Publicados os editais do Processo Seletivo 2022/1

PS 2022/1 - Editais

Foram publicados nesta sexta-feira, 24 de setembro de 2021, os editais com informações e orientações para os estudantes interessados em participar do Processo Seletivo 2022/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os editais podem ser acessados no site ingresso.ifrs.edu.br/2022 e é muito importante que os candidatos leiam com atenção as informações referentes ao seu curso.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 27 de setembro a 24 de outubro de 2021, por meio de um formulário eletrônico cujo link estará disponível no site de ingresso.

Neste Processo Seletivo de estudantes 2022/1, o IFRS está ofertando mais de 4.900 vagas em cursos técnicos e superiores nos 17 campi*. O Campus Restinga oferece 154 vagas nos seguintes cursos:

Graduação:

• Tecnologia em Eletrônica Industrial Graduação (Noite) – 22 vagas
  • Licenciatura em Letras Português – Espanhol Restinga (Noite) – 22 vagas
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Manhã) – 22 vagas

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio – Educação de Jovens e Adultos:

• Técnico em Comércio (Noite) – 22 vagas

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio:

• Técnico em Eletrônica (Manhã) – 22 vagas
  • Técnico em Informática (Manhã) – 22 vagas
  • Técnico em Lazer (Manhã, Tarde) – 22 vagas

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar do Processo Seletivo 2022/1 será cobrada uma taxa de inscrição. Para quem se inscrever à seleção por sorteio ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio, a taxa de inscrição será de R$ 10,00. Os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) não terão cobrança de taxa de inscrição.

Os candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa deferida precisam realizar a inscrição. Ao término da inscrição no Processo Seletivo, será gerado o comprovante de inscrição de isento, que substitui o boleto bancário.  Os resultados da solicitação de isenção da taxa já estão publicados.

📝 Como será a seleção de estudantes

No Processo Seletivo 2022/1, o IFRS está reservando 80% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Essa é uma das alterações realizadas em função da pandemia de Covid-19. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas para poder concorrer à vaga de escola pública.  Os demais podem se inscrever igualmente, que concorrerão nas vagas de acesso universal.

Confira como será o Processo Seletivo 2022/1 do IFRS:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (são os que permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, voltados para aqueles estudantes que concluíram o Ensino Fundamental) – no Campus Restinga, a seleção ocorrerá por meio de sorteio público.

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo e são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais) – a seleção para todas as vagas será por sorteios públicos entre os inscritos.

Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021.

📌Cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2022/1:

Publicação dos documentos (editais) com orientações e o detalhamento do Processo Seletivo: 24 de setembro de 2021

Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: 27 de setembro a 24 de outubro de 2021

Sorteio público entre os inscritos: 14 de dezembro

Como acompanhar e saber das novidades: acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br

⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial ou híbrida (quando parte das atividades ocorre presencialmente e parte no formato virtual), devido à pandemia de Covid-19. O início das aulas será no primeiro semestre de 2022.