Laboratório de Solos do Campus Restinga traz avanço para verticalização do eixo de Recursos Naturais

O Laboratório de Solos do Campus Restinga foi inaugurado na tarde de segunda-feira, dia 26 de fevereiro de 2024, representando um passo importante para o avanço do eixo de Recursos Naturais. Hoje, o campus oferece o curso Técnico em Agroecologia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no próximo ano deve iniciar o curso superior de Tecnologia em Agroecologia.

Com 140 metros quadrados, o espaço possui laboratório para aulas práticas, sala de aula teórica e sala de professores. A obra foi realizada em duas etapas, iniciando em fevereiro de 2022 e sendo concluída em janeiro deste ano, com custo em torno de R$ 600 mil. Os recursos foram obtidos a partir de emendas dos deputados federais Elvino Bohn Gass e Fernanda Melchionna e recursos internos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, do diretor-geral do Campus Restinga, Rudinei Müller, dos deputados Bohn Gass e Fernanda Melchionna, servidores, estudantes e comunidade. As egressas Sônia Euzébio da Rocha, do curso Técnico em Agroecologia, e Ijanair Seferin, do curso de extensão Formação de liderança para gestão coletiva de hortas comunitárias, representaram os estudantes. Também estiveram presentes o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo, a pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, a diretora de Planejamento e Obras do IFRS, Queila Tomielo de Carmargo, representantes do Lugares Laboratório Urbano/Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da PUCRS, entre outras autoridades.

O diretor Rudinei destacou a importância do novo espaço para a verticalização do eixo de Recursos Naturais e a abertura de novos cursos, como o Tecnólogo em Agroecologia. Também afirmou que, além do Laboratório de Solos será construído um Laboratório de Alimentos. A previsão é que a construção inicie em março de 2025.

O professor Jovani Zalamena entregou aos parlamentares e ao reitor um ofício com novos projetos para a área. Jovani também lembrou que o laboratório inaugurado possibilitará ao campus oferecer mais atividades e cursos de extensão para a comunidade.

Para a egressa Sônia, a inauguração do laboratório é a realização de um sonho para que ela possa ingressar no curso superior e continuar estudando. Ijanair lembrou a importância do conhecimento para a ocupação e o uso dos solos na comunidade.

Os deputados Bohn Gass e Fernanda Melchionna colocaram-se à disposição para continuar contribuindo com emendas para a execução de projetos no IFRS, mas defenderam que os recursos para a educação também sejam prioridade no orçamento federal e não acabem contigenciados.

O investimento em infraestrutura, com a implantação de novos espaços nos campi, possibilitam à instituição oferecer mais cursos e formar mais pessoas, afirmou o reitor, Júlio Xandro Heck. Dessa maneira, o IFRS conseguirá cada vez mais atender às demandas da comunidade.