Provas do Processo Seletivo 2019/2 ocorrem no domingo (02/06)

Serão realizadas no domingo, 2 de junho de 2019, as provas do Processo Seletivo de estudantes 2019/2 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Nove campi do IFRS participam: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão. Os locais de prova, com endereços, estão publicados no site de Ingresso.

O exame de seleção ocorrerá a partir das 14h e terá duração de 3h30min para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e 4h30min para os cursos superiores. É recomendado aos candidatos chegarem com antecedência de no mínimo 30 minutos. Mais informações e orientações no site do Processo Seletivo e nos editais.

Ao todo, serão 4.174 candidatos que farão a prova ou optaram por utilizar a nota do Enem para ingresso em um curso no IFRS. Todos os cursos são gratuitos.

Orientações aos candidatos:

>> Chegue com antecedência – O candidato deve chegar ao local de prova pelo menos 30 minutos antes do horário. Não poderão realizar a prova os candidatos que se apresentarem na sala após o horário estabelecido para o início da prova.

>> Leve caneta esferográfica azul ou preta.

>> Leve a versão original de documento de identidade com foto utilizado na inscrição – os documentos deverão estar em perfeitas condições. Não são considerados válidos os documentos onde se lê “não-alfabetizado” nem os com fotografia desatualizada. Por documento de identidade com foto entende-se: Carteiras de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública – Instituto de Identificação, pela Polícia Federal, pelos Comandos Militares, pela Polícia Militar, e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; Certificado de Reservista; Carteiras funcionais com foto, expedidas por órgão público; Carteira de Trabalho; Passaporte; ou Carteira Nacional de Habilitação.

>> Não use: véus, bonés, chapéus, gorros, lenços, aparelhos auriculares (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial), óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos.

>> Não porte: armas, malas, livros, calculadoras, relógio digital, fones de ouvido, gravadores, pagers, notebooks, telefones celulares, pen-drives, tablets ou quaisquer aparelhos eletrônicos similares.

>> Aparelhos eletrônicos: o candidato que se apresentar para a prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado.

>> Água: é permitido levar uma garrafa de água para consumo.

>> Alimentos: não será permitido o consumo na sala de prova. Com o acompanhamento de um fiscal, o candidato poderá consumir alimento fora da sala.

>> Saída da sala: somente será permitida a partir de 1 (uma) hora após o seu início.

>> Demais informações e recomendações, o candidato encontra no Edital em que está participando.

>> ENEM: Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes e superiores do IFRS pode ser utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2013. Para isso, no momento da inscrição o candidato optou entre as alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”.  Fique atento. Se você se inscreveu “apenas por nota do Enem” você não fará prova!