Início do conteúdo

Provas da 1ª fase da OBMEP serão aplicadas neste sábado, dia 17 de julho


16º OBMEP

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Restinga participam, neste sábado, dia 17 de julho, de forma virtual, da primeira fase da 16ª Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (OBMEP 2021). A aplicação das provas é coordenada pela equipe de professores de Matemática do campus.

A OBMEP acontece em duas fases: a primeira é composta por uma prova múltipla-escolha de 20 questões, e a segunda por uma prova discursiva de seis questões. No dia 09 de setembro, a organização divulgará os classificados para a segunda fase, prevista para acontecer em novembro.

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Os objetivos da competição são estimular o estudo da matemática no país, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, promover a difusão da cultura matemática, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo com a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Serão distribuídas aos alunos participantes de todo o país 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata e 5.175 medalhas de bronze, além de 51.900 menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Informações importantes

  • Cada estudante terá uma tentativa para realizar a prova no Moodle. Quando iniciar poderá realizar a prova em, no máximo, 2h30min (duas horas e trinta minutos), exceto para os alunos com necessidades especiais que precisarem de auxílio para a realização da mesma, para os quais a duração máxima deverá ser de 3h30min (três horas e trinta minutos).
  • O estudante poderá realizar esta prova em qualquer turno. A prova estará disponível no Moodle das 00h00min às 23h59min.
  • Tema: Música e Matemática
  • Link do Moodle onde terá mais instruções e poderá realizar a prova: https://moodle.restinga.ifrs.edu.br/course/view.php?id=600
  • Mais informações sobre a OBMEP: http://www.obmep.org.br
  • Regulamento da 16º OBMEP: http://www.obmep.org.br/regulamento.htm
Fim do conteúdo