NEPGS promove Semana do Orgulho LGBT+ no Campus Restinga

Na próxima semana, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) celebrará o Orgulho LGBT+ no Campus Restinga. A atividade marca a Semana do Orgulho celebrada internacionalmente no dia 28 de junho.  A data escolhida pelo Movimento LGBT+ refere-se ao ano de 1969, quando aconteceu a Revolta de Stonewall, em Nova Iorque (EUA). Na ocasião, um grupo de pessoas LGBT saíram às ruas para protestar contra constantes formas de opressão e perseguição policial a lésbicas, gays e pessoas trans no Bar Stonewall Inn. O levante é considerado um marco na luta pelos Direitos LGBT+ e o início das Paradas LGBT+ no mundo.
No Campus, as ações acontecerão no dia 20 de junho, a partir das 10h, no Saguão, com a realização da MINI PARADA LGBT+ e TALK SHOW oCUpA tUDo, com a apresentação da drag queen Cassandra Calabouço e presença de Alan Alves Brito (astrofísico e professor universitário – UFRGS), Atena Beauvoir Roveda (educadora, filósofa e escritora), Evelyn Mendes (analista e desenvolvedora de sistemas), Justine LeNoire (servidor público federal – Justiça do Trabalho, ator e drag queen) e Thalen Ruggeri (engenheiro de produção).
A proposta das atividades é celebrar a diversidade de gênero e da sexualidade humana. De acordo com o coordenador do NEPGS, Sandro Ouriques Cardoso,  tendo em vista o nosso espaço de educação e formação, a ideia é apresentar atuações profissionais de campos distintos de trabalho, localizados em lugares “inesperados” para pessoas LGBT e, dessa forma, discutir sobre questões de desconstrução de paradigmas e quebra de preconceitos.