Processo Seletivo 2024/01: candidatos do curso EJA devem comparecer a palestra nos dias 06 e 07 de novembro

Os candidatos inscritos no Processo Seletivo 2024/01 para o curso Técnico em Comércio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem comparecer à palestra nos próximos dias 06 e 07 de novembro, às 19h30min, no Campus Restinga. A participação na palestra é obrigatória para ingresso no curso. Candidatos ausentes serão desclassificados do processo de seleção. Não há necessidade de participar dos dois dias, basta estar presente em uma das duas datas.

Acesse a lista com a chamada para os inscritos publicada no site ingresso.

Sobre a palestra:

A palestra ocorre às 19h30 dos dias 06 e 07 de novembro, nas salas 409 a 412 do Campus Restinga, Rua Alberto Hoffmann, 285 – bairro Restinga – Porto Alegre.

A participação é presencial e obrigatória. A seleção de estudantes para os cursos ocorre a partir da participação na atividade e de informações sobre a situação escolar e de vida do candidato. São avaliados:

• idade do candidato – maior pontuação para idade mais avançada;
  • último ano que o candidato frequentou a escola – maior pontuação para quem está afastado da escola há mais tempo; e
  • como ele concluiu o Ensino Fundamental, se foi por ensino regular ou por EJA – maior pontuação para quem realizou EJA.

Os critérios detalhados podem ser conferidos no item 5 do edital.

O que levar na palestra:

1. Senha do GOV.BR (mesmo CPF e senha usados no ato da inscrição)
  2. Documento de identificação com foto;
  3. CPF;
  4. Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental;
  5. Histórico Escolar Completo do Ensino Fundamental;
  6. Comprovante de Quitação Militar – para Homens até 45 anos;
  7. Se candidata/o por cota de Pessoas com Deficiência (C2, C4, C6, C8, C10):
    • Laudo médico com comprovação da deficiência.
  8. Se candidata/o por cota de Renda Inferior (C2, C3, C4 ou C5):
    • Se a família cadastrada no programa bolsa família:
      • Cartão ou comprovante do cadastro único;
      • CPF do integrante da família que possui o cadastro único.
    • Se família não pertence ao programa do bolsa família:
      • Documento de identificação com foto de todos os membros da família;
      • CPF de todos os membros da família;
      • Carteira de Trabalho Profissional de todos os membros da família em idade ativa;
      • Comprovantes de renda de todos os membros da família (contra-cheques, extratos de benefícios);

Juntamente com as palestras ocorrerá a banca de heteroidentificação para os candidatos inscritos pelas cotas étnico-raciais c2, c3, c6 e c7.

Como realizar a  matrícula

Além da participação na palestra, os candidatos inscritos devem preencher os formulários de matrícula disponíveis no site de ingresso e enviar os documentos solicitados até 08 de novembro, pelo sistema de pré-matrícula, no site de ingresso.

Para os candidatos das cotas C2, C3, C6 e C7 é necessário participar de entrevista para aferição étnico-racial. Nos dias 06 e 07/11/2023 as entrevistas serão realizadas durante as palestras.

Para os candidatos das cotas C2, C3, C4, C5 deve ser enviada a documentação para comprovação de renda da família. Documentação de todos os membros da família (ou apenas do integrante da família que possui o cartão do cadastro único). O envio também é realizado de 30/10/2023 à 08/11/2023 através do sistema de pré-matrícula.

O envio das demais documentações também deve ser realizado através do sistema de pré-matrícula, de acordo com a cota de inscrição do candidato.

Caso o candidato tenha dificuldade para enviar a documentação através do sistema, ou não tenha computador à disposição para realizar o envio, pode vir ao campus nos dias de semana (de 30/10 e 08/11), no horário das 09h às 21h. Na recepção do Campus haverá computadores disponíveis para realizar o envio da documentação, assim como servidores à disposição para obter orientações.

Sobre os resultados:

As listas dos candidatos com a classificação geral e os aprovados em primeira chamada serão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br no dia 10 de novembro de 2023.

📝 Fique atento às próximas datas importantes referentes à seleção dos cursos EJA:
  • 06 e 07 de novembro de 2023 – Palestra EJA.
  • até 08 de novembro de 2023 – envio da documentação pelo sistema de pré-matrícula
  • 10 de novembro de 2023 – publicação do resultado final com a lista de classificados e aprovados em primeira chamada para pré-matrículas.

Acompanhe as demais datas importantes acessando o cronograma no site de ingresso.

Para tirar dúvidas, entreem contato pelo e-mail [email protected]