Abertas as inscrições para Processo de Ingresso Especial para Estudantes Indígenas

Para estimular que indígenas tenham acesso a cursos técnicos e superiores, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) passou a ofertar um processo seletivo especial para estudantes indígenas. As inscrições podem ser feitas de 04 de dezembro a 12 de janeiro de 2020. No Campus Restinga, são oferecidas 14 vagas em cursos superiores e técnicos gratuitos, para ingresso no primeiro semestre de 2020. No IFRS, ao todo são 294 vagas. Há oportunidades também nos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

As inscrições para o Processo de Ingresso Especial para Estudantes podem ser feitas por formulário online ou impresso. O Campus Restinga disponibiliza computador com acesso à internet e impressora para os candidatos que necessitarem. Não há taxa de inscrição. Todas as informações podem ser conferidas no Edital nº 66/2019 e anexos.

A seleção se dará por meio de prova de redação, para os cursos de graduação; e por sorteio, para os cursos de nível técnico. A prova e o sorteio serão no dia 17 de janeiro de 2020. Mais informações estão no Edital nº 66/2019 e anexos.

Esse é o segundo processo seletivo especial indígena, iniciativa oriunda da Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do Instituto, aprovada em abril deste ano. O documento prevê também ações de apoio pedagógico específicas para esses estudantes, com o objetivo de facilitar a permanência e incentivar que eles concluam os estudos com êxito.

LINK PARA INSCRIÇÃO