Início do conteúdo

Nota de repúdio e solidariedade sobre caso de racismo ocorrido na XIV Mostra Científica do Campus Restinga


O Campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) manifesta seu profundo repúdio a um ato de racismo ocorrido durante a XIV Mostra Científica, evento realizado nos dias 16 e 17 de outubro.

O fato envolveu um estudante da EMEF Nossa Senhora do Carmo, uma das escolas que participaram das atividades. Expressamos nossa solidariedade ao estudante, a sua família e a comunidade escolar da EMEF Nossa Senhora do Carmo, reafirmando que o racismo é crime e que não compactuamos, nem toleramos qualquer forma de discriminação dentro e fora de nosso campus.

O IFRS Campus Restinga tem como princípios o respeito, a inclusão e a defesa intransigente dos direitos humanos. Racistas não são bem-vindos(as) em nosso campus — nem em nossos eventos, nem em qualquer outro ambiente de convivência.

Reafirmamos, com indignação e compromisso, que seguiremos atuando de forma firme na construção de uma educação pública, gratuita, de qualidade e antirracista, e que redobraremos as medidas de cuidado e preservação para garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas em nossas atividades públicas.

Deixamos aqui um convite especial ao estudante e à comunidade da EMEF Nossa Senhora do Carmo para que estejam novamente conosco em nossa próxima Mostra Científica e em outras atividades do campus, sempre de portas abertas, com acolhimento e respeito, como deve ser em um verdadeiro espaço de educação e cidadania. Esperamos que o caso motive escolas, educadores e famílias a reforçar a reflexão sobre o combate ao preconceito e a importância do respeito à diversidade.

Fim do conteúdo