 

Cultura Surda E Língua Brasileira de Sinais

Coordenadora: Marlova Elizabete Balke

Resumo: O curso de Educação à Distância sobre a cultura surda, tem como escopo oferecer aos cursistas conhecimentos básicos acerca da surdez, da cultura da comunidade surda, das identidades surdas e da Língua Brasileira de Sinais, pois este tema está cada dia mais presente na vida das pessoas e com a expansão das políticas públicas inclusivas cada vez mais será necessário mudanças no nosso olhar para com o outro diferente. O curso utiliza como como base materiais coletados em diferentes plataformas, contribuições de autores e pesquisadores da área, além de vídeos produzidos pela TV INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). O curso que é ofertado EaD, está dividido em seis aulas, em que foi definido por módulo, totalizando desta forma 20 horas. Em cada módulo apresenta-se textos sobre o tema abordado, como também em alguns apresenta-se vídeos para aprofundamento do tema e prática da Língua. Após o estudo do material disponibilizado em cada modulo, ao final do curso EaD será disponibilizada uma avaliação final.

 

Marketing para cooperativas da agricultura familiar do Rio Grande do Sul

Coordenador: Sidnei Dal Agnol

Resumo: O projeto propõe ações entre Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sula
(IFRS) – Campus Erechim e EMATER/RS – ASCAR para construção de conhecimentos sobre marketing, em especial sobre marketing digital aplicado as cooperativas da agricultura familiar, com o objetivo de contribuir para melhoria no posicionamento de marketing das cooperativas. Para alcançar o objetivo do projeto, propõe-se trabalhar ações para contribuir no aumento do conhecimento de aproximadamente 30 extensionistas rurais da EMATER/RS – ASCAR, que atuam em 7 unidades de cooperativismo espalhadas pelo Estado. Com o trabalho será beneficiado direta ou indiretamente 160 cooperativas da agricultura familiar e seus mais de 36.000 associados. Serão realizados durante a vigência do projeto: webconferências e produção de material digital sobre marketing, entre outras atividades que podem ser viabilizadas no transcorrer do processo. As ações serão organizadas pela área de Gestão e Negócios do IFRS – Campus Erechim e parceria com os gestores da EMATER/RS – ASCAR.

 

Ações de anos anteriores:

 

Última atualização em 31/05/2020

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