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Fluxo Contínuo


É a modalidade de atividade de extensão universitária que visa aplicação e socialização para a comunidade interna e externa, com práticas e descobertas científicas, realização de ações como: projetos, cursos, palestras, prestação de serviços e treinamentos de média e longa duração.

 

Ações de 2020

Curso Básico de Libras – IFRS Campus Erechim

Coordenadora: Juliana Carla Girotto

Resumo: Segundo informações do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, no Brasil existem mais de nove milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desses, mais de dois milhões apresentam deficiência auditiva severa e cerca de um milhão deles são jovens de até 19 anos de idade. Isso significa que deveriam estar em escolas ou universidades , o que implica a necessidade de se pensar em propostas e ações educativas e sociais que sejam, de fato, inclusivas. O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Lei n 10. 436, de 24 de abril de 2002, como língua oficial, no Brasil, foi um marco na história das comunidades surdas. A partir daí muitos outros direitos vêm sendo conquistados pelos sujeitos surdos, tudo isso, tem dado maior visibilidade tanto para a Língua Brasileira de Sinais, como para a comunidade surda e sua cultura. A partir dessas considerações, torna-se importante propormos ações para efetivarmos a inclusão dos sujeitos surdos e oferecermos a comunidade ouvinte a oportunidade de aprender uma nova língua (Libras) e o convívio com os sujeitos surdos. Nesse sentido o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- Campus Erechim, estima a oferta de um curso de Libras para a comunidade externa, atendendo a demanda dos interessados nesse tipo de formação.

 

Curso de Matemática Financeira EAD

Coordenadora: Marlova Elizabete Balke

Resumo: O curso tem como escopo Capacitar os estudantes para utilizar a matemática financeira em operações no seu cotidiano, pois este tema está cada dia mais presente na vida das pessoas tornando-se um instrumento importante para tomada de decisões. Ele utiliza como base o material ‘Matemática Financeira’, produzido pela professora Regiane Janaina Silva de Menezes, para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 5 unidades, totalizando 60 horas. No texto disponível em cada unidade materiais complementares de livros didáticos. Para cada aula, o cursista encontrará atividades de aprendizagem que auxiliarão na reflexão sobre o conteúdo visto. Após realizar todas atividades de aprendizagem, uma avaliação final será disponibilizada. Para aprovação no curso, você deverá obter aproveitamento igual ou superior a 70% nesta avaliação final.

 

Curso de Capacitação de Boas Práticas nos Serviços de Alimentação Escolar

Coordenadora: Josiane Kilian

Resumo: A Segurança de Alimentos refere-se à garantia da qualidade dos alimentos comercializados, desde as etapas de manipulação e preparo até o consumo destes. Ou seja, os mesmos devem ser saudáveis, livres de perigos, ou seja, sem a presença de contaminantes químicos (como resíduos de agrotóxicos e metais pesados), físicos (partes de pedras e insetos, por exemplo) e biológicos (como bactérias), e não devem causar danos à saúde ou integridade do consumidor. É de extrema importância a garantia de uma alimentação com qualidade tanto microbiológica quanto nutricional a todos os indivíduos, e tratando-se de crianças em idade escolar, os cuidados devem ser maiores. Além dos alimentos auxiliarem no seu crescimento e desenvolvimento, a presença de microrganismos patogênicos nos alimentos ingeridos por estas crianças torna-se um grande risco à sua saúde, uma vez que tratam-se de indivíduos com baixa imunidade. Dessa forma, faz-se necessário o treinamento sobre Boas Práticas nos serviços de Alimentação Escolar.

 

Exposição na Feira Expodireto Cotrijal

Coordenadora: Marlova Elizabete Balke

Resumo da Proposta: O IFRS Campus Erechim participará da Expodireto Cotrijal, pois é uma das maiores feiras do agronegócio internacional, a qual tem como foco tecnologia e negócios. Desta forma o objetivo da exposição do Campus Erechim, com demais campi é divulgar os cursos e projetos de ensino, pesquisa e extensão do Campus, além de conhecer o desenvolvimento do setor produtivo com as informações, e as tecnologia apresentadas por outros órgãos de pesquisa ou empresas privadas, tendo também oportunidade de participar dede importantes debates ligados ao meio rural.

