Início do conteúdo

Fluxo Contínuo


É a modalidade de atividade de extensão universitária que visa aplicação e socialização para a comunidade interna e externa, com práticas e descobertas científicas, realização de ações como: projetos, cursos, palestras, prestação de serviços e treinamentos de média e longa duração.

 

Ações realizadas em 2018:

 

Curso de férias: tecelagem manual

Coordenadora: Regiane Dalarosa

Resumo: O projeto visa a integração com a comunidade através da oferta de um curso que contemple discentes da instituição e comunidade em geral. O Curso de Tecelagem Manual objetiva qualificar os participantes para a criatividade e habilitar sua prática com teares manuais. Espera-se assim, permitir a sua inserção no mundo do trabalho ou a obtenção de renda extra, e assim estimular a cidadania e autoestima com vistas ao desenvolvimento regional.

 

Curso: Internet e Redes Sociais aplicado à Comunidade e Terceira Idade

Coordenador: Paulo Henrique Santini

Resumo: O Curso busca proporcionar a inclusão digital, atualização e a sociabilidade para as pessoas da comunidade e da terceira idade, trabalhando com o uso da internet e das redes sociais. Dentre os principais assuntos a serem abordados no projeto estão: Promover a aproximação dos participantes com o computador, integrando-os com a sociedade, através da Informática e seus recursos (navegadores, e-mails, blogs e redes sociais), capacitando-os a utilizar os computadores no seu dia-a-dia; Levar o grupo a conhecer a Internet como fonte de pesquisa e curiosidades; Valorizar a participação do grupo nas trocas e relações promovidas pelos encontros, durante o aprendizado de Informática, possibilitando a oportunidade de manter contatos com outras pessoas, mesmo que de maneira virtual, buscando ampliar seus horizontes e expectativas e trocar correspondência eletrônica e utilizar recursos de comunicação instantânea.

 

Curso de Alfaiataria: Modelagem e Costura de Blazer

Coordenadora: Marialine Castelli Tognon

Resumo: O curso visa a integração com a comunidade através da oferta de um curso que contemple discentes da instituição e comunidade em geral. O Curso de Alfaiataria: Modelagem e Costura de Blazer objetiva qualificar os participantes para confeccionar peças sob medida utilizando a técnica da alfaiataria, aperfeiçoando assim o seu trabalho e estimulando a obtenção de renda extra.

 

Palestra bem viver: motivação e valorização para o trabalho

Coordenador: Alexandro Magno dos Santos Adário

Resumo: Esta ação caracteriza-se por ser uma ação de Coaching focada no desenvolvimento dos servidores municipais da educação, mais especificamente os técnicos-administrativos e terceirizados, a ser realizada no mês de fevereiro de 2018, como parte dos eventos de abertura do ano letivo das escolas municipais, no Centro Cultural 25 de Julho. O objetivo é enfatizar e conscientizar para importância do bem-estar individual para a motivação e valorização do trabalho, a importância do trabalho em equipe, do desenvolvimento pessoal e da relevância social, econômica e profissional de cada função técnico-administrativa no âmbito da educação. A atividade terá uma duração de aproximadamente 2 horas, considerando a palestra propriamente dita e a interação com o público-alvo.

 

Evento: Emprego em Foco – Carreiras e Profissões

Coordenador: Alexandro Magno dos Santos Adário

Resumo: A ação está concentrada na participação do IFRS Campus Erechim numa feira/evento promovido pela
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Erechim. A participação
ocorrerá na forma de palestras/oficinas e divulgação dos cursos do Campus Erechim ao público
participante, através da distribuição de material informativo e diálogo direto, solucionando dúvidas e
prestando esclarecimentos sobre a educação profissional e tecnológica oferecida na instituição. O
público-alvo são potenciais alunos de cursos regulares e de extensão.

 

Evento Educação Financeira 100 Anos de Erechim

Coordenador: Antonio Cesar dos Santos Esperança

Resumo: O evento é a Ação Cooperada sobre Planejamento Financeiro, a ser realizada no dia 28/4, na Praça da Bandeira. Também acontecerão outras atividades de integração, atrações culturais, mateada e brinquedos em uma realização da Prefeitura Municipal de Erechim e RBS TV. O evento é parte integrante das comemorações do Centenário de Erechim ao qual o IFRS foi convidado a participar.
Ao IFRS será reservado um local específico onde poderá ministrar formações, Uma delas será a palestra
“Planejamento financeiro Familiar”,para um público entre 20 e 50 pessoas da comunidade. O horário
previsto é das 10h às 12h.

 

Desfile Temático – 100 anos de Erechim

Coordenador: Alexandro Magno dos Santos Adário

Resumo: A ação está pautada pela participação do IFRS Campus Erechim no Desfile Temático em alusão à comemoração dos 100 anos de emancipação do município de Erechim, organizado pela Diretoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Erechim. A participação ocorrerá na forma de apresentação dos cursos e projetos do Campus Erechim ao público, visando reconstruir a história de participação do mesmo na educação, cultura e desenvolvimento econômico do município. Entre o público-alvo estão potenciais alunos de cursos regulares e de extensão, bem como empresários e entidades parceiras de possíveis projetos com a instituição.

