IFRS e UFRGS desenvolvem plataforma online para notificação de violência em escolas

Uma nova plataforma desenvolvida em parceria entre Campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave+), e Secretaria Estadual da Saúde (SES), através do Departamento de Ações em Saúde (DAS) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), realizará o registro online dos casos de violência nas escolas estaduais. O sistema foi lançado no dia 05 de março de 2020, no Auditório do Ministério Público Estadual. A parceria com as instituições de ensino possibilitará que os professores e assessores CIPAVE+ das Coordenadorias Regionais da Educação participem de capacitações continuadas sobre a plataforma e seus conceitos, tendo disponível um curso online.

O sistema é estruturado com base no formulário do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), utilizado por profissionais de saúde para notificar às autoridades casos que são de notificação compulsória – como violência e determinadas doenças. Assim, educadores de todo o Estado poderão registrar casos de violência nas escolas em que trabalham para que eles sejam acompanhados. Com o aprimoramento da notificação de violência nos espaços escolares, a plataforma deve gerar dados para integrar e ampliar a rede de enfrentamento e proteção social. O compartilhamento de dados e a interação entre os órgãos também possibilitará a elaboração de ações e políticas públicas mais ágeis e eficazes. A coleta de dados deve iniciar a partir de abril de 2020.

A nova plataforma foi desenvolvida a partir do projeto “Contribuições para o aprimoramento da vigilância da violência interpessoal/autoprovocada contra populações vulneráveis no Rio Grande do Sul: o Sinan, a equidade em saúde e a intersetorialidade”, coordenado pelos professores Daniel Canavese de Oliveira, da Escola de Enfermagem da UFRGS, Maurício Polidoro, do IFRS – Campus Restinga. Desenvolvido pela UFRGS e pelo IFRS desde 2017, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, o projeto foi premiado no ano passado, na 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) do Ministério da Saúde.

Com informações do Governo do RS e da UFRGS.