 

Ações para o Dia da Mulher

Coordenadora: Priscila Gil Wagner

Resumo da Proposta: O projeto consiste em um conjunto de ações para conscientizar as comunidades acerca do dia da mulher. Teremos 3 ações específicas:
– Valorização de mulheres através de redes sociais.
– Panfletos explicativos sobre o dia da mulher.
– Curso de Mecânica automotiva básica.

 

Educação em Debate II – 2020

Coordenador: Ivan Carlos Bagnara

Resumo da Proposta: A educação escolar, na contemporaneidade, necessita ser concebida na perspectiva sociocultural, ou seja,como algo que, por influenciar diretamente na realidade do mundo e na vida das pessoas, deve ser problematizada de forma multidimensional. Nesse sentido, este projeto objetiva desenvolver debates e problematizações acerca de temáticas contemporâneas vinculadas à educação escolar; estimular a reflexividade acerca de temáticas fundamentais para os processos didático-pedagógicos escolares e contribuir para melhorar a compreensão de elementos relacionados à educação escolar numa perspectiva política (responsabilidade social da escola e da educação escolar). Metodologicamente, as atividades desenvolvidas durante a realização do projeto adquirem características de aulas invertidas, em que o palestrante disponibiliza previamente textos para leitura e familiarização com os conceitos que serão aprofundados e debatidos durante a realização das palestras. Espera-se que o desenvolvimento do projeto auxilie os professores participantes a melhor compreender as relações entre a educação escolar e a constituição de uma sociedade republicana e democrática.

 

Dia internacional contra a discriminação racial

Coordenador: Miguelângelo Corteze

Resumo da Proposta: O evento está direcionado a refletir sobre o dia internacional contra a discriminação racial com estudantes, educadores e comunidade externa. Para tanto será organizada uma exposição de fotos durante a semana toda, aberta também para a comunidade Além da apresentação da temática específica com ‘Apropriação
cultural’ e ‘Influência da moda nos cabelos crespos/racismo’ para turmas do IFRS interessadas no tema, como o Ensino Médio Integrado e o curso Superior de Desing de modas.

 

Marketing digital para potencialização de feira virtual da agricultura familiar

Coordenador: Sidnei Dal Agnol

Resumo: Busca-se criar e manter canais de comunicação que gerem fluxo e engajamento de clientes no sistema de
comercialização virtual criado pelo IFRS – Campus Erechim, que será gerenciado pela Central de Cooperativas – CECAFES, buscando com isso, gerar maior conversão de vendas e viabilização do novo canal de comercialização adotado pela cooperativa. Com o presente projeto está se contribuindo com a agricultura familiar da região do Alto Uruguai Gaúcho, com o cooperativismo e com os consumidores do município de Erechim que receberão nas suas casas os alimentos. A contribuição deste projeto também ganha importância em tempos de combate ao vírus
Covid-19, pois fortalece a ideia de receber alimentos em casa, diminuindo a necessidade de ir ao mercado
e ser expor em um ambiente de maior risco de contaminação. O projeto abri possibilidade para estudantes de marketing do IFRS- Campus Erechim, terem uma melhor visão sobre o marketing digital, e inclusive colaborar com sugestões de melhorias, além de produzirem conteúdos relevantes para utilização nas redes sociais construídas. As redes sociais construídas contribuirão para coleta e análise de dados dos consumidores de Erechim/RS, proporcionando condições para entender melhor o comportamento do consumidor de alimentos da agricultura familiar.

 

Curso Cultura Surda E Língua Brasileira de Sinais

Coordenadora: Marlova Elizabete Balke

Resumo: O curso de Educação à Distância sobre a cultura surda, tem como escopo oferecer aos cursistas conhecimentos básicos acerca da surdez, da cultura da comunidade surda, das identidades surdas e da Língua Brasileira de Sinais, pois este tema está cada dia mais presente na vida das pessoas e com a expansão das políticas públicas inclusivas cada vez mais será necessário mudanças no nosso olhar para com o outro diferente. O curso utiliza como como base materiais coletados em diferentes plataformas, contribuições de autores e pesquisadores da área, além de vídeos produzidos pela TV INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). O curso que é ofertado EaD, está dividido em seis aulas, em que foi definido por módulo, totalizando desta forma 20 horas. Em cada módulo apresenta-se textos sobre o tema abordado, como também em alguns apresenta-se vídeos para aprofundamento do tema e prática da Língua. Após o estudo do material disponibilizado em cada modulo, ao final do curso EaD será disponibilizada uma avaliação final.

