Sábado é dia de conhecer o Campus Restinga e se inscrever para começar um curso em 2024!

Neste sábado, dia 21 de outubro de 2023, o Campus Restinga estará aberto com várias atividades para receber a comunidade. Interessados em estudar na instituição no próximo ano poderão conhecer o campus, os cursos e  as oportunidades, esclarecer dúvidas e realizar a inscrição para o Processo Seletivo 2024/01.

Servidores e estudantes estarão auxiliando os candidatos, que terão computadores disponíveis no laboratório para se inscrever. Além disso, quem visitar o campus também poderá participar da XII Mostra Científica, que se encerra no sábado, com palestra e exposição de trabalhos (veja programação).

A atividade será realizada em outros quatro campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As inscrições para o Processo Seletivo 2024/01 estão abertas até a próxima segunda-feira, 23 de outubro de 2023, no site ingresso.ifrs.edu.br. O Campus Restinga oferece 240 vagas para 07 cursos técnicos e superiores.

Confira as vagas no Campus Restinga:

A forma de seleção de estudantes varia de acordo com o curso, podendo ser pela realização da prova do IFRS ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 até a atual. A seleção dos cursos EJA será a partir da participação em uma palestra e de uma entrevista com os candidatos.

As inscrições são realizadas por meio de formulário eletrônico. O link está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br. Os cursos do Instituto são gratuitos, mas o Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00, de acordo com o tipo de curso e a forma de seleção. O boleto poderá ser pago até o dia 25 de outubro de 2023. Os cursos da modalidade EJA não têm taxa de inscrição.

O Processo Seletivo reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas; e tem ainda outras vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Os demais candidatos podem se inscrever e concorrerão nas vagas de acesso universal.