Geral
Estudantes têm à disposição atividades de reforço extraclasse
Os estudantes de todos os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem contar com atividades de reforço escolar. Dentre as oportunidades estão horários de estudos orientados com professores, apoio através de monitorias em disciplinas, além de horários destinados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência ou necessidades educacionais específicas (NEEs).
Estudos orientados
Consiste no atendimento extraclasse realizado por professores. É um momento destinado a alunos de todos os níveis de ensino — médio, superior de graduação e pós-graduação — para tirar dúvidas e aproveitar novas oportunidades de aprendizagem, com o objetivo de superar eventuais dificuldades ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
O atendimento está disponível para qualquer aluno, sem necessidade de agendamento prévio. Os horários e locais são divulgados pelos campi ou diretamente pelo professor em sala de aula.
Monitorias
Estudantes de todos os níveis que enfrentem dificuldades em áreas específicas, como química, física, matemática, informática e outras, podem ter acesso a espaços de monitoria. As atividades são realizadas por bolsistas ou voluntários e oferecidas por meio de projetos de ensino coordenados por servidores. Por isso, as áreas contempladas pelas monitorias podem variar a cada ano.
Para conhecer os horários, os estudantes devem entrar em contato com a coordenação do seu curso, direção de ensino, setor pedagógico ou coordenação de assistência estudantil para obter informações sobre as opções, horários e locais de atendimento.
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Esse atendimento é direcionado aos discentes com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades/superdotação, transtornos de aprendizagem ou outras necessidades educacionais específicas que possam interferir no processo de aprendizagem e exijam acessibilidade curricular.
Geralmente, o atendimento ocorre no contraturno das atividades regulares do curso em que o aluno está matriculado e envolve um conjunto de ações pedagógicas planejadas realizadas por professor especializado em educação especial, com o objetivo de eliminar barreiras que dificultem ou impeçam a participação plena dos estudantes em seu contexto educacional.
Para ter acesso ao AEE o interessado pode dirigir-se ou ser encaminhado por um professor ao Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) ou ao Núcleo de Ações Afirmativas do campus. Não é necessário apresentar laudo médico ou outra documentação para ter direito ao atendimento; a realização depende apenas da avaliação pedagógica do aluno feita pelo professor responsável.
Em caso de dificuldades ou dúvidas o discente deve sempre procurar a coordenação do seu curso, a direção de ensino, o setor pedagógico ou a coordenação de assistência estudantil do seu campus.