Início do conteúdo

Fluxo Contínuo


É a modalidade de atividade de extensão universitária que visa aplicação e socialização para a comunidade interna e externa, com práticas e descobertas científicas, realização de ações como: projetos, cursos, palestras, prestação de serviços e treinamentos de média e longa duração.

 

Ações de 2019

 

Curso Básico de Libras IFRS – Câmpus de Erechim

Coordenadora: Sabina Silvania Veloso

Resumo: A Língua Brasileira de Sinais foi oficializada através da Lei Federal 10.436, de 24 de abril de 2002, e com ela, benefícios significativos para a comunidade surda. É a língua utilizada pela comunidade surda para a  comunicação com os ouvintes. Atribui-se a denominação de língua por ser composta de níveis linguísticos: morfológico, sintático e semântico. Seu diferencial é o fato de ser de modalidade visual–espacial. Nesse sentido, evidencia-se que a língua de sinais é a forma de comunicação com grande potencial, pois, de acordo com as vivências e experiências de quem conhece e convive com os surdos, torna-se essencial para a conquista de sua independência. Sendo assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus de Erechim estima a oferta de mais um curso Básico de Libras para a comunidade em geral.

 

 Palestras Dia Internacional da Mulher

Coordenadora: Natálie Pacheco Oliveira

Resumo: O Evento pretende promover duas palestras no dia 8 de março de 2019 com temática pertinente ao dia Internacional da Mulher. As palestras são voltadas aos servidores e discentes do IFRS, e também para a comunidade externa. A palestrante será Joana Silvia Mattia, mestranda no PPG Direito na Universidade de Passo Fundo – UPF, na linha de Pesquisa Relações Sociais e Dimensões do Poder (2018-2019). Integrante do grupo de pesquisas Dimensões do Poder, Gênero e Diversidade. É Advogada no Núcleo de Práticas Jurídicas – URI, Campus de Erechim- RS; Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Anhanguera (2010). Possui graduação em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Campus de Erechim (2007).

 

Palestra Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Coordenadora: Priscilla Pereira dos Santos

Resumo: O evento pretende promover uma palestra no dia 22 de março de 2019 com a temática relacionada ao dia Internacional contra a Discriminação. A palestra será voltada aos servidores e discentes do IFRS, e também para a comunidade externa. Está atividade faz parte do calendário de ações afirmativas a ser desenvolvido ao longo do ano pelos núcleos de ações afirmativas.

 

Curso de Mecânica Automotiva – Nível Básico – 13º BPM – Erechim RS

Coordenador: Enildo de Matos de Oliveira

Resumo: Atualmente o 13º Batalhão da Brigada Militar situada na cidade de Erechim, além de seu pessoal especializado e armamento, conta com o uso de diversos modelos de veículos (viaturas) para o
policiamento de toda a região do Alto Uruguai. E para que o policiamento alcance seus objetivos
estratégicos junto a segurança pública, a boa manutenção destas viaturas é de suma importância. Uma
vez que a boa manutenção irá garantir que as viaturas estarão sempre disponíveis para o policiamento e
ao atendimento das ocorrências policiais. Além disso, os policiais que serão os motoristas das viaturas,
além da boa habilidade ao volante, devem também ter bons conhecimento compõem um automóvel. E
estes conhecimentos irão contribuir para uma condução racional da viatura aumentando a sua vida útil de uso, a diminuição dos custos de manutenção e por consequência o aumento da confiabilidade das viaturas que que fazem parte da frota do 13º Batalhão da Brigada Militar em Erechim. E a finalidade do curso de extensão proposto é de contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos técnicos dos policiais que irão conduzir as viaturas e ao mesmo tempo contribuir a longo prazo para a redução dos custos de manutenção por parte do do 13º Batalhão da Brigada Militar em Erechim. E o mais importante, garantir uma maior disponibilidade das viaturas nas as ações em prol da segurança pública.

 

Projeto Tampinha Legal

Coordenadora:Marília Balbinot Pavan

Resumo: O projeto visa arrecadar tampinhas plásticas para doação para a ADAU, que está desenvolvendo a campanha Tampinha Legal. É uma iniciativa do Instituto SustenPlást, com realização do Congresso Brasileiro de Plástico (CBP) e apoio institucional do Plastvida, com o objetivo de incentivar a coleta de tampas plásticas em âmbito nacional. Com o valor arrecadado a ADAU investe na manutenção das atividades sociais desenvolvidas pela associação e na aquisição de cadeiras de rodas, muletas e andadores, para empréstimo a comunidade que desses materiais necessitar.

 

Projeto Diferentes Religiões

Coordenador: Miguelângelo Corteze

Resumo: Projeto de extensão voltado à iniciação à pesquisa no ensino fundamental e na elaboração de material didático de ensino religioso para as turmas 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo de Erechim/RS, no âmbito da 15ª Coordenadoria Regional de Educação. A proposta visa também aproximar os movimentos populares em suas manifestações religiosas com o estudo realizado pelo ensino religioso, além de proporcionar uma forma de articular a interdisciplinaridade na área das ciências humanas e suas tecnologias, atendendo uma das políticas de extensão do IFRS e incentivando a participação dos estudantes do ensino fundamental em eventos científicos e intensificando as relações do IFRS com as instituições públicas da educação básica na região.

