Processo Seletivo 2023/02: Inscrições para cursos técnicos e superiores estão abertas até 08 de maio

Interessados em concorrer a uma vaga em cursos técnicos e de gradução no Campus Restinga podem realizar inscrição até 08 de maio. Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2023/02 do IFRS, com 1.293 vagas em cursos gratuitos em nove campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão. O Campus Restinga oferece 212 vagas para para os cursos Técnico em Agroecologia (EJA), Técnico em Guia de Turismo (Subsequente ao Ensino Médio), Técnico em Informática (Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer.

Os candidatos precisam passar por uma seleção, que varia conforme o curso. Os documentos com informações e orientações (editais) estão publicados na página de editais do site ingresso.ifrs.edu.br.

A lista de cursos e o cronograma com as datas importantes podem ser conferidos no site ingresso.ifrs.edu.br.

Vagas no Campus Restinga:

Sobre as possibilidades de cursos e formas de seleção:

Quem tem 18 anos de idade ou mais e o ensino fundamental completo tem a opção de fazer no IFRS o ensino médio com o curso técnico integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A forma de seleção será por participação em palestra e entrevista. Confira o edital para os cursos EJA

Quem está fazendo o ensino médio em outra instituição de ensino (pública ou privada) pode cursar somente a formação técnica no IFRS, em um técnico concomitante ao ensino médio. A seleção será com a realização de uma prova. Confira o edital dos cursos técnicos concomitantes ao ensino médio

Quem possui ensino médio completo:

Saiba mais sobre cada forma de seleção

Cotas:

Neste Processo Seletivo, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos devem ter feito todo o ensino fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas reservadas para estudantes de escolas públicas são divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas (saiba mais sobre a reserva de vagas).

Os demais podem se inscrever igualmente e concorrerão nas vagas de acesso universal ou nas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD), se for o caso do candidato.

Sobre as inscrições:

As inscrições podem ser realizadas a partir das 14h desta quinta-feira, 27 de abril, até o dia 08 de maio de 2023, por meio de formulário eletrônico. O link está disponível na capa do site de ingresso.

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral –  RG). No momento da inscrição, não poderá usar o número de documento dos pais para se inscrever. É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa: de R$ 20,00 para a seleção por sorteio ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); de R$ 50,00 para a seleção por prova para cursos técnicos; ou ainda R$ 70,00 para a seleção por prova para cursos de graduação. O o curso técnico integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) não possui taxa de inscrição.

Se o candidato não tiver acesso à internet ou tiver dúvidas sobre como se inscrever, pode ir presencialmente até o campus para o qual pretende concorrer à vaga. Lá são disponibilizados computadores para fazer a inscrição e alguém poderá auxiliar. O Campus Restinga fica Rua Alberto Hoffmann, 285, Bairro Restinga, em Porto Alegre. O horário de atendimento é das 9h às 21h.

Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição também precisam realizar a inscrição no sistema eletrônico, não importa se tiveram o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Para os isentos da taxa, ao término da inscrição no Processo Seletivo, será gerado o comprovante de inscrição de isento, que substitui o boleto bancário. Para os demais, será emitido um boleto, que deve ser pago até o dia 09 de maio de 2023.

📌Fique atento às etapas do cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2023/02:
  • Publicação dos documentos (editais) com orientações e o detalhamento do Processo Seletivo: 27 de abril de 2023
  • Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: das 14h de 27 de abril até 23h59 do dia 08 de maio de 2022
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 09 de maio de 2023
  • Divulgação dos locais de prova: 31 de maio de 2023
  • Prova para os cursos com esse formato de seleção: 04 de junho de 2023
  • Sorteio público entre os inscritos: 07 de junho de 2023
  • Palestra EJA: 07 de junho de 2023

Para acompanhar as novidades do processo seletivo, acesse com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br