Início do conteúdo

Formação sobre Educação das Relações Étnico-Raciais tem palestra e cine debate no dia 30/04


No dia 30 de abril, o Campus Restinga realiza a atividade Educação das Relações Étnico-Raciais: Interdisciplinariedade e Transversalidade, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). O evento terá dois momentos: um cine debate, para estudantes, e uma palestra de formação continuada, para servidores. O cine debate, coorganizado pelo Grêmio Estudantil, ocorrerá no Auditório, com exibição do primeiro episódio da série Cara Gente Branca e participação dos debatedores Abner Machado, Agnes Marques, Cilas Machado, Helena Moreira e Luiz Gustavo, sob mediação do professor Maurício Polidoro. A palestra das professoras Gladis Kaercher e Patrícia Pereira será realizada na sala 512. A abertura do evento será do Rap Calaméstia e do grupo teatral Sem Nome, com a peça Retrato Brasileiro.

Programação:
13:30 – Rap Calaméstia
13:40 – Peça Retrato Brasileiro – grupo teatral Sem Nome
14:00 – Cine debate com o 1° episódio da série Cara Gente Branca (Auditório)
14:00 – Palestra de Formação continuada para servidores de escolas públicas (sala 512)

Gládis Kaercher

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora Associada nível 1 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenadora do UNIAFRO/UFRGS, Coordenadora do PNAIC/UFRGS, Membro do GT 26a do TCE/RS, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, literatura, educação antirracista, infância, texto e identidade e diferença.

Patrícia Pereira

Afrobetizadora e AfroEducadora – Palestrante e Formadora. Mestra em Educação – FACED/UFRGS, Especialista em Gestão Pública e Sociedade/UFT, Pedagoga – Educação Infantil/FACED/UFRGS Professora de Anos Iniciais/IEGFC. Graduanda em Direito/UFRGS. Professora na Educação Pública (Estadual e Municipal) desde 1993, com ênfase e experiência em Alfabetização, Coordenação e Supervisão Escolar. Atua como Assessora Técnico-Pedagógica, atuando nas temáticas de Igualdade Racial/Diversidades no Núcleo de Cultura e Diversidades, da Diretoria Pedagógica/SMED/Porto Alegre/RS. Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra – CVEN/OAB/RS – 2019-2021. Membro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial/RS; Conselheira do COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Porto Alegre/RS; Conselheira do Conselho Municipal do Povo Negro – todos estes representando a SMED/PMPA. Participou de vários cursos voltados à área de Relações Étnicorraciais, Educação Antirracista, Educação Infantil, Desenvolvimento Infantil, Gestão e organização empresarial.

https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cDovL2pvdmVtbmVyZC5pZy5jb20uYnIvY2F0ZWdvcmlhL25lcmRjYXN0L2ZlZWQvcnNzLw

Fim do conteúdo