Início do conteúdo

Novo diretor-geral do Campus Restinga toma posse nesta quinta-feira, dia 27/02


O novo diretor-geral do Campus Restinga, professor Rudinei Müller, toma posse nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro de 2020, em Bento Gonçalves. A cerimônia contará com ato simbólico de recondução do professor Júlio Xandro Heck ao cargo de reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e solenidade de posse dos diretores-gerais dos 17 campi. Os dirigentes foram eleitos pela comunidade acadêmica do IFRS em outubro de 2019 e assumirão um mandato de quatro anos. O evento ocorrerá às 15h, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, e contará com a presença de servidores do IFRS, familiares dos dirigentes, autoridades e imprensa.

Rudinei substituirá o professor Gleison Samuel do Nascimento, que esteve na direção desde 2013, por dois mandatos. No dia 05 de março, às 10h, será realizada, no Auditório do Campus Restinga, a cerimônia de transmissão de cargo, com a presença de servidores, estudantes, comunidade e autoridades.

Natural de Cruzeiro do Sul (RS), Rudinei Müller tem 54 anos. É graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1990), mestre (1997) e doutor em Filosofia (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mais de 25 anos de experiência docente entre a Educação Básica e Ensino Superior em nível de graduação e pós-graduação. Desde 2010, é professor com dedicação exclusiva do IFRS e coordenou os cursos Técnico em Recursos Humanos e Técnico em Comércio na modalidade PROEJA no Campus Restinga. Foi candidato a Reitor do IFRS em 2015 e representante dos docentes no Conselho do Campus Restinga e no Conselho Superior do IFRS.

A posse do reitor Júlio ocorreu em Brasília no dia 18 de fevereiro. Ele ocupa o cargo de reitor desde maio de 2018, quando assumiu um mandato pro tempore após ter sido eleito em pleito excepcional devido à vacância do cargo.

 

Confira entrevista com o novo diretor-geral do Campus Restinga, Rudinei Müller, sobre os planos para a gestão 2020-2024:

O que o motivou a querer ser diretor-geral do Campus Restinga?

Há um bom tempo que eu estou no Campus Restinga, envolvido com muitas questões, tanto ligado à docência quanto na coordenação do Proeja, posteriormente também no Concamp (Conselho de Campus) e no Consup (Conselho Superior do IFRS), onde fui cada vez mais me envolvendo nas questões específicas do Campus, criando uma aproximação com as questões propriamente da gestão. Ao mesmo tempo, a compreensão da complexidade dos desafios que o nosso momento está nos colocando foi o que fez com que eu pensasse em colocar meu nome como diretor-geral do Campus.

Quais são as metas da sua gestão?

O objetivo da nossa gestão é conseguirmos repensar ou reafirmar o conceito institucional do Campus Restinga como um campus inserido no bairro Restinga, que, portanto, trabalha com e a partir da comunidade local. Ao mesmo tempo, a afirmação e a valorização dos nossos servidores, qualificados, que optaram pelo nosso campus, fazendo uma gestão que pensa este lugar bom de se viver, de se trabalhar, de estar. Que possamos ter uma boa qualidade de vida e também que possamos reafirmar e continuar afirmando a qualidade da educação do nosso Campus, acompanhando a avaliação dos cursos, os processos de ensino e aprendizagem, e fazer uma gestão pró-ativa para que os objetivos do Campus possam ser alcançados.

Quais devem ser as primeiras ações à frente da direção do Campus?

Nós compusemos uma equipe de gestão, com pessoas de diversos setores, misturando docentes e técnico-administrativos, a partir das suas qualidades. Compreendemos, em primeiro lugar, constituir uma gestão que seja um trabalho em equipe, capaz e disposto de dialogar com a comunidade parar dessa forma podermos criar um espaço de comunicação e ao mesmo tempo de enfrentamento dos problemas que nosso Campus hoje tem, que devem ser enfrentados pela comunidade num trabalho organizado pela gestão. Devemos retomar reuniões gerais com os servidores, fortalecer o diálogo com todos os setores, afirmar a institucionalidade e a corresponsabilidade entre servidores, instituições e estudantes para que possamos alcançar nossos objetivos.

Fale um pouco sobre a nova equipe diretiva.

A nova equipe diretiva é uma equipe organizada em cima da ideia do equilíbrio de gestão. Mantivemos a diretora de Administração, por termos compreensão da responsabilidade que é assumir uma gestão e conhecermos o trabalho qualificado do setor. Também vamos manter a coordenação de Gestão de Pessoas, pela avaliação positiva que temos e pela disposição que tem de continuar. Convidamos pessoas para assumir a direção e a coordenação de Ensino, que pela sua qualificação acadêmica e pelos trabalhos que vem realizando no Campus compreendemos que farão um bom trabalho dentro da proposta da nova gestão e em diálogo com os servidores. A coordenação de Pesquisa e Extensão também são pessoas que se alinham com as características do nosso grupo de gestão e da nossa proposta política. Escolhemos para o Desenvolvimento Institucional uma pessoa que vem da área da gestão, porque compreendemos que esse setor tem que ser valorizado, para retomarmos o Desenvolvimento institucional interno e repensarmos o que a instituição deve ser para esse Campus e essa comunidade.

Qual deve ser a “marca” da sua gestão?

Uma gestão que vai ser caracterizada, e temos consciência, dos desafios que o tempo nos coloca. Querendo ou não, estamos vivendo um período com maiores dificuldades. Mas, ao mesmo tempo, uma gestão capaz de olhar para esses problemas, compreendê-los e criar espaços internos de diálogo, de tomada de posição e de enfrentamento desses problemas na comunidade como um todo. Portanto uma gestão capaz de olhar para a realidade e fazer um enfrentamento comunitário dessas questões

Que mensagem gostaria de passar para servidores, estudantes e comunidade?

Gostaria de dizer da minha felicidade em poder fazer parte deste Campus, da minha satisfação em podermos estar à frente do Campus Restinga, que é um campus que nos orgulha muito. Gostaríamos de dizer das qualidades que este Campus tem, um Campus que foi praticamente organizado pela gestão atual, que reconhecemos como uma gestão que fez um ótimo trabalho. Nosso Campus está todo construído, é praticamente todo verticalizado, tem cursos muito bem estruturados. Temos servidores de ótima qualidade, temos estudantes que se sentem muito felizes e acolhidos no nosso Campus. Gostaríamos, desde o início, assumir nosso compromisso de fortalecermos essas qualidades positivas do nosso Campus para fazermos uma gestão mais pró-ativa para aquilo que a instituição busca efetivar.

 

 

Fim do conteúdo