Qualifica Mais EnergIFE: Campus Restinga abre inscrições para curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

O Campus Restinga vai oferecer o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos) por meio do programa Qualifica Mais EnergIFE, lançado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC). As inscrições vão até dia 22 de junho de 2023 e devem ser feitas pelo formulário online. Serão ofertadas 120 vagas (30% reservadas para mulheres), selecionadas por ordem de inscrição.

Para se inscrever, é obrigatório atender os seguintes requisitos:

• idade a partir de 18 anos;
  • residir no município de Porto Alegre;
  • possuir no mínimo ensino fundamental I completo (5º ano);
  • possuir conta bancária em seu nome.

A confirmação da vaga será publicada na página sobre o curso em 23 de junho de 2023.

As aulas da 1ª turma terão início no dia  26 de junho de 2023. O curso possui carga horária de 200 horas e será ofertado em modo presencial e EAD. Para auxiliar os participantes no deslocamento e alimentação durante o período de aulas, será oferecido auxílio de R$ 20,00 por dia de aula ofertada, com pagamento mensal na conta bancária do estudante.

Serão criadas três turmas com o provável início conforme datas e turnos abaixo*:

• 1ªTurma: 26/06/2023 a 03/09/2023 no turno da tarde, das 13:30 às 18:00
  • 2ª Turma: 04/09/2023 a 29/10/2023 no turno da manhã, das 7:30 às 12:00
  • 3ªTurma: 30/10/2023 a 24/12/2023 no turno da tarde, das 13:30 às 18:00

* O calendário pode sofrer ajustes conforme o número de alunos e docentes inscritos no projeto.

O programa Qualifica Mais EnergIF busca promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das Energias Renováveis por intermédio da qualificação profissional. O egresso do curso será capaz de analisar, quantificar e realizar a instalação, reparação e manutenção elétrica de sistemas de geração de energia residencial e comercial através de painéis solares fotovoltaicos. Com uma formação baseada em conhecimentos teóricos e práticos dos componentes, projetos e mercados de energias renováveis, poderá atuar e desenvolver tecnologias mais sustentáveis, além de identificar pontos relevantes para a criação, gestão e desenvolvimento de negócios nas áreas de infraestrutura e tecnologia.

Para informações adicionais e ajuda ao preenchimento do formulário de inscrição, o candidato pode comparecer diretamente no Campus Restinga (Rua Alberto Hoffmann, 285), das 10h às 19h 30min, com a documentação, ou enviar e-mail para progredir@ifrs.edu.br