 

Marketing para cooperativas da agricultura familiar do Rio Grande do Sul

Coordenador: Sidnei Dal Agnol

Resumo: O projeto propõe ações entre Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sula
(IFRS) – Campus Erechim e EMATER/RS – ASCAR para construção de conhecimentos sobre marketing, em especial sobre marketing digital aplicado as cooperativas da agricultura familiar, com o objetivo de contribuir para melhoria no posicionamento de marketing das cooperativas. Para alcançar o objetivo do projeto, propõe-se trabalhar ações para contribuir no aumento do conhecimento de aproximadamente 30 extensionistas rurais da EMATER/RS – ASCAR, que atuam em 7 unidades de cooperativismo espalhadas pelo Estado. Com o trabalho será beneficiado direta ou indiretamente 160 cooperativas da agricultura familiar e seus mais de 36.000 associados. Serão realizados durante a vigência do projeto: webconferências e produção de material digital sobre marketing, entre outras atividades que podem ser viabilizadas no transcorrer do processo. As ações serão organizadas pela área de Gestão e Negócios do IFRS – Campus Erechim e parceria com os gestores da EMATER/RS – ASCAR.

 

A Política da Extensão no Campus Erechim do IFRS em tempos de Pandemia

Coordenadora: Marlova Elizabete Balke

Resumo: A Extensão é a forma de articulação entre o saber acadêmico e a sociedade, por meio de diversas ações.
Como o próprio nome já diz, é estender a academia para além dos seus muros, interagindo com a comunidade, visando a troca de saberes. Logo, ao verificar a importância extensão na qualidade do ensino público e gratuito no Campus Erechim do Instituto Federal, e procurando a troca de conhecimentos dentro da educação, nesta época de pandemia, devido ao COVID-19, esta proposta é apresentada para o público interno do Campus, assim como para a comunidade externa, através de uma palestra explicitando a política extensionista que foi estabelecida através do Plano Nacional de Educação, sendo desta forma uma âncora para a realização de atividades extensionistas na região do Alto Uruguai Gaúcho. Cabe que o objetivo principal do evento é de ‘incentivar a comunidade acadêmica e externa, na participação de açõesde extensão diante da Política de Extensão do IFRS aproximando as pessoas de maneira virtual devido  à pandemia.

 

Laboratório de Produção Textual

Coordenadora: Noemi Luciane dos Santos

Resumo da Proposta: As ações desenvolvidas através deste programa constituem-se em oportunidades que permitam à comunidade externa e interna ao IFRS-Campus Erechim ampliar seus conhecimentos em produção textual. Para isso, são previstas oficinas de produção de textos, competência tão importante para o desenvolvimento humano, cultural e social dos envolvidos, e que tanto auxiliam o homem na sua inserção/reinserção no mundo do trabalho. Por outro lado, ao trabalhar-se com alunos de ensino que cursam o ensino médio, as atividades se voltam para a produção textual voltada para a redação para vestibulares e ENEM, bem como a produção de textos narrativos e descritivos.

 

Curso de Inkscape – Nível Iniciante

Coordenadora: Priscila Gil Wagner

Resumo da Proposta: O projeto consiste em um curso do software Inkscape, em nível iniciante, na modalidade EaD, sem tutoria. O inkscape é um software de desenho vetorial livre e gratuito, com funcionalidades muito semelhantes aos dos softwares Adobe Illustrator, Corel Draw, Freehand ou Xara X. Além disso é considerado multiplataforma, ou seja, pode ser executado no Windows, Mac OS X e distribuições Linux. o software possui muitas funcionalidades, como a criação de objetos utilizando-se de ferramentas de desenho livre, caneta e caligrafia ou de formas pré definidas como retângulos, elipses, círculos e espirais, além disso, permite a manipulação destes objetos como mover, rotacionar, dimensionar e inclinar, podendo ser de maneira livre ou aplicando valores numéricos exatos. Permite, também, agrupamentos, separação de camadas e comandos de alinhamento e distribuição destes objetos. Desse modo o curso pretende introduzir o estudante nas funcionalidades do Inkscape para que ele consiga ter noção de como operar um software de desenho vetorial.

