IFRS e Unilab assinam protocolo de intenções para cooperação em atividades

A proposta de instalação de uma unidade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) dará mais um passo na Restinga, em Porto Alegre. Nesta quinta-feira, dia 28 de março de 2024, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Unilab celebram um protocolo de intenções para futura cooperação em atividades de ensino, pesquisa e extensão. O acordo será assinado pelos reitores Júlio Xandro Heck (IFRS) e Roque Albuquerque (Unilab) às 15h, no Auditório Mirelle Barcos Nunes.

O campus da Unilab foi proposto pela comunidade da Restinga a fim de oferecer cursos na área da Saúde. A região conta com o Hospital da Restinga e Extremo Sul, cuja ideia inicial de ser um hospital-escola acabou não se concretizando. Para os moradores da Restinga, a Unilab Sul atenderia essa demanda de formação e qualificação de profissionais de áreas como Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e Psicologia.

Com apoio do IFRS, através do Campus Restinga, a proposta tem sido defendida por parlamentares e lideranças comunitárias. Já foram realizadas diversas reuniões e audiências públicas no bairro para tratar do tema, com a participação do reitor e de representantes da Unilab. Para a universidade, a Restinga tem todas as condições de receber um campus por sua referência na resistência negra e na mobilização da comunidade. Na implantação dos institutos federais, o Campus Restinga também foi uma demanda reivindicada e conquistada pelos moradores do bairro.

Com sede no município de Redenção, no Ceará, a Unilab foi criada em 2010 e instalada em 25 de maio de 2011, com o objetivo de contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional. A universidade possui unidades em Redenção e Acarape, no Ceará, e em São Francisco do Conde, na Bahia, oferecendo cursos de graduação presenciais e a distância, além de pós-graduação.