Cronograma das matrículas terá alterações

A programação das matrículas para os aprovados no Processo Seletivo 2019/01 terá algumas alterações. Confira o cronograma atualizado:

28/01 – Publicação da 3ª chamada dos aprovados por meio da prova

29, 30 e 31/01 – Matrícula para os aprovados em 3ª chamada e ENEM, das 14h às 20h

01/02 – Divulgação da 2ª chamada do ENEM e dos nomes habilitados para a chamada pública (presencial)

04/02 – Matrículas para a 2ª chamada do ENEM e chamada pública, das 12h às 20h

Retificação: Diferentemente do que foi informado, a chamada pública, apesar de incluir os candidatos do ENEM, não se constitui como uma segunda chamada do mesmo, pois segue regras distintas, principalmente no que se refere às cotas. Mais informações em: https://ifrs.edu.br/vacaria/divulgada-chamada-publica/

Como funcionam os critérios das chamadas

Tanto a chamada da prova quanto a chamada do ENEM no Processo Seletivo do IFRS funcionam de forma independente. Os inscritos são ordenados conforme o desempenho e as cotas escolhidas.

Existem particularidades: os editais das modalidades subsequente e superior abriam a possibilidade do inscrito ser avaliado pelos dois instrumentos. Além disso, caso sobrem vagas em uma lista, as mesmas são passadas para os inscritos na outra lista.

Seguindo esses princípios, está definido que haverá uma segunda chamada do ENEM para alguns cursos, em virtude de alguns selecionados na primeira chamada que já estarem matriculados no Campus por terem sido aprovados de acordo com o desempenho na prova do Processo Seletivo. Porém, a lista da segunda chamada só será divulgada no dia 01 de fevereiro, respeitando o prazo para as matrículas da primeira chamada.

No caso da chamada pública, quando se faz necessário, são convocados, conforme o Edital, os candidatos que ainda não foram listados nas chamadas anteriores e aqueles que foram realocados na condição de acesso universal. Esse instrumento consiste em chamar os candidatos convocados presentes no recinto, na hora e data marcadas, para a realização da matrícula, por ordem, não sendo permitida a entrada na sala após o horário e data agendados.

Como localizar a relação de documentos para a matrícula

Para a matrícula, os candidatos precisam providenciar os documentos necessários, os quais constam nos Editais correspondentes. Além dos documentos obrigatórios, também podem ser exigidos outros, conforme a idade do matriculado e a cota escolhida.

* Edital dos cursos de Agronomia e Biologia:

Edital 64/2018 (os documentos obrigatórios e formulários constam no Anexo IX, a partir da página 49)

* Edital dos cursos subsequentes em Agropecuária, Logística e Manutenção e Suporte em Informática:

Edital 63/2018 (os documentos obrigatórios e formulários constam no Anexo VIII, a partir da página 40)

* Edital dos cursos integrados em Agropecuária e Multimídia:

Edital 62/2018 (os documentos obrigatórios e formulários constam no Anexo VIII, a partir da página 32)