 

Compre e Doe

Coordenador: Sidnei Dal Agnol

Resumo da Proposta: O projeto propõe através do portal Feira Virtual ‘ Sua Feira em Casa’ a montagem e disponibilização de três cestas de alimentos colonias, com valores diferentes, onde qualquer pessoas com acesso a internet pode realizar doações de alimentos para instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social,
essas instituições atendidas estão localizadas na região do Alto Uruguai Gaúcho. Os alimentos fornecidos serão da agricultura familiar, preferencialmente de famílias localizadas na região Alto Uruguai e pertencentes a uma cooperativa de agricultores familiares. Toda a logística desde o preparo das cestas, até a entrega dos alimentos para as instituições, é de responsabilidade da Central de cooperativas (CECAFES) de Erechim/RS. Sistema da Feira Virtual é mantido funcionando nas questões técnicas por servidores do IFRS – Campus Erechim. Já o planejamento e divulgação do projeto junto à sociedade é feita em conjunto entre EMATER/RS -ASCAR, IFRS – Campus Erechim e CECAFES. Serão convidadas várias organizações da região para que contribuam com o projeto, realizando
organização e comunicação do projeto junto seus colaboradores e público em geral. O objetivo do projeto é contribuir no atendimento da necessidade básica alimentar de famílias em vulnerabilidade social e também, colaborar com a comercialização da produção das famílias de agricultores familiares.

 

IFRS Acontece: Espaço de diálogo e construção do conhecimento

Coordenador: Sidnei Dal Agnol

Resumo da Proposta: O projeto busca aproveitar estrutura virtual já criada por projetos passados, propondo um espaço informativo e de debate sobre temas considerados importantes para o desenvolvimento regional. O trabalho será desenvolvido para atender dois públicos: o primeiro trata-se da população em geral que reside na Região do Alto Uruguai Gaúcho, porém, os conteúdos gerados poderão ser acessados por qualquer pessoa que tenha acesso à internet. O segundo público, trata-se da comunidade interna do IFRS – Campus Erechim, onde será oportunizado acesso a informações relacionadas ao campus, assim como, gerado conteúdos que poderão ser utilizados para complementar conhecimentos trabalhados em disciplinas curriculares. Serão realizados programas ao vivo e gravados, utilizando ferramentas disponíveis na internet e que sejam gratuitas. Os conteúdos trabalhados serão pensados pelo grupo de colaboradores, participarão das atividades pessoas ligadas a comunidade interna e externa.
As atividades previstas no projeto poderão ser realizada todas remotamente e se justificam pela importância de novos espaços de comunicação e debate, além de ser coerente com as tendências de comunicação da sociedade. Esse novo espaço que será criado irá colaborar e fará parte do Programa de apoio à gestão na agricultura familiar, sendo um canal de comunicação do IFRS com o público alvo do programa, oferecendo espaços de debate sobre os temas relacionados a agricultura familiar.

 

Evento NuMem Campus Erechim:história do tempo presente diante do COVID-19

Coordenadora: Marlova Elizabete Balke

Resumo da Proposta: Nos dias atuais, estamos vivenciando um momento diferenciado diante da pandemia causada através de uma doença infeciosa: pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (COVID-19), o qual está influenciando direta ou indiretamente a saúde, economia, a educação, e a tecnologia, pois tem gerado mudanças principalmente na cultura, tendo em vista o isolamento social em que se vive. Neste contexto, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) preocupado com a educação e os registros dessa nova vivência propões esta ‘Roda de Conversa’. Apresenta o intuito de além de vivenciar o momento histórico, e também destacar o valor do patrimônio público, já que esse elemento propicia a identificação das pessoas no tempo e no espaço onde se vive, tornando possível ressaltar o significado das ‘vidas’ a partir de ações com empatia do Núcleo de Memoria do IFRS (NuMen) Campus Erechim. Logo, através do NuMen, o qual é um programa institucional, de caráter interdisciplinar e multicampi procurar-se-á registrar o patrimônio afetivo, além do cultural e, desta forma, publicizar o espaço de desenvolvimento e de ferramentas no resgate e preservação da memória de forma sistemática e permanente.

