Processo Seletivo 2021: publicadas as listas de classificados e a primeira chamada para matrículas

Foram divulgadas as listas com as classificações dos candidatos do Processo Seletivo de estudantes 2021 do IFRS. Podem ser conferidas no site ingresso.ifrs.edu.br/2021. Estão destacados os que foram classificados em primeira chamada – que são os primeiros colocados e já devem estar atentos aos próximos passos para encaminhar a matrícula. E há também as listas de “classificação geral”, que é a relação de todos os inscritos conforme a ordem em que foram sorteados (cursos técnicos) ou que foram classificados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (cursos superiores e metade das vagas dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio), seguindo a cota em que estão concorrendo.

No Campus Restinga, foram ofertadas vagas para os cursos Técnico em Guia de Turismo Subsequente ao Ensino Médio, Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Atenção, estar classificado em primeira chamada não significa já ser um estudante do IFRS. É preciso seguir os próximos passos do cronograma do Processo Seletivo nos prazos estabelecidos para realmente efetivar a matrícula, que este ano será totalmente virtual.

FIQUE ATENTO:

▶️ Nesta segunda-feira, dia 19, foi publicada também uma lista com os nomes dos candidatos que necessitam encaminhar a documentação para análise de reserva de vagas para renda inferior a 1,5 salário mínimo. Essa etapa ocorrerá no período de 26 a 29 de abril (saiba mais aqui).

▶️No terça-feira, dia 20, será publicada uma lista com os nomes dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) aprovados em primeira chamada e um suplente por vaga que deverão participar da verificação étnico-racial nas comissões de heteroidentificação (saiba mais aqui). Será publicada ainda uma lista com os candidatos indígenas que precisam fazer a verificação da autodeclaração pelo sistema eletrônico (saiba mais aqui)

▶️ O período de 26 a 29 de abril será o prazo para o preenchimento dos formulários eletrônicos e o envio da documentação de TODOS OS CLASSIFICADOS EM PRIMEIRA CHAMADA, pelo sistema pré-matrículas, cujo link será divulgado no site ingresso.ifrs.edu.br/2021, juntamente com mais orientações.

Dicas especiais:

📝Se você foi classificado em primeira chamada, reúna a documentação necessária com antecedência. Os documentos e o modelo que terão os formulários já podem ser conferidos nos anexos dos editais (no entanto, não é necessário preencher o formulário em PDF, pois o que será válido será o formulário eletrônico que estará disponível no sistema pré-matrícula). Lembre-se que este material encontra-se no site ingresso.ifrs.edu.br/2021, na página Editais.

📝Tire fotos dessa documentação ou gere PDFs dos documentos. Preste atenção para que eles fiquem legíveis.

Os candidatos convocados nas listas das chamadas deste PS que não finalizarem a etapa da pré-matrícula no sistema eletrônico dentro do prazo perderão o direito à vaga. Por isso, acompanhe as orientações e o cronograma do site ingresso.ifrs.edu.br/2021 e leia com atenção o edital do seu curso.

📌Próximas chamadas

Se depois da primeira fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos, o IFRS poderá publicar novas chamadas de candidatos. Lembrando que a ordem de classificação dos candidatos é a que foi publicada em 19 de abril e as listas de chamadas seguirão essa ordem.

A segunda chamada, se ocorrer, está prevista para o dia 14 de maio; a terceira chamada para o dia 28 de maio; e uma chamada pública, se for necessário, ocorrerá em 11 de junho.

Por isso, os candidatos precisam acessar com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br.