Atividades letivas remotas do IFRS – campus Vacaria iniciam no dia 14/05

O IFRS – campus Vacaria iniciará as atividades letivas no dia 14/05, às 19h30, com palestra direcionada para estudantes (tanto os ingressantes quanto os que já estavam no IFRS) e servidores. No último mês (abril) foi retomado oficialmente o calendário acadêmico aos estudantes já matriculados na instituição (desde setembro foram ofertadas atividades acadêmicas não presenciais, que tinham um sistema de avaliação e frequência diferente do formato de aulas regulares).

A partir do reinício das aulas no campus, a instituição receberá novas turmas dos cursos técnicos integrados em Agropecuária e Multimídia, bem como as graduações: Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado em Sistemas de Informação e Tecnologia em Processos Gerenciais. Já o curso de Licenciatura em Pedagogia inicia em 06 de setembro (2º semestre), com oferta de duas disciplinas de caráter opcional (APNPs) no 1º semestre. O IFRS, a partir de seu Conselho Superior (ConSup), determinou que as aulas continuarão com formato remoto (com possibilidades de exceção explicadas detalhadamente aqui e aqui). Não há previsão para uma retomada presencial diante das incertezas do atual cenário de pandemia de Covid-19. Qualquer mudança deverá levar em conta os boletins epidemiológicos e as orientações das autoridades de saúde, tendo como premissa a preservação da saúde de professores, técnicos administrativos, estudantes e seus familiares.

Entre os dias 17 e 19/05 a programação será destinada à ambientação dos alunos novos. No dia 17/05 está prevista conversa online do setor de Assistência Estudantil sobre os auxílios estudantis, pois haverá novo período de inscrições para os referidos auxílios de 14/05 até 18/06, os quais tem como público-alvo alunos ingressantes na 2ª chamada e possíveis chamadas posteriores do Processo Seletivo 2021 (conforme disponibilidade de vagas).

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, gravou uma mensagem de acolhida a  estudantes e servidores (confira o vídeo abaixo). Júlio destacou que esse não é o reinício letivo que a instituição gostaria, mas é o possível para o atual momento. Ele lembrou das adaptações na rotina institucional e do trabalho realizado desde o início da pandemia de Covid-19, salientando as ações de apoio à comunidade ocorridas no período. Por fim, reforçou o compromisso com a oferta de ensino de qualidade e o apoio à ciência e ressaltou o reconhecimento ao desempenho do IFRS divulgados em diferentes oportunidades, como na pesquisa da CWUR sobre as melhores universidades do mundo e no Índice Geral de Cursos.