Laboratório de Educação Matemática (LEM)

O Laboratório de Educação Matemática foi implantado em 2018, como uma alavanca para a melhoria na qualidade da educação matemática, ampliando o interesse de alunos e professores. A existência deste espaço tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Nele, são realizadas diversas atividades, tais como: oferta de oficinas à toda comunidade (interna e externa), gincanas entre turmas, provas simuladas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), atendimentos das monitorias de matemática, atendimentos de professores. Também são criados materiais manipulativos, jogos, materiais instrucionais e materiais adaptados para alunos com necessidades específicas, etc. O objetivo principal é instrumentalizar os acadêmicos de toda comunidade com metodologias de ensino alternativas, objetivando a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Para que isto ocorra, citamos alguns objetivos que julgamos serem específicos para necessidade da nossa comunidade:

• Estimular a prática da pesquisa em sala de aula, baseada em formação teórica e prática com auxilio de materiais manipulativos;
  • Estimular a criação de projetos visando à instalação de clubes de Matemática;
  • Executar oficinas e minicursos de conteúdos específicos que surjam de acordo com as necessidades de outras disciplinas;
  • Executar oficinas que permitem a construção de variados materiais didáticos que passam a fazer parte do acervo do mesmo, após a finalização dos encontros;
  • Criação de materiais instrucionais para o suporte do ensino dos alunos com necessidades específicas;
  • Suporte as aulas de matemática do projeto “If nos espera”;
  • Manutenção da Maratona de Matemática do campus;
  • Criação de plataforma web de matemática.

Equipe:

• Caren Fulginiti da Silva
  • Diana Vega Marona
  • Luís Felipe Kiesow de Macedo
  • Otonio Dutra da Silva

Bolsistas:

• Monitoria de Matemática: Eduardo P. Riboli e Joyce Toledo Moreira
  • OBMEP no Campus Restinga: Matheus Fernandes da Rosa
  • Trabalhando Com Softwares Matemáticos: Khadrinny Di Moura

Horários:

Horários dos monitores de Matemática – (sala 505 – LEM)

• Eduardo Ribolli – terças e quintas, 8:30h às 12:30h
  • Joyce Toledo – terças e quartas, 14h às 19h
  • Khadrinny Alvarez – terças, 13h às 16h e quartas, 13hs às 16h
  • Luis Cappelari – sextas, 9h às 13h

Horários do LEM aberto à comunidade – livre

• Vinicius Machado – terças, 14h às 16h e quartas, 16h às 18h
  • Raphaella Nunes – quartas, 8h às 12h.

Horários do bolsista de preparação para Obmep

• Matheus Rosa, segundas e quartas, 8h às 12h

Horários do bolsista de Softwares Matemáticos

• Khadrinny Alvarez– terças e quinta, 14h às 16h.