Holocausto é tema de evento no dia 24 de abril

O  Campus Restinga promove, no dia 24 de abril de 2019, o evento Nazismo: origem, características e Holocausto. A atividade, direcionada a alunos e professores, visa propor uma reflexão a respeito de um dos capítulos mais tristes da história, que culminou no genocídio de mais de 6 milhões de pessoas, a maioria judeus. Tendo como convidadas a fotógrafa Marian Starosta, do Projeto Viventes, e a professora e pesquisadora Márcia Sigal, o público terá a oportunidade de aprender mais sobre o Holocausto e conhecer a história de algumas vítimas do nazismo, por meio da análise de biografias, memórias e documentos. O evento ocorrerá das 13h30min às 17h30min, no Auditório.

Veja a programação:

Projeto Viventes (13h30min às 14h30min)

O projeto Viventes, da fotógrafa Marian Starosta, foi iniciado em 2013 com o objetivo de fazer um inventário dos sobreviventes do Holocausto que vivem no Brasil. Considerando que estas pessoas têm hoje entre 70 e 105 anos e que são os únicos e últimos testemunhos do terror vivenciado durante a Segunda Guerra Mundial, criar uma coleção de imagens (e vozes) é fundamental. As novas gerações não terão acesso a estes testemunhos ao vivo. Por isto, se faz urgente esta documentação, através de retratos, relatos, registro de objetos e documentos desses que sobreviveram ao Holocausto e vieram reconstruir suas vidas no Brasil.

Márcia Sigal (15h às 17h30min)

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Letras – Português e Inglês pela Faculdade Porto-Alegrense(2000) e Especialização em Língua Inglesa pelo Centro Universitário La Salle – Canoas (2004). Realiza pesquisas na área dos direitos humanos e ensino do Holocausto. Participou do Seminário Internacional sobre o Holocausto em 2015, em Auschwitz (Polônia), e da Conferência Internacional sobre Direitos Humanos e Holocausto em 2014 e 2018, em Jerusalém (Israel).