Inscrições para atividades pedagógicas não presenciais devem ser feitas de 03 a 09 de setembro

APNP Inscrições

Os estudantes que tiverem interesse em realizar as atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) devem se inscrever de 03 a 09 de setembro de 2020. Os editais de inscrição para as APNPs foram publicados nesta quinta-feira, 03 de setembro, separados em cursos semestrais (EJA, Subsequente e Superior) e anuais (Integrados). As inscrições devem ser realizadas por meio de Formulário Eletrônico. Os editais e os links dos formulários estão disponíveis na página das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) do Campus Restinga.

Nos cursos integrados, a adesão dos estudantes que se inscreverem deve ser para todos as atividades propostas. Para os cursos técnicos semestrais e superiores, os estudantes devem indicar os componentes curriculares para os quais desejam realizar APNPs, sendo preferencialmente aqueles em que encontram matriculados no semestre 2020/1.

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no Campus Restinga e, no caso dos cursos técnicos semestrais e superiores de graduação, também os estudantes com matrícula trancada em 2020/1. A homologação das inscrições será divulgada no dia 11 de setembro.

As atividades pedagógicas não presenciais terão início em 14 de setembro e terminarão em 04 de dezembro de 2020.

Sobre as atividades pedagógicas não presenciais

• São processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos para além dos tempos e espaços da sala de aula, mediados por tecnologias digitais de informação e comunicação, desenvolvidas numa relação dialógica entre docentes e estudantes, considerando o distanciamento social em função da Covid-19.
  • Serão realizadas estritamente por meios digitais, não devendo implicar em nenhum deslocamento físico ou presencial ao Campus.
  • São optativas aos estudantes e visam a manutenção do vínculo e mitigação dos prejuízos aos processos de aprendizagem decorrentes da pandemia.
  • Quando houver o retorno do calendário acadêmico 2020/1, os estudantes que não puderam realizar as atividades não presenciais terão garantido o direito de continuidade dos estudos de forma presencial a partir da etapa em que foram suspensos.

Inclusão e acessibilidade digital – As atividades pedagógicas não presenciais deverão levar em consideração as singularidades de cada estudante, principalmente os que apresentam necessidades educacionais específicas. Dessa forma, o IFRS envidará esforços para viabilizar ações voltadas à inclusão digital para estudantes em situação de vulnerabilidade social e com necessidades educacionais específicas. Também será disponibilizado auxílio financeiro para subsidiar o acesso à internet de estudantes com vulnerabilidades econômicas, por meio de editais.