Rudinei Müller é eleito novo diretor-geral do Campus Restinga

O professor Rudinei Müller foi eleito diretor-geral do Campus Restinga em consulta à comunidade acadêmica, realizada no dia 02 de outubro de 2019. O resultado homologado das eleições foi publicado na segunda-feira, dia 07 de outubro. A posse deve ocorrer em fevereiro de 2020, e o mandato tem duração de quatro anos. O professor Júlio Xandro Heck foi reeleito reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Conforme apuração, o candidato Rudinei Müller recebeu 359 votos de estudantes (35,97%), 24 votos de docentes (36,92%) e 25 votos de técnico-administrativos(as) em educação (58,14%), com um total de 43,68% dos votos. A candidata Elizandra Martinazzi obteve 33,51% do total de votantes aptos(as), recebendo 110 votos de estudantes (11,02%), 34 votos de docentes (52,31%) e 16 votos de técnico-administrativos(as) em educação (37,21%). Não houve votos brancos e foram 4 votos nulos.

Candidato único, Júlio Xandro Heck recebeu um total de 8.186 votos em todo o IFRS. Foram 900 votos de docentes, 727 votos de técnico-administrativos(as) em educação e 6.559 votos de estudantes. Houve 765 votos brancos e nulos.

> Leia mais sobre a eleição à reitor do IFRS

Sobre o novo diretor-geral

Rudinei Müller tem 54 anos e é natural de Cruzeiro do Sul (RS). É graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1990), mestre (1997) e doutor em Filosofia (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mais de 20 anos de experiência docente entre a Educação Básica e Ensino Superior em nível de graduação e pós-graduação. No campo da Gestão da Educação, foi coordenador de área nas séries finais do Ensino Fundamental, coordenador do curso de Filosofia e coordenador geral da pós-graduação lato sensu na Unilasalle/Canoas. Desde 2010, é professor com dedicação exclusiva do IFRS. Atualmente coordena o curso Técnico em RH/Comércio na modalidade PROEJA no Campus Restinga.

Sobre o reitor

Júlio Xandro Heck tem 42 anos e atua no magistério há 13, período no qual foi também pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS (de 2013 a 2016). Natural de Alecrim, é formado em Química Industrial de Alimentos, possui mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, doutorado em Biologia Celular e Molecular e pós-doutorado em Biotecnologia.

Os próximos passos do processo eleitoral

O próximo procedimento é a homologação do resultado das eleições na reunião do Conselho Superior da Instituição, a ser realizada no dia 5 de novembro de 2019. A posse do reitor, ainda sem previsão de data, ocorrerá no Ministério da Educação, em Brasília. A posse dos novos(as) diretores(as)-gerais de campus está prevista para fevereiro de 2020.

Sobre as eleições no IFRS

Estudantes regularmente matriculados e servidores são considerados aptos a votar. O voto não é obrigatório e é secreto. A contagem do resultado dá pesos iguais para os votos de cada um dos três segmentos: 1/3 para a manifestação dos professores, 1/3 para a dos técnico-administrativos e 1/3 para a manifestação dos alunos.