 

Curso Gestão Pública – 2019

Coordenador: Eduardo Fernandes Sarturi

Resumo: A qualificação dos colaboradores é algo fundamental para a eficiência e eficácia de qualquer organização, seja ela pública ou privada. Segundo Gonçalves (2013), em decorrência das intensas transformações sociais, o Estado encontra-se sobrecarregado em suas atividades e muitas vezes acaba tendo dificuldades em atender às reais necessidades da população, as quais devem ser geridas pela Administração Pública. A mesma autora ainda afirma que este fato exige dos administradores da coisa pública uma nova postura, abandonando o jeito burocrático de administrar, responsável por tornar a máquina pública pesada, cara e ineficaz, e adotando uma nova administração gerencial, onde os fins sociais sejam buscados com emprego de meios mais eficientes, sem desperdício de tempo e de recursos públicos. Neste sentido, a qualificação dos gestores contribui para que os mesmos possam estar refletindo sobre suas práticas, agregando novos conhecimentos e consequentemente, melhorando os serviços prestados à comunidade. Nesta perspectiva, o presente projeto pretende contribuir para a atualização dos profissionais que atuam na Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Erechim, em temas relacionados à gestão e finanças públicas, envolvendo a discussão de conceitos e a reflexão sobre suas práticas diárias, de modo a contribuir com a melhoria das suas atividades, da imagem pública e do atendimento às necessidades da sociedade, trazendo benefícios tanto para o servidor, quanto para órgão público que ele representa e para a comunidade como um todo.

 

Curso Básico de Libras IFRS – Câmpus de Erechim

Coordenadora: Sabina Silvania Veloso

Resumo: A Língua Brasileira de Sinais foi oficializada através da Lei Federal 10.436, de 24 de abril de 2002, e com ela, benefícios significativos para a comunidade surda. É a língua utilizada pela comunidade surda para a comunicação com os ouvintes. Atribui-se a denominação de língua por ser composta de níveis linguísticos: morfológico, sintático e semântico. Seu diferencial é o fato de ser de modalidade visual–espacial. Nesse sentido, evidencia-se que a língua de sinais é a forma de comunicação com grande potencial, pois, de acordo com as vivências e experiências de quem conhece e convive com os surdos, torna-se essencial para a conquista de sua independência. Sendo assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Câmpus de Erechim estima a oferta de mais um curso Básico de Libras para a comunidade em geral, procurando desta forma, atender a demanda externa de interessados em realizar este tipo de curso. Desta forma, utilizar-se-á de aulas expositivas, material didático específico como: tradução da Língua Libras para o português, caça-palavras, entre outros materiais didáticos que favorecem o aprendizado da Libras, assim sendo, espera-se que os participantes tenham uma inserção inicial no mundo comunicativo do surdo.

 

Curso de Matemática Financeira (EaD)

Coordenadora: Marlova Elizabete Balke

Resumo: O curso utiliza como base o material ‘Matemática Financeira’, produzido pela professora Regiane Janaina Silva de Menezes, para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 5 unidades, totalizando 60 horas. No texto disponível em cada unidade materiais complementares de livros didáticos. Para cada aula, o cursista encontrará atividades de aprendizagem que auxiliarão na reflexão sobre o conteúdo visto. Após realizar todas atividades de aprendizagem, uma avaliação final será disponibilizada. Para aprovação no curso, você deverá obter aproveitamento igual ou superior a 70% nesta avaliação final.

 

Evento Machado de Assis Real

Coordenador: Giovane Rodrigues Jardim

Resumo: Mesa-redonda em comemoração aos 160 anos de nascimento de Machado de Assis, para debater a obra do autor e a questão do branqueamento de suas imagens na história da literatura brasileira, abordando a questão da colonialidade do ser, do saber e do poder. Participaram os seguintes professores: André Fabrício Ribeiro, Licenciado em História, Mestrando em Educação (UFFS); Carina Dartora Zonin, Doutora em Literatura Brasileira (UFRGS); Giovane Rodrigues Jardim, Mestre em Ética e Filosofia Política (UFPEL); Miguelângelo Corteze, Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).

 

Tire a Solidariedade do Armário e aqueça corações

Coordenador: Sidnei Dal’ Agnol
Resumo: Engajar alunos, professores, empresas privadas e comunidade para a percepção das necessidades de pessoas carentes do município de Erechim, com o objetivo de arrecadar agasalhos, calçados e cobertores para adultos e crianças necessitadas, despertando o espírito de empatia e solidariedade das pessoas. Será utilizado estratégias de marketing para potencializar o projeto, utilizando canais digitais como forma de divulgar a mensagem pedindo doações, assim como, prestar contas para sociedade.
Dia internacional contra a LGBTfobia
Coordenadora: Natalie Pacheco Oliveira

Resumo:O Evento ‘Dia internacional contra a LGBTfobia’, que acontecerá no dia 17/05,  está previsto no projeto ‘Arte e discussão: pela valorização étnico-racial e de gênero’, que retoma as atividades no ano de 2019. O evento do dia 17/05 tem por objetivo criar um ambiente propício para discussão sobre gênero e sexualidade em ambiente educacional, com intuito de promover uma educação para igualdade e respeito entre pessoas.

 

Projeto de Integração entre os Núcleos do IFRS Erechim- NAPNE, NEPGS, NEABI: I Workshop de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade

Coordenador: Giovane Rodrigues Jardim

Resumo: O evento visa integrar os três núcleos, NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), NAEPGS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades) NAPNE(Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) do Campus Erechim do IFRS em torno da temática das ações afirmativas, inclusivas e da diversidade, oportunizando tempo e espaço para a comunidade discutir sobre estas questões centrais para a sociedade contemporânea. Desta forma, tanto com a comunidade interna como externa, o evento será uma oportunidade para partilha de atividades desenvolvidas, para reflexão sobre a pluralidade humana, bem como para dar visibilidade aos núcleos em sua dimensão de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

 

Ações de anos anteriores:

Fim do conteúdo