Comunicado sobre a COVID-19

O Comitê de Crise do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS / Campus Erechim está monitorando de perto a pandemia de Coronavírus (COVID-19) em andamento. Como a situação continua mudando rapidamente, nossa principal prioridade continua sendo a saúde, a segurança e o bem-estar de nossa comunidade, dentro e fora do Campus. Estamos planejando vários cenários de contingência e tomando ações decisivas e informadas para limitar a disseminação do COVID-19, garantindo a continuidade de nossa missão de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Percebemos que as extraordinárias medidas de distanciamento social e a incerteza contínua do COVID-19 são incrivelmente desafiadoras. Dessa forma, a decisão de ampliar a suspensão das atividades letivas, até o dia 3 de junho de 2020, está alinhada com nosso objetivo de reduzir o número de interações no campus, diminuir a taxa de transmissão e proteger nossa comunidade.

Entendemos que há desafios pedagógicos, logísticos e tecnológicos para essas medidas extraordinárias. Nesse período, permanece o posicionamento institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS pelo não uso da educação a distância (EaD) em substituição às atividades letivas presenciais, mas uma série de atividades complementares estão sendo realizadas junto à nossa comunidade acadêmica e a comunidade externa.

A decisão de fazer a transição para uma força de trabalho remota está alinhada com nosso objetivo de diminuir o número de interações no Campus, diminuir a taxa de transmissão e proteger nossa comunidade. Ao mesmo tempo, o Comitê de Crise do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS / Campus Erechim reúne esforços para que assim possa manter certas equipes críticas no Campus de modo a sustentar atividades de apoio e suporte à população e manter a instituição saudável e segura.

Alguns acessos aos laboratórios e instalações foram permitidos, apenas para as necessidades mais críticas, inclusive para aqueles que trabalham em ações e pesquisas diretamente relacionadas à pandemia do COVID-19. Reconhecemos plenamente o impacto potencialmente sério de colocar a pesquisa nos laboratórios em espera e estamos orgulhosos de que nossa comunidade esteja fazendo todo o possível para reduzir a disseminação do COVID-19.

Embora todos pratiquem o distanciamento social universal, ainda podemos rir, brincar, aprender e se aproximar mais dos colegas e do trabalho. Por isso, o Comitê de Crise do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS / Campus Erechim sugere que a comunidade explore os muitos eventos e recursos virtuais gratuitos em nossa página EaD; além de socializar remotamente – incluindo artes, cultura, exercícios, jogos, filmes, música e espiritualidade.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS / Campus Erechim permanece aberto e operacional, com as medidas apropriadas para proteger a saúde da nossa comunidade acadêmica!