Pesquisa aborda gênero e formação profissional das meninas dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRS

O projeto de pesquisa “Relações de poder e divisão sexual do trabalho na formação profissional: a perspectiva das estudantes por meio de grupos focais” divulga alguns de seus resultados por meio de uma newsletter feita pelas bolsistas Marina Luft e Yasmim Marcena do IFRS Campus Ibirubá, e Kauane dos Santos, do IFRS Campus Restinga.

O projeto, iniciado em 2020 sob orientação de Vanessa Soares de Castro, Juliana Battisti e Nathália Gasparini, busca compreender como as relações de gênero, raça, classe e outros marcadores sociais afetam a formação profissional das estudantes mulheres do IFRS, nos campi Ibirubá e Restinga. A pesquisa foi feita em duas partes, a primeira com a aplicação de um questionário, e a segunda com grupos focais, salas online de conversa com meninas de todos os cursos de Ensino Médio Integrado de cada campus.

A newsletter contém alguns dados da divisão sexual do trabalho e como ela se apresenta nos cursos integrados ao ensino médio, com falas das alunas e informações obtidas em análise.

Acesse o material em pdf.