 

Campanha Lar da criança de Erechim

Coordenador: Angelita Freitas da Silva

Resumo: O projeto visa desenvolver uma campanha de comunicação para arrecadação de doações para o Lar da Criança de Erechim. Neste sentido, os estudantes do quinto semestre do curso Superior de Tecnologia em Marketing foram desafiados a planejar uma campanha e criar materiais de divulgação da mesma, com auxílio da disciplina de Comunicação Integrada de Marketing e Marketing Digital. A campanha foi desenvolvida com o intuito de envolver a comunidade de Erechim e região na problemática enfrentada pelo Lar da Criança e auxiliar essa instituição com doações de itens considerando as reais necessidades levantadas junto à instituição. Além de planejar a divulgação, os estudantes também serão responsáveis por fazer a divulgação da campanha, tanto em meios físicos como via internet (utilizando as redes sociais), arrecadar as doações, fazer a triagem dos materiais recebidos, efetuar a entrega dos materiais à instituição beneficiada e relatar os resultados alcançados.

 

Dúvidas na elaboração de seu currículo? Podemos ajudar!

Coordenador: Fernanda Zatti

Resumo: O currículo pode ser decisivo para que o candidato seja convidado para participar de um processo de seleção ou entrevista numa oportunidade de trabalho. Assim, por meio da ação proposta, pretende-se apresentar orientações e esclarecer dúvidas quanto à elaboração de currículos aos participantes da Ação Cooperada, atividade que disponibilizará serviços diversos à comunidade de Erechim. Para mais, objetiva-se ainda promover um espaço de integração entre o IFRS – Campus Erechim e a comunidade.

 

IFRS no Fashion Revolution 2018

Coordenador: Fernanda Theisen

Resumo: O Movimento Fashion Revolution Week desenvolve ações mobilizando ao consumo consciente das roupas e incentivando os consumidores a questionarem: Quem fez minhas roupas? Sendo assim, o objetivo deste projeto é mobilizar a região do Alto Uruguai Gaúcho a reflexão do consumo consciente e valorização da produção regional, uma vez que a moda pode ser feita de maneira segura, limpa e bonita, onde a criatividade, a qualidade, o ambiente e as pessoas são considerados igualmente importantes. Em parceria com o movimento Fashion Revolution os cursos da área da moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS – Campus Erechim participarão do Projeto Bandeira de Retalhos, no qual será feita a co-criação de uma bandeira confeccionada a partir de resíduos têxteis, uma exposição etinerante com informações da cadeia produtiva do setor, um bazar de trocas enfatizando o consumo consciente. Assim, espera-se tornar as pessoas mais reflexivas para o consumo consciente.

 

Elaboração de Pizza e Massa Folhada

Coordenadora:  Valeria Borszcz

Resumo: Produtos elaborados com farinha de trigo são muito consumidos na região sul do país e alguns produtos do setor da panificação exigem tecnologia especializada no seu processo, como é o caso da elaboração de pizzas e massas folhadas. Para capacitar produtores/manipuladores neste segmento será oferecido no dia 15/06/2018 um minicurso, com duração de 4 horas, sobre elaboração de pizzas e massas folhadas. Esse evento faz parte do projeto de extensão ‘Capacitação sobre Elaboração Artesanal de Produtos de Panificação aos Produtores da Agricultura Familiar da Região do Alto Uruguai’. O curso será ministrado por um técnico especializado, representante da empresa Moinho Nordeste e realizado na Usina-Piloto de Panificação, do IFRS-Campus Erechim, seguindo as normas de Boas Práticas de Fabricação.

 

Fabricação Artesanal de Panetone Salgado e Cuca

Coordenadora:  Valeria Borszcz

Resumo:Panetone e cuca são produtos que utilizam o processo de fermentação biológica. A cuca é um produto muito consumido no sul do país devido às tradições germânicas, já o panetone salgado é um produto diferenciado que poucos conhecem seu processo de fabricação. Incentivando a elaboração de produtos diferenciados, será oferecido no dia 14 de junho de 2018 um minicurso, com duração de 4 horas, sobre produção artesanal de panetone e cuca. Esse evento faz parte do projeto de extensão ‘Capacitação sobre Elaboração Artesanal de Produtos de Panificação aos Produtores da Agricultura Familiar da Região do Alto Uruguai’. O curso será ministrado por um técnico especializado, representante da empresa Moinho Nordeste e realizado na Usina-Piloto de Panificação, do IFRS-Campus Erechim, seguindo as normas de Boas Práticas de Fabricação.

 

 

 

 

Ações de anos anteriores:

Fim do conteúdo