Início do conteúdo

NOTA: Neabi e direção geral do Campus Restinga manifestam repúdio a atos racistas ocorridos em roda de conversa virtual


O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – Neabi em conjunto com a Direção-geral do Campus Restinga vem a público manifestar seu profundo repúdio quanto aos atos racistas e fascistas ocorridos durante a realização da roda de conversa virtual “Como funciona o racismo: um olhar de moradores da Restinga”, no dia 08/07, às 17h. Um grupo de “pessoas” achou-se no direito de interditar o debate ao praticar ações criminosas, mas sem sucesso. Este tipo de ação não é, e não será, tolerada e estão sendo dados os encaminhamentos legais para averiguação e punição aos envolvidos pelas autoridades. Atos como estes não podem ser normalizados, e trazem como consequência o incremento na violência contra as populações negras, que sofrem com a necropolítica praticada por falsas lideranças do país e se traduzem na tentativa de apagamento destes corpos. Vidas negras importam! Vamos seguir pautando com ainda mais força e mais seguros/as do caminho a percorrer na pauta antirracista. Agradecemos os apoios recebidos, que nos fortalecem e nos dão segurança, colocando-nos em terreno seguro para denunciar práticas como essas, que revelam o lado mais violento e triste do nosso país.
Nosso maior agradecimento também à comunidade da Restinga e às parceiras e parceiros do NEABI, sempre dispostos ao diálogo producente, firme e sábio.
O racismo existe e insiste! Mas estamos aqui para juntar as nossas forças e combater práticas perversas como a que tivemos no dia de ontem.

Neabi e Direção-geral
IFRS – Campus Restinga

Fim do conteúdo