Início do conteúdo

Formatura – Cursos Superiores


DEFINIÇÃO

Também denominada colação de grau, a formatura é o ato oficial público e obrigatório, por meio do qual o estudante, concluinte do curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnologia), recebe o grau ao qual tem direito por concluir o curso.

Existem dois tipos Colação de Grau: 

  • Colação em Gabinete (sem a participação pública); 
  • Sessão Solene (aberta à participação pública).

 

O requerimento de colação de grau, bem como a opção pelo tipo de colação de grau (sessão solene ou em gabinete) deverão ser feitos pelo estudante com antecedência, em datas pré-determinadas no Calendário Acadêmico, com a entrega do Requerimento de Colação de Grau na Coordenadoria de Registros Escolares (CRE).

 

O estudante deve verificar com antecedência, no sistema acadêmico, seu histórico para detectar alguma pendência de nota, carga horária e situação ENADE.

 

PRAZO PARA SOLICITAÇÃO

Período ESPECÍFICO previsto no Calendário Acadêmico.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Formulário preenchido e assinado pelo interessado;

– Original e Cópia dos Documentos: 

  • Certidão de Nascimento ou Casamento (poderá ser substituída por cédula de identidade, título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público); 
  • Documento de identidade, podendo ser aceito CNH, passaporte ou carteira de conselhos profissionais; 
  • Número do CPF; 
  • Quitação eleitoral; 
  • Quitação das obrigações militares. 

 

OBS: Cabe ao formando verificar junto à CRE, 15 (quinze) dias antes da solenidade, o resultado do requerimento (deferimento ou indeferimento), a fim de evitar transtornos de última hora.

 

FLUXO DO PROCESSO

Passo Setor Procedimento
1 Interessado Preenche formulário, anexa documentos necessários e encaminha à CRE;
2 CRE Confere documentação, analisa as pendências e aguarda a conclusão do período letivo;
3 Biblioteca Após término do período letivo, realiza a conferência de possíveis pendências de livros ou multas do estudante. Caso haja pendências, estas deverão ser quitadas para deferimento do requerimento;
4 CRE Após término do período letivo, abre processo, emite diploma e encaminha para registro na REITORIA;
5 Interessado* Retira Diploma na CRE, mediante documento de identidade.

* A autorização de retirada do documento por terceiros somente será permitida com procuração específica registrada em cartório.

 

OBS: Será realizada a conferência de possíveis pendências de livros ou multas do estudante na Biblioteca. Caso haja pendências, estas deverão ser quitadas para a retirada do certificado. 

 

Tipo de curso Prazo máximo
Superior 120 dias

Legislação aplicável

– IN 002/2019; Instrução Normativa Proen / Proppi nº 02, de 07 de novembro de 2019 – Normatiza o fluxo para a emissão e registro de diplomas e certificados dos cursos

– IN 004/2019 (Instrução Normativa Proen nº 04, de 08 de maio de 2019 – Estabelece as normas e procedimentos para as Sessões Solenes de Outorga de Grau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e revoga a IN Proen nº 08, de 17 de dezembro de 2014. – Instituto Federal do Rio Grande do Sul)

Manual do Formando – Cursos Superiores

Última atualização em 11/11/2020

Fim do conteúdo