Processo Seletivo 2018/2: aberto período para solicitar isenção da taxa de inscrição

De 10 a 18 de abril, candidatos poderão solicitar gratuidade na taxa de inscrição do Processo Seletivo 2018/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Serão ofertadas 1.321 vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e em cursos de graduação gratuitos em nove campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão (confira a relação dos cursos abaixo). As aulas terão início no segundo semestre de 2018. O Campus Restinga oferece 144 vagas para os cursos superiores em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Desportiva e de Lazer, Processos Gerenciais e para o curso técnico em Guia de Turismo.

A taxa de inscrição do processo seletivo custará R$ 35,00 para os cursos técnicos e R$ 50,00 para os cursos superiores, mas no período de 10 a 18 de abril de 2018 os candidatos que necessitarem poderão solicitar isenção na taxa. O benefício é concedido às pessoas que comprovarem carência socioeconômica, conforme as orientações previstas no documento disponível no site ingresso.ifrs.edu.br, aba Editais / Edital nº 23/2018. A solicitação deve ser realizada na recepção do Campus Restinga, localizado na Rua Alberto Hoffmann, 285 – Bairro Restinga, em Porto Alegre, no horário das 8h às 22h.

Inscrições para o processo seletivo

As inscrições para o Processo Seletivo 2018/2 poderão ser feitas de 24 de abril a 14 de maio de 2018, pela internet, no endereço ingresso.ifrs.edu.br. É importante destacar que esta é uma etapa diferente da solicitação de taxa de inscrição gratuita. Assim, mesmo os candidatos que fizeram a solicitação, e inclusive os que foram beneficiados, precisam fazer a inscrição no processo seletivo entre 24 de abril e 14 de maio.

Os candidatos poderão optar por se inscrever nas seguintes modalidades: participar da prova do IFRS (que ocorrerá no dia 10 de junho de 2018); utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 como critério para classificação; ou concorrer nas duas modalidades: prova e nota do Enem.

Reforço na preparação

Para auxiliar os candidatos em seus estudos para a prova própria do Instituto, está sendo ofertado o Pré-IFRS, curso gratuito na modalidade a distância (EaD). O Pré-IFRS tem como base de conteúdo provas simuladas de processos seletivos anteriores próprios do IFRS e também de outras instituições, a maioria resolvida e comentada pelos professores.

O curso é aberto à participação de qualquer pessoa. As inscrições são online, gratuitas e estão abertas. Mais informações e inscrições no site ead.ifrs.edu.br.

Datas importantes

• Solicitação de isenção de taxa de inscrição: 10 a 18/04/2018
  • Inscrições: 24/04 a 14/05/2018
  • Prova: 10/06/2018

Mais informações: ingresso.ifrs.edu.br

Cursos e modalidades oferecidos pelo Campus Restinga:

Técnico Subsequente – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

• Técnico em Guia de Turismo (subsequente ao Ensino Médio) ?-noite, 40 vagas

Superiores de tecnologia – cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

• Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – noite, 32 vagas
  • Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer – manhã, 32 vagas