Institucional
Nova sede da biblioteca do Campus Restinga será inaugurada nesta sexta-feira, dia 05 de dezembro
Será inaugurada nesta sexta-feira, dia 05 de dezembro de 2025, a nova sede da biblioteca do IFRS Campus Restinga. A obra, iniciada em abril, recebeu investimento de R$ 1,6 milhão do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Com 413 metros quadrados, o prédio oferece área maior de acervo e atendimento, mais salas de estudo e espaço multiuso. O projeto, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Planejamento e Obras (DPO) do IFRS, agrega elementos de sustentabilidade ambiental e foi elaborado para poder se adaptar às necessidades de uso do campus. A mudança da biblioteca para o novo local ocorrerá até o início do ano letivo de 2026.
Para o diretor-geral do Campus Restinga, Rudinei Müller, a nova biblioteca afirma e fortalece a educação de qualidade da instituição. A qualificação do espaço amplia o acesso para a pesquisa acadêmica e a organização de eventos científicos e culturais para estudantes, servidores e comunidade.
A biblioteca do Campus Restinga possui atualmente um acervo de mais de 6,8 mil títulos e 13,5 mil exemplares. Por mês, são atendidas 1,5 mil pessoas, com uma média de 255 livros emprestados. Também disponibiliza acervos por meio da assinatura de bibliotecas virtuais e acesso ao Portal de Periódicos da Capes. Hoje contando com seis servidores, realiza ainda orientação sobre normalização de trabalhos acadêmicos e o Projeto Troca-Troca de livros
“É uma grande alegria celebrar a inauguração do novo prédio exclusivo da biblioteca. Que este espaço se consolide como um verdadeiro território de encontro entre conhecimento, cultura e cidadania, aberto à presença e à participação ativa de toda a comunidade. Mais do que abrigar livros e contribuir para a formação acadêmica, a biblioteca é um lugar de pertencimento. Que cada leitor, pesquisador e cidadão encontre nesse espaço um ambiente de acolhimento, descoberta e transformação”, afirma a bibliotecária Paula Porto Pedone.
A construção da biblioteca do Campus Restinga se soma a outras quatro que estão sendo finalizadas no IFRS, bem como aos 10 novos restaurantes estudantis, totalizando R$ 24,5 milhões com recursos do novo PAC.