Vem aí o Processo Seletivo 2025/01: Campus Restinga oferece 272 vagas em cursos técnicos e superiores

O Processo Seletivo de estudantes 2025/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ofertará mais de 5.700 vagas em cursos gratuitos para começar a estudar no primeiro semestre de 2025. No Campus Restinga são 272 vagas.

As informações completas serão divulgadas no dia 12 de setembro de 2024, no edital de isenção da taxa de inscrição.

📝 Como participar do Processo Seletivo de estudantes 2025/01

As inscrições para o Processo Seletivo de estudantes ocorrem de 26 de setembro a 14 de outubro de 2024, pelo site de ingresso.

Os cursos do Instituto são gratuitos, mas o Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que vai de R$ 20,00 a R$ 80,00. Exceto para os cursos EJA  que não têm taxa de inscrição no Processo Seletivo.

Os candidatos podem pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 12 a 25 de setembro de 2024.

Nesse processo, a confirmação da renda será feita pelo CadÚnico. Ele será indispensável para solicitar a isenção da taxa de inscrição e para comprovar a renda familiar nas cotas para ocupação de vagas reservadas a estudantes de baixa renda.

Para comprovação, o candidato deverá anexar o “Extrato de Consulta Completa” emitido no site https://cadunico.dataprev.gov.br/#/home. Somente serão aceitos cadastros atualizados nos últimos dois anos. O candidato que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição estará dispensado de apresentar novamente o “Extrato de Consulta Completo”.

Sobre o CadÚnico

O Cadastro Único é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.

📌Confira as principais datas do Processo Seletivo:
  • Publicação do edital com os detalhes sobre os pedidos de inscrição gratuita (isenção da taxa) – 12/09/2024
  • Solicitação de inscrição gratuita (isenção da taxa) – de 12 a 25/09/2024
  • Resultado da solicitação de inscrição gratuita – 26/09/2024
  • Publicação dos editais com os detalhes da seleção de estudante – 26/09/2024
  • Inscrições no Processo Seletivo de estudantes – de 26/09 a 14/10/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição – até 15/10/2024
  • Sorteio (para os cursos com esse tipo de seleção) – 12/11/2024
  • Prova (para os cursos com esse tipo de seleção) – 24/11/2024
 📌Confira as vagas que serão oferecidas pelo Campus Restinga:
  • Técnico em Eletrônica – Integrado ao Ensino Médio
  • Técnico em Informática – Integrado ao Ensino Médio