Geral
Aulas do Programa Bolsa Futuro Digital têm início em oito campi
Os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Porto Alegre, Restinga, Vacaria e Zona Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), deram início esta semana aos cursos do Programa Bolsa Futuro Digital.
Cerca de 300 estudantes já estão recebendo capacitação na área de tecnologia da informação, através do Programa de Residência Tecnológica em Desenvolvimento de Software. São dois cursos: Desenvolvedor Front-End (parte visível de um site ou aplicativo, com a qual o usuário interage) e Desenvolvedor Back-End (código por trás do funcionamento dos softwares).
A duração é de até nove meses, o que deve ocorrer em meados de maio de 2026. Os participantes receberão uma bolsa mensal, com valores ajustados conforme a etapa da formação (de R$ 100,00 a R$ 600,00 por mês).
A iniciativa é uma parceria entre o IFRS, o Instituto Hardware Brasil e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como foco a inclusão digital e a empregabilidade de jovens e adultos, bem como a redução do déficit de especialistas no mercado brasileiro.