Início do conteúdo

Formulários – Alunos


Solicitação de Trancamento de Matrícula

Neste formulário você poderá solicitar o trancamento de matrícula.
Ao solicitar o trancamento de matrícula, tome ciência de que este tem validade por um período letivo. O estudante que deixar de renovar a matrícula por dois períodos letivos consecutivos perderá o direito a vaga, conforme Art. 136 da Organização Didática.

Segundo Art. 8 da Organização Didática:

§ 6º. Será permitido o trancamento de matrícula, a qualquer tempo, exceto quando o estudante for ingressante.

QUEM: Estudantes dos cursos subsequentes e do superior.

QUANDO: A solicitação de trancamento de matrícula poderá ser feita até o início da última semana de aula.

PRAZO: Após entrega do formulário, a coordenação de curso fará a análise da solicitação e a CRE tem até 5 (cinco) dias úteis para inserir os resultados no sistema. Este prazo pode ser estendido conforme as demandas do setor.

 

Solicitação de Trancamento de Disciplina

Neste formulário, você poderá solicitar o trancamento em disciplinas do referido período letivo.

Segundo Art. 8 da Organização Didática:

§ 5º. Será permitido o trancamento de componentes curriculares, em período previsto no calendário acadêmico, exceto quando o estudante for ingressante.

QUEM: Estudantes dos cursos subsequentes e do superior.

QUANDO: A data limite para trancamento, para cada período letivo, está disponível no calendário acadêmico. Porém, é proibido o trancamento dentro do primeiro período letivo do aluno na instituição.

PRAZO: Após entrega do formulário, a coordenação de curso fará a análise da solicitação e a CRE tem até 5 (cinco) dias úteis para inserir os resultados no sistema. Este prazo pode ser estendido conforme as demandas do setor.

 

Termo de desistência de vaga

As solicitações devem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Documentos a serem apresentados para estudantes do Ensino Médio Integrado:

  1. Formulário de Cancelamento de Vaga assinado pelo responsável.
  2. Atestado de vaga da escola para onde quer ser transferido
  3. Declaração de Nada Consta da Biblioteca

Documentos a serem apresentados para os cursos Subsequentes, PROEJAS e Superiores:

  1. Formulário de Cancelamento de Vaga
  2. Declaração de Nada Consta da Biblioteca

 

Entrega de certificados de Atividades Complementares

Neste formulário, o estudante poderá entregar os comprovantes das atividades complementares obrigatórias do seu curso.
A análise da documentação e da carga horária é feita pela coordenação de curso.

QUEM: Estudantes dos cursos que possuem Atividades Complementares como parte da organização curricular.

QUANDO: A qualquer tempo, exceto para alunos concluintes, que deverão verificar a data limite para entrega no calendário acadêmico.

 

Solicitação de dispensa de Educação Física

Preencher o formulário salientando os motivos que o levam a solicitar a dispensa das aulas de Educação Física ministradas no contra-turno.

De acordo com a LDB, Lei 9394/96, Art. 26 a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno que se enquadrar em qualquer um dos pontos a seguir:

  • Cumprir jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;
  • Maior de trinta anos de idade;
  • Prestar serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;
  • Estar amparado pelo decreto-lei n°1.044, de 21 de outubro de 1969;
  • Ter prole.

Anexar documento comprobatório do motivo.

QUEM: Alunos do Ensino Médio Integrado e do PROEJA.

QUANDO: para o encaminhamento da solicitação: a qualquer momento dentro do período letivo.

PRAZO PARA RETORNO: 7 dias.

 

Solicitação de Justificativa/ Abono de faltas e Avaliação substitutiva

O aluno que faltar poderá encaminhar junto à Coordenadoria do Curso a solicitação de justificativa de faltas. Caso tenha ocorrido atividade avaliativa na data da falta, o estudante deverá solicitar a avaliação substitutiva no mesmo formulário. Anexar documento comprobatório do motivo.

QUEM: Todos os Estudantes.

QUANDO: 48 horas úteis após a ocorrência da falta para atestados de ATÉ (três) dias e 48 horas úteis após a emissão do atestado caso este seja SUPERIOR a (três) dias.

PRAZO: 7 dias

Conforme Norma Operacional do IFRS – Campus Restinga ao estudante que faltar a qualquer uma das verificações de aprendizagem ou deixar de executar trabalho escolar/acadêmico, será facultado o direito a nova oportunidade se requerida na Coordenadoria de Ensino e/ou Coordenação de Curso, através de preenchimento do formulário, no prazo de dois dias úteis após a emissão do atestado, desde que comprove através de documentos uma das seguintes situações:

  • Problema de saúde, através de atestado médico devidamente assinado e carimbado por médico habilitado na forma da lei (no CRM);
  • Obrigações com o Serviço Militar;
  • Falecimento de parente, desde que a avaliação se realize dentro do período da ocorrência;
  • Convocação pelo Poder Judiciário ou Justiça Eleitoral;
  • Convocação do Campus Restinga- IFRS para representar a Instituição ou participar de alguma atividade/evento.?(…)

QUEM: Todos os Estudantes.

QUANDO: dois dias úteis após a emissão do atestado.

PRAZO: 7 dias

 

Solicitação de Exercícios Domiciliares

Os Exercícios Domiciliares possibilitam à (ao) estudante realizar atividades em seu domicílio, quando houver impedimento de frequência às aulas, por um período superior a 15 (quinze) dias. São regulamentados pela Organização Didática do IFRS, dentro do Capítulo V “Do Regime de Frequência”.

QUEM: Estudantes gestantes, puérperas, estudantes com limitações agudas relativas à saúde, estudantes que estejam em licença paternidade ou maternidade e em processo de adoção.

QUANDO: 5 dias úteis após o início do afastamento no caso de gestação, 48 horas úteis após o início do afastamento nos casos de saúde, e um mês antes do início do afastamento no caso de adoção.

PRAZO PARA RETORNO: 7 dias. A homologação é realizada pela Coordenação do Curso.

Nos casos de condições de saúde e gestação deve ser acostado atestado médico devidamente assinado e carimbado por médico habilitado na forma da lei (com CRM).

No caso de adoção deve ser acostado termo judicial de guarda.

Gestação, Puerpério, Licenças Paternidade e Maternidade é preciso anexar certidão de nascimento.

É possível anexar justificativa de próprio punho para falta da documentação exigida para o caso.

 

Certificação do Ensino Médio via ENCCEJA ou ENEM

Neste formulário você poderá solicitar a certificação do Ensino Médio via ENCCEJA ou ENEM.
O prazo para emissão do documento é de 45 dias, podendo ser maior, dependendo da demanda da instituição.
É obrigatório anexar os seguintes documentos: documento de identidade (RG, CNH, CTPS), documento que conste o CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e Extrato de notas do exame.
Caso o(a) solicitante não enviar a documentação completa e/ ou ilegível – o documento não será expedido.
O campus é certificador de Exames somente até o ano de 2018.

Última atualização em 12/04/2024

Fim do conteúdo