Observatório de Permanência e Êxito

Conhecer melhor os estudantes para desenvolver ações que os auxiliem a concluir seus cursos com sucesso. Com esse objetivo, está sendo aplicado pela primeira vez no IFRS um questionário que busca traçar o “Perfil socioeconômico e educacional” do discente.

A aplicação ocorrerá de março a junho nos campi. São duas versões, uma voltada para os ingressantes e outra para os que já estão na instituição desde semestres anteriores. A iniciativa está prevista no Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes da instituição.

Posteriormente, as informações serão analisadas para constituir uma espécie de “mapa” sobre a realidade socioeconômica e educacional dos estudantes, o qual subsidiará as discussões de elaboração dos planos de permanência e êxito dos campi.

Os resultados serão disponibilizados para a comunidade e poderão subsidiar pesquisas sobre os processos de ensino-aprendizagem, avaliação, permanência e êxito, entre outras temáticas relacionadas à compreensão dos processos institucionais.

A necessidade do levantamento é citada no capítulo de Assuntos Estudantis do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, como uma forma de identificar semelhantes e diferenças no perfil dos estudantes das diferentes unidades do IFRS e subsidiar a definição de indicadores para a Política de Assistência Estudantil.

Questionário Discente para os estudantes Ingressantes em 2019/1

Questionário Discente para os estudantes EM CURSO