Vem aí o Processo Seletivo 2023/1 de estudantes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vai ofertar em torno de 5.400 vagas em mais de 150 cursos gratuitos. O início das aulas será no primeiro semestre de 2023. As possibilidades são para os 17 campi. O Campus Restinga vai oferecer 240 vagas para cursos Integrados ao Ensino Médio (Técnico em Eletrônica, Técnico em Informática e Técnico em Lazer), de Educação de Jovens e Adultos – EJA (Técnico em Comércio) e de graduação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Industrial e Licenciatura em Letras Português e Espanhol).

Para estudar no IFRS é preciso passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse. Os cursos do IFRS são de graça, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa. Os candidatos que necessitarem poderão pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 19 a 27 de setembro. Saiba mais:

Quem tem o ensino fundamental completo pode fazer o ensino médio com um curso técnico integrado no IFRS (dá a formação de nível médio e técnica profissionalizante). A seleção para esses tipos de curso será por uma prova e a inscrição terá o custo R$ 40,00.

Quem tem 18 anos de idade ou mais e o ensino fundamental completo têm a opção de fazer no IFRS o ensino médio mais o curso técnico integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seleção será a partir da participação em uma palestra e de uma entrevista com os candidatos e não há taxa de inscrição.

Já aqueles que têm ensino médio completo podem optar por uma graduação, para uma formação superior. A seleção para ingresso de estudantes será por prova ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem – poderá ser usada a nota desde o ano de 2017 até a atual), com taxa de inscrição de R$ 60,00.

Vagas no Campus Restinga:

Como participar do Processo Seletivo 2023/01:

Os documentos com as informações sobre a seleção (editais) serão divulgados a partir de setembro de 2022. O primeiro será publicado no dia 19 de setembro e é destinado aos candidatos que necessitam de inscrição gratuita no Processo Seletivo.

📌Datas principais do próximo processo de ingresso de estudantes:

Publicação do edital com informações sobre como pedir inscrição gratuita (isenção da taxa) – 19 de setembro de 2022

Envio dos pedidos de inscrição gratuita – de 19 a 27 de setembro de 2022

Publicação do edital – 03 de outubro de 2022

Período de inscrições para a seleção – 03 a 24 de outubro  de 2022

Prova – 04 de dezembro de 2022

📍 Para acompanhar as novidades deste processo de seleção acesse com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br.

⚠️ Os cursos técnicos e superiores do IFRS são presenciais.