Processo de ingresso de estudantes do IFRS será realizado por sorteio e nota do Enem

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) definiu o formato de seu próximo processo de ingresso de estudantes. A instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente, em razão do agravamento do cenário pandêmico de Covid-19, para preservar estudantes e servidores e evitar a disseminação do vírus. As discussões sobre o processo ocorreram no Conselho Superior (Consup) da instituição nesta terça-feira, 15 de dezembro de 2020, em reunião realizada por webconferência.

O próximo processo de ingresso terá o seguinte formato, em todos os 17 campi:

• Para os cursos de ensino médio integrado, o ingresso será exclusivamente por sorteio;
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e concomitantes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem nos últimos cinco anos;
  • Para os cursos superiores, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas nos últimos cinco anos.

Outra mudança aprovada diz respeito à reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas, que agora passa a ser de 80%, em todos os cursos regulares de ensino médio e graduação.

O cronograma de realização do próximo processo seletivo deverá ser discutido nos primeiros meses de 2021, levando em consideração a evolução da pandemia no Rio Grande do Sul. O calendário acadêmico do IFRS segue suspenso e são ofertadas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) aos estudantes já matriculados em cursos regulares da instituição.

Uma nova avaliação sobre as condições de retomada do calendário e sobre o ingresso de novas turmas está prevista para ocorrer na reunião do Conselho Superior agendada para fevereiro de 2021.

Os interessados em participar do próximo processo de ingresso de estudantes podem seguir acompanhando os canais de comunicação institucionais.

Clique aqui para assistir à integra da reunião do Consup