Inscrições abertas para o Processo Seletivo Complementar 2021

PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR 2021 INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Complementar de Estudantes 2021 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O Campus Restinga oferece 85 vagas para cursos técnicos integrados,  subsequente, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e superior, com ingresso em 2021 (início das aulas em 06 de outubro). O período de inscrições é de 04 a 11 de agosto de 2021.

Vagas ofertadas pelo Campus Restinga no Processo Seletivo Complementar 2021:

• Integrado ao Ensino Médio (pré-requisito ter o ensino fundamental completo na data da matrícula):
    • Técnico em Eletrônica (Tarde): 22 vagas
    • Técnico em Informática (Tarde): 22 vagas
    • Técnico em Lazer (Manhã, Tarde): 22 vagas
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA) (pré-requisito ter o ensino fundamental completo na data da matrícula):
    • Técnico em Agroecologia (Noite): 9 vagas
  • Subsequente ao Ensino Médio (pré-requisito ter o ensino médio completo na data da matrícula):
    • Técnico em Guia de Turismo (Noite): 4 vagas
  • Superiores (pré-requisito ter o ensino médio completo na data da matrícula):
    • Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer (Manhã): 6 vagas

Também participam deste Processo Seletivo os campi Erechim, Porto Alegre, Vacaria e Viamão. No total, são aproximadamente 600 vagas no IFRS (Confira aqui os cursos ofertados no Processo Seletivo Complementar de Estudantes 2021 do IFRS).

Os editais com o detalhamento do processo, a lista de cursos e vagas, bem como outras informações estão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br, no qual estará disponível também o  link para o sistema de inscrições. As inscrições ocorrerão de forma totalmente on-line e o candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). É necessário também estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

IMPORTANTE SABER SOBRE A INSCRIÇÃO

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS (que estará disponível no site ingresso.ifrs.edu.br), será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, o candidato deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo Complementar.

Vale lembrar que todos os cursos ofertados pelo IFRS são gratuitos (não há cobrança de mensalidades).

Confira algumas informações sobre o Processo Seletivo:

• Em razão da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.
  • Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público entre os inscritos.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.
  • Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.

• Inscrições do processo seletivo – 04 a 11 de agosto de 2021
  • Sorteio público – 19 de agosto de 2021. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.
  • Divulgação dos resultados e orientações para matrícula – 23 de agosto

Veja todas as datas no cronograma publicado no site ingresso.ifrs.edu.br.

IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

No Campus Restinga, conforme Calendário Acadêmico, as aulas do ano letivo 2021 para os cursos técnicos integrados iniciam em 06 de outubro de 2021 e terminam no dia 15 de fevereiro de 2022. Para os cursos semestrais, as aulas iniciam no dia 06 de outubro de 2021 e terminam no dia 15 de fevereiro (EJA e superiores) e 01 de fevereiro (subsequentes).

Para ingresso em 2022, haverá outro Processo Seletivo, no final do ano. Em breve serão publicados detalhes sobre cronograma e inscrições.

> Para mais informações, os interessados podem seguir acompanhando nossos canais de comunicação institucionais, como o site e as páginas nas redes sociais.