IFRS Campus Erechim entrega equipamentos de ajuda ao combate ao COVID-19 a instituições regionais

Ciente do seu papel social, além de formador na região do Alto Uruguai, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim, diante da situação de calamidade que atinge o mundo, estudou, desenvolveu e realizou a entrega de face shields e máscaras N95 para a Secretaria Municipal de Saúde e para o Centro De Oncologia Clinica – COC de Erechim procurando contribuir com a oferta destes equipamentos em caso de uma necessidade maior.

Ainda foram entregues 90 protetores faciais para o Hospital de Caridade e 100 protetores faciais para o Hospital Santa Terezinha juntamente com a entrega do protótipo de campânula para validação junto à equipe médica, a qual foi desenvolvida na Menno Equipamentos para Escritório. Essa campânula servirá para proteger as pessoas no momento da intubação do paciente.

Estes equipamentos auxiliarão especificamente profissionais de saúde que atuam com áreas de risco e população contaminada, evitando contatos diretos e reduzindo possibilidade de contágio.

O compromisso social é um dos princípios do IFRS, que além do Campus Erechim, tem outras iniciativas em produtos, equipamentos e utensílios em outros Campi que estão neste momento, em diálogo constante com sociedades locais, levantando demandas e alinhando às possibilidades de atendimento com recursos disponíveis nos Institutos Federais.

Segundo o Prof. Airton Bortolozzi, responsável pelo projeto, tal ação é fundamental na luta contra o Coronavírus e tem como objetivo proteger e auxiliar os profissionais que estão na linha de frente desta batalha.

Para o Diretor Geral do Campus Erechim, Eduardo Angonesi Predebon, este momento retrata o compromisso institucional do IFRS para com a comunidade regional, bem como, o desprendimento, iniciativa e capacidade técnica do conjunto de servidores do Campus Erechim, particularmente, nessa entrega de equipamentos, do Dr. Aírton Campanhola Bortoluzzi que está sempre à frente de projetos inovadores e de alta relevância acadêmica e social.

Para o coordenador de saúde bucal do município de Erechim, cirurgião-dentista Anderson Pillon, nesse momento em que temos escassez de material e equipamentos, e tendo em vista a proteção dos profissionais na linha de frente de combate ao Covid-19, toda ação voluntária em prol dos profissionais é bem-vinda. Ele afirma que “são atitudes como esta que engrandecem a nossa sociedade, com uma forma humana de se pensar no próximo.”

Ao longo da ação a equipe do Campus Erechim contou com a colaboração de diversas empresas e pessoas físicas da região. Entre elas:

• Cercena Industria Metalúrgica;
  • Michelin;