Processo Seletivo Complementar 2022/1 do IFRS recebe inscrições até 10 de abril

Processo Seletivo Complementar 2022

Estão abertas, até 10 de abril, as inscrições para o Processo Seletivo Complementar 2022/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O Campus Restinga oferece vagas remanescentes para os cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e superiores de graduação, todos com aulas presenciais. No total, são 887 vagas no IFRS. Vale lembrar que todos os cursos do IFRS são gratuitos e que não haverá taxa de inscrição para este Processo Seletivo.

Os detalhes da seleção, a lista de cursos e vagas, o cronograma e outras informações podem ser conferidas nos editais publicados no site ingresso.ifrs.edu.br. É importante que os candidatos façam uma leitura atenta do documento (edital) referente ao tipo de curso que pretende concorrer.

DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line, pelo link disponível no site de ingresso do IFRS, e o candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). É necessário também estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos (saiba mais sobre como será a seleção abaixo).

Todas as informações podem ser consultadas no site do Processo Seletivo.

⚠️ IMPORTANTE SABER SOBRE A INSCRIÇÃO

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS, será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, o candidato deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo Complementar. Não deixe para se cadastrar no último dia de inscrição!

Depois do acesso pelo Gov.br, o candidato vai para o sistema de inscrições (imagem abaixo) e poderá clicar em “Processo Seletivo Complementar 2022/01” para ser direcionado ao formulário

📝Como será a seleção dos estudantes:

▶️ Para cursar o Ensino Médio junto com um curso técnico no IFRS (cursos técnicos integrados ao Ensino Médio), a seleção será por sorteio entre os inscritos.

▶️ Nos cursos superiores de graduação, a seleção ocorrerá por meio da nota do Enem (os candidatos podem usar a nota do Enem desde 2016 até a atual).

📌Prazos: (Cronograma prévio das publicações)

• Período de inscrições para concorrer às vagas nos cursos – das 14h do dia 05 de abril às 23h59min do dia 10 de abril.
  • Publicação dos resultados da seleção – 14 de abril de 2022, no site ingresso.ifrs.edu.br.
  • Pré-matrículas – 15 a 17 de abril para a primeira chamada de candidatos.

📌Vagas ofertadas no Campus Restinga:

▶️ Para mais informações, os interessados podem seguir acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br, o site do campus e as redes sociais.