 

Fortalecimento dos pontos de comercialização das cooperativas da agricultura familiar

Coordenador: Sidnei Dal Agnol

Resumo da Proposta: O projeto realizará um estudo dos pontos de venda físico, assim como o processo de comercialização realizado pelas cooperativas da agricultura familiar que aderirem ao projeto. Com o resultado do
diagnóstico será proposto ações objetivando melhorar o processo de comercialização, atração de novos
clientes e fidelização dos atuais. As ações serão desenvolvidas em parceria com a Emater/RS – Ascar, através da sua Unidade de Cooperativismo lotada em Erechim/RS. Para poder participar do projeto, as cooperativas interessadas
precisarão manifestar sua intenção através de um formulário de inscrição virtual, onde concordam em
passar informações verdadeiras e participar de atividades propostas. O projeto contará com a participação de professores com variada formação, algo que proporcionará visão sistêmica e possibilidades múltiplas para o desenvolvimento de atividades junto ao público-alvo.

 

Conexões ecológicas do IFRS: enlaçando agroecologia, segurança alimentar e educação ambiental

Coordenadora: Marlova Elizabete Balke

Resumo da Proposta: Diante da evolução do reconhecimento da Agroecologia como uma disciplina científica e a necessidade de assim a considerar numa instituição de ensino como o IFRS; da valorização do direito humano à
alimentação adequada; e do reconhecimento da educação ambiental como um componente essencial e permanente da educação nacional, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal, são necessárias ações intra e intersetoriais que possibilitem a ampliação da conscientização, da corresponsabilidade, da autonomia e do protagonismo dos sujeitos (comunidade escolar do IFRS), para uma cultura de valorização da saúde e dos recursos naturais.

 

Hipnoterapia On Line

Coordenador: Sidnei Dal Agnol

Resumo da Proposta: O projeto ofertará terapia alternativa envolvendo técnicas de hipnoterapia, para pessoas que estejam com algum problema de origem emocional, com isso, busca-se melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, influenciando positivamente também no seu trabalho e na sociedade em que está inserida. A Hipnoterapia é uma das práticas integrativas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entende-se por Hipnoterapia: conjunto de técnicas que pelo relaxamento e concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados. Serão ofertadas sessões online, onde os pacientes deverão ter acesso a internet e equipamento para transmissão de imagens e sons. O profissional que realizará as sessões de hipnoterapia possui formação na área estando apto para atuação proposta. O projeto irá oferecer vagas para estudantes e servidores do IFRS – Campus Erechim e para comunidade em geral, a divulgação do projeto se dará pelas redes sociais digitais.

 

IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e III Mostra cultural e tecnológica 

Coordenadora: Catia Santin Zanchett Battiston 

Resumo da Proposta: A IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEx) e III Mostra Cultural, Científica e Tecnológica é um evento com a finalidade de promover a difusão de conhecimentos e saberes produzidos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão no Campus Erechim do IFRS e em outras Instituições de Ensino. Além
disso, busca estimular os bolsistas e estudantes voluntários a apresentarem seus projetos de ensino, pesquisa e extensão com a finalidade de promover a iniciativa, a criatividade e a inovação, assim como a preocupação com o meio no qual estão inseridos. Este evento envolverá a comunidade interna e externa em sessões de apresentações orais on-line de projetos de ensino, pesquisa e extensão e oficinas ofertados por servidores e estudantes.
A programação do evento contemplará a realização de apresentações culturais, palestras, oficinas, e apresentações orais. As apresentações culturais poderão ser realizadas por discentes, servidores ou comunidade externa, indicadas ou selecionadas pela Comissão Organizadora; As palestras serão planejadas considerando temas atuais e que envolvam a pesquisa, ensino e extensão; As oficinas poderão ser propostas por servidores, discentes do IFRS e comunidade externa; As apresentações orais contemplarão os trabalhos submetidos nas modalidades resumos e artigos completos, ou ainda, relatos de experiência.

 

 

Ações de anos anteriores:

 

Última atualização em 09/10/2020

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