Retomada do Calendário Acadêmico a partir de dia 24 de maio é aprovada pelo Conselho de Campus

Calendário Acadêmico

Está publicado o novo Calendário Acadêmico 2020/2021 do Campus Restinga, que estabelece a retomada das atividades letivas a partir do dia 24 de maio de 2021. O documento foi elaborado por um grupo de trabalho a partir de discussões com docentes, técnico-administrativos, estudantes e pais/responsáveis e aprovado em reunião do Conselho de Campus no dia 31 de março de 2021, conforme Resolução 005/2021. Em função da pandemia, as aulas ocorrerão no formato de ensino remoto, por meio de atividades síncronas e assíncronas no ambiente virtual de aprendizagem virtual utilizado pelo IFRS, o Moodle.

A retomada do Calendário Acadêmico segue as diretrizes estabelecidas pela Resolução 015/2021, aprovada pelo Conselho Superior do IFRS (Consup). As rematrículas online dos cursos semestrais – Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Subsequente e Superiores – deverão ser realizadas de 03 a 05 de maio. Entre os dias 17 e 21 de maio, haverá um período para ambientação e acolhimento dos servidores, com formação pedagógica, reuniões, planejamento e organização dos cursos no Moodle. O período de 24 a 28 de maio será destinado para a ambientação e acolhimento dos estudantes. No dia 26 de maio, está marcada uma reunião com as famílias e estudantes dos Cursos Técnicos em Integrados ao Ensino Médio (Eletrônica, Informática e Lazer).

Durante a suspensão do Calendário Acadêmico, o Campus Restinga ofertou dois ciclos de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), que eram opcionais e permitiram aos estudantes o aproveitamento de componentes curriculares. O 1º Ciclo foi realizado de 19 de setembro a 04 de dezembro de 2020. O 2º Ciclo, iniciado em 18 de janeiro, encerra-se em 09 de abril de 2021.

Para ajudar os estudantes no acesso às atividades remotas, foi aberto um novo edital de auxílio à inclusão digital. Serão destinados chips com pacote de dados para acesso à internet, na modalidade Programa Alunos Conectados do Ministério da Educação. As inscrições vão até 5 de maio. O link e mais esclarecimentos podem ser consultados no Edital IFRS 032/2021.

Sobre os auxílios estudantis

Os Auxílios Estudantis serão pagos aos estudantes beneficiários com as regras atuais até maio. Com a retomada do Calendário Acadêmico, a manutenção dos auxílios dependerá da rematrícula e da realização das atividades escolares pelo estudante. Caso o estudante ainda não seja beneficiário, haverá uma etapa de inscrições para os auxílios de 17 a 